entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford Ranger retoma Sport por R$ 67.990

Com visual esportivo, Ford Ranger Sport volta ao mercado nacional para atrair mais público para as picapes médias

20/03/2014 - Thiago Moreno / Fotos: Thiago Moreno e divulgação / Fonte: iCarros

Lançada em 2007, a versão Sport da Ford Ranger volta ao mercado por R$ 67.990. “Desde a apresentação, a configuração Sport serve para atrair um público mais jovem e urbano que o tradicional comprador de picape média, mas que ainda precisa de um carro para acompanhar suas atividades, sejam elas no asfalto ou não”, diz Katia Ribeiro, supervisora de Marketing de Picapes da Ford. A Ranger Sport só está disponível com cabine simples de dois lugares e com o motor 2.5 16V flex de 173 cv com etanol e 168 cv com gasolina. O torque é de 24,8 kgfm e 24 kgfm, respectivamente. A transmissão é mecânica de cinco marchas.

Para cumprir tal missão, a Ranger Sport traz elementos externos para fazer jus ao nome. Entre eles, estão os para-choques exclusivos, rodas de liga-leve de 17 polegadas, faixas laterais e o santantônio. Na parte jovem desta equação, entra a farta lista de equipamentos de série. Como o modelo é baseado na configuração XLS flex de cabine simples, já possui ar-condicionado, direção hidráulica, porta-óculos no teto, tela multimídia no console central, rádio com conectividade via Bluetooth, computador de bordo, espelhos e vidros com acionamento elétrico, piloto automático e comandos do sistema de som no volante.

“Nós tínhamos como principal rival (da XLS) a Chevrolet S-10 LS 2.4 flex, mas como ela é voltada para frotistas, vemos como rivais da Ranger Sport modelos como Fiat Strada Adventure e a Volkswagen Saveiro Cross”, revela Oswaldo Ramos, Diretor de Marketing da Ford. E, de fato, o modelo de Betim (MG) pode chegar a R$ 67.954 quando totalmente equipada com opcionais. Como diferencial, no entanto, a Strada pode ter câmbio automatizado e quatro lugares.

Enquanto a Ford pode não ter as praticidades de uma picape leve, a Ranger Sport responde com peso, literalmente. A caçamba do modelo pode levar 1.455 kg ou 1.800 litros de carga e atravessar terrenos alagados desde que a profundidade não ultrapasse 800 mm.

Picapeira

Apesar de todos os adereços e equipamentos de série, a Ranger Sport ainda é uma picape média tradicional, com todos os pequenos inconvenientes que essa firmação carrega. A visibilidade para trás, por exemplo, é pouca e faz falta um sensor de estacionamento. A alavanca de câmbio é alta, afastada do volante e tem engates duros. Vazia, a carroceria transmite pequenos solavancos aos passageiros.

O interior segue a mesma filosofia. O painel é moderno e lembra o que já é usado em modelos como o Fiesta e o Focus, mas o restante da cabine tem acabamento simples, com abuso de plástico. Acima de 110 km/h, um isolamento acústico melhor também cairia bem, pois, nessa velocidade, o motor já passou dos 3.000 rpm e o ruído começa a invadir o habitáculo.

Dito isso, é preciso reconhecer que o acerto de suspensão da Ford está correto, pois a picape não aderna nas curvas e nem passa a impressão de estar fora de controle nas mudanças de direção. Guardadas as devidas proporções, é quase como dirigir um carro de passeio. Itens como o rádio multimídia, os comandos no volante e os grandes espelhos laterais facilitam o uso urbano e, mesmo não tendo o torque de um propulsor a diesel, o motor flex empurra a Ranger Sport sem dificuldades, com sobra de fôlego para carregar peso. Em trechos urbanos, o isolamento acústico não deixa a desejar.

Vai vender? - A Ford não quis falar em números de vendas para a Ranger Sport , mas a picape tem os atributos para atrair um público mais jovem das picapes pequenas sem perder nada das capacidades extras de uma média. No acumulado do ano até fevereiro, a picape foi a terceira mais vendida do segmento de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 3.604 unidades comercializadas no período. A Ranger ficou atrás apenas da Chevrolet S-10 (7.777) e da Toyota Hylux (6.032), tendo ultrapassado a Volkswagen Amarok (3.478).

Teste drive a convite da Ford

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.