entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Lifan Foison: comercial para o pessoal

Lifan introduz a picape Foison no mercado brasileiro para ganhar espaço entre os comerciais e angariar órfãos da Kombi

01/08/2014 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Sem novidades desde a apresentação do X60, em maio de 2013 (confira o lançamento aqui), a Lifan finalmente deu seu segundo passo no caminho de volta para o mercado brasileiro. Dessa vez, a marca lança mão da picape, ou “minitruck” nas palavras da montadora, Foison. Os preços variam entre R$ 34.990 pela versão básica e R$ 37.990 pela completa.

Um dos diferenciais do modelo é o motor 1.3 a gasolina de 85 cv e 10,5 kgfm de torque. Vale lembrar que, nesse segmento, concorrentes da Shineray e Rely utilizam propulsores 1.0 de pouco mais de 50 cv. O câmbio é manual de cinco velocidades e a tração é traseira.

Entre os itens de série da versão de entrada, são dignos de nota apenas os obrigatórios duplo airbag frontal e ABS, rádio com entrada auxiliar e desembaçador com ar quente. Mas quem puder bancar o custo extra da versão topo de linha recebe em troca ar-condicionado e direção com assistência elétrica, item único entre os utilitários de entrada.

Para pequenos empresários e órfãos da Kombi

“Com a saída da VW Kombi do mercado, abriu-se um espaço de quase 2.000 carros por mês no segmento que está sendo tomado por modelos como o Fiat Fiorino e o Renault Kangoo. E é um espaço ao qual as picapes de origem chinesa não estão chegando, mas é para onde estamos apontando a Foison”, afirma Luiz Zanini, Diretor de Marketing da Lifan do Brasil.

Versatilidade para tanto o veículo tem. Apesar de ter apenas 1.050 kg, a Lifan Foison tem capacidade de carga para até 800 kg, quase o seu próprio peso. E não é apenas habilidade para levar itens pesados: a caçamba tem 2,8 m de comprimento por 1,5 m de largura e 33 cm de altura, o que credencia o utilitário para carregar itens volumosos - algo mais difícil em veículos de carroceria fechada. Há ainda a opção por um baú metálico, que acrescenta R$ 5.000 ao preço final do veículo, com 6,5 m³ de volume, ou 6.580 litros. A Foison em si tem 4,6 m de comprimento, 1,9 m de altura, 1,6 m de largura e 2,8 m de entreeixos.

O utilitário da Lifan foi pensado para o trabalho e é voltado para pequenos empreendedores que, caso façam a compra em nome de suas empresas (via CNPJ), podem receber descontos no preço final do veículo que vão de 7% a 12,5%, dependendo da quantidade de carros adquiridos.

Reconquistando a confiança

Apesar de ser montado em San José (URU), a Lifan Foison é fabricada na China. E como todo carro chinês, sofre preconceito por aqui, principalmente quando o assunto é pós-venda. A marca possui um centro de distribuição de peças com 4.000 m² localizado em Salto (SP), no qual já foram investidos R$ 1.250.000 em infraestrutura e estoque de peças para o X60 e a Foison, além dos finados modelos 320 e 620, que nem chegaram a ser comercializados pela Lifan do Brasil, mas também são atendidos. “Hoje, com as peças no estoque, conseguimos atender pelo menos 92% de todos os pedidos de peças feitos pelos concessionários no ato”, diz Carlos Tavares, Gerente de Pós-Venda da Lifan.

Segundo a marca, o despacho dos componentes pode levar de dois (Sudeste) a nove dias (Norte), dependendo da região, caso o transporte seja feito por caminhão. Em casos mais urgentes, a entrega pode ser feita por avião, diminuindo o tempo de espera entre 24h e 72h, respectivamente.

“Antes de enviarmos os lançamentos às lojas, exigimos que o concessionário tenha já disponível um estoque de peças para o carro”, afirma Tavares.  Pode ser um ato simples, mas mostra o grau de comprometimento da empresa com o atendimento em pós-vendas.

