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Lançamento: Chevrolet Onix Activ 1.4 automático

Nem só de laranja vive a versão aventureira do Onix. A proposta é conhecida, mas o nome Activ deve ganhar o mundo

28/07/2016 - Texto: Thiago Moreno, de Gramado (RS) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

No final de 2014, a Chevrolet do Brasil entrou na onda dos modelos aventureiros com a Spin Activ. Só agora, em 2016, chegou o segundo carro dessa linha na marca. O Onix Activ deverá competir diretamente com modelos como o VW CrossFox, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway. Apesar de completo, a aventura não é barata: o Activ custa R$ 57.190 com o novo câmbio manual de seis marchas ou R$ 62.290 com a transmissão automática também de seis velocidades.

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 Itens de série do Onix Activ

A lista de equipamentos de série é a mesma do Onix LTZ, configuração na qual a Activ se baseia. ar-condicionado, direção elétrica progressiva, trio elétrico, alarme, rodas de liga leve aro 15 exclusivas, sistema OnStar, central multimídia MyLink com tela de 7 polegadas, espelhamento da tela de celular, conectividade via Bluetooth e USB, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro rebatível, computador de bordo, faróis de neblina e câmera de ré estão presentes. Além disso, apenas o Activ oferece sensor de chuva e apenas o aventureiro pode ter piloto automático associado ao câmbio manual. Nos demais, a opção vale apenas para o câmbio automático.

Porém, há toda uma seara de molduras plásticas e acabamentos exclusivos. É o caso das molduras de caixa de roda, do rack de teto (que é funcional, aguentado até 50 kg) e dos enxertos plásticos nas laterais e nos para-choques. “A ideia é fazer com que o carro pareça ter dois tons de pintura, mas deixando essa divisão dinâmica, sem parecer algo completamente horizontal”, afirma Wagner Dias, diretor de design da General Motors. Por dentro, o Onix Activ será sempre acompanhado pelo acabamento mesclando tons de laranja e preto nos bancos, painéis de porta – as frontais apenas – e na porção central do painel.

Ficha técnica também muda

Nas medidas, o aventureiro mede 3,95 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,55 m de altura contando o rack de teto. O entre-eixos é de 2,52 m, enquanto o porta-malas acomoda até 280 litros de bagagens. Para ficar mais alto, o Activ teve os amortecedores elevados em 30 mm, contando-se outras atualizações, o motorista fica 40 mm mais alto no total. “Isso melhora a posição de comando do motorista, passando mais segurança”, diz Fabíola Rogelio, vice-presidente de engenharia da General Motors. As rodas têm desenho exclusivo no Onix aventureiro e seus pneus são mais largos, com 195 mm no Activ contra 185 mm no LTZ.

Mecanicamente, motor e câmbio são exatamente os mesmos das demais versões 1.4 flex. capaz de render 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque com etanol ou 98 cv e 13 kgfm, respectivamente, com gasolina.

Houve também acertos específicos para o Onix Activ. A calibração da suspensão é exclusiva, assim como o acerto da caixa de direção com assistência elétrica. Afinal, o carro ficou mais alto e está rodando com pneus mais largos. Com as alterações, o ângulo de ataque do carro melhorou em 20%, enquanto o traseiro está 18% maior. Se ainda não é o necessário para sair do asfalto, com certeza já é possível vencer buracos, lombadas e valetas com mais facilidade.

Andando com o Onix Activ

Todas as alterações da versão aventureira resultaram num visual que tem o mínimo necessário para que a Chevrolet afirme que o Active tem “personalidade própria”. A mescla de tons de laranja na cabine pode parecer cansativa nas imagens, mas não incomoda nem enjoa ao volante.

A direção ficou perceptivelmente mais pesada, o que é bom, pois dá mais firmeza em curvas. Como a assistência é progressiva, continua leve em manobras. Já o acerto da suspensão compensou a altura extra, mas não copia tão bem as imperfeições do asfalto, pois teve que ficar um pouco mais firme.

Activ: do Brasil para o mundo

Apesar da origem humilde com a Spin, o conceito de veículos aventureiros com a marca Activ, ideia 100% nacional da equipe brasileira da Chevrolet, deve começar a dar seus primeiros passos em mercados mundo a fora.

Um exemplo é Chevrolet Spark mexicano, também oferecido com uma versão Activ por lá. Estão presentes a carroceria em dois tons com mescla dinâmica dos elementos plásticos e da lataria e o interior com tons alaranjados.
 

 

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