Para acalmar mais os compradores que ainda torcem o nariz para modelos chineses, a Lifan oferece garantia total para a Foison por um ano ou 50.000 km, período no qual o comprador tem direito também a um serviço de assistência 24h gratuito. “Cinquenta mil quilômetros pode parecer um intervalo curto, mas como é um veículo focado em serviços de transporte regional, acreditamos que poucos ultrapassarão essa marca em um ano”, conta Carlos Tavares. Motor e câmbio têm garantia de dois anos ou 50.000 km.

Quem adquirir uma Foison terá uma programação de revisões periódicas com preço fixo e tabelado. A primeira verificação, aos 5.000 km, custa R$ 291,54 e efetua a troca do filtro de óleo, do lubrificante do motor e dos óleos de transmissão e diferencial. A seguinte ocorre aos 10.000 km e, a partir daí, a cada 10.000 km. A mais cara, dos 50.000 km, custa R$ 750,92 e faz a substituição também do filtro de ar, do líquido de arrefecimento e das correias do motor. No preço de todas as revisões já estão inclusos os serviços de alinhamento de suspensão e balanceamento de rodas. E quem deixar a picape na revisão também não precisa ficar parado sem trabalhar. Cada loja conta com uma unidade da Foison disponível para os clientes que estiverem com o carro parado para verificação.

Atualmente, a Lifan tem 45 lojas operando e mais 12 em fase final de implementação. O objetivo da empresa é encerrar 2014 com ao menos 80 pontos de venda.

Rodar utilitário

Andando, a Foison mostra a que veio. A potência extra do motor resulta num veículo ágil quando vazio e competente quando carregado. A única diferença entre as duas utilizações é que o motorista precisa aplicar mais aceleração no primeiro arranque e há perda de embalo nos aclives, o que é natural se for considerado que o veículo está levando 800 kg de carga. No quesito fôlego, o pequeno propulsor 1.3 não decepciona.

A direção com assistência elétrica é recomendada para quem for levar muito peso na caçamba da Foison, uma vez que é leve e facilita a vida do motorista que vai precisar fazer diversas manobras ao longo do dia com o carro carregado.

Usando um eixo traseiro rígido suportado por feixes de mola, não há milagre: quando vazia a Foison pula nos buracos, mas é sinal de que veículo foi acertado para rodar carregado. Nessa condição, a firmeza do conjunto é suficiente para realizar mudanças de direção com segurança, sem oscilações, e eliminar os saltos em terrenos irregulares.

Em uma palavra, o acabamento da picape da Lifan é pobre, com rebarbas aparentes nas soldas e isolamento acústico insuficiente, principalmente com o motor localizado abaixo do assento do motorista. Mas é preciso ter em mente que a Foison é um carro para pegar no batente, segmento em que refinamento de cabine dificilmente é uma prioridade.

Futuro da Lifan

Depois do X60 e da Foison, a próxima investida da Lifan no Brasil será com o sedã compacto 530, que deve chegar ao mercado no final de agosto, ainda sem preços definidos. Está em testes também uma versão da Foison para o transporte de passageiros, com o mesmo conjunto mecânico da picape e capacidade para sete pessoas. Mas o futuro da van por aqui ainda é incerto.

Investindo pesado no pós-vendas e comercializando pouco mais de 500 carros por mês, somando-se X60 e Foison, dificilmente a operação da Lifan no Brasil é lucrativa, o que pode diminuir o interesse da matriz chinesa em nosso mercado. Questionado sobre esse tema, o Diretor Geral da Lifan do Brasil, Zhen Huang, foi realista: “do ponto de vista financeiro, é claro que a matriz não está contente. Mas nossa participação nas vendas não está ruim e a Lifan não quer perder um mercado tão importante quanto o brasileiro”.

Vai vender? - A Lifan Foison é o único utilitário de origem chinesa oferecido atualmente no Brasil pela própria fabricante, sem o intermédio de importadores independentes . “Esse fato deve aumentar a confiança em nosso produto e até facilitar a liberação de financiamentos, o que é muito importante nesse segmento”, afirma Jair Leite de Oliveira, Diretor de Vendas da Lifan.

A picape não preza pelo acabamento, mas esse não é o seu objetivo. A Foison é um utilitário que demonstra versatilidade para o trabalho e força de gente grande. Com um plano de pós-vendas bem estruturado, o modelo deve atingir a meta de 1.300 unidades comercializadas ao final de 2014 sem dificuldades, assim como já aconteceu com o X60.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.