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Meriva ganha motor 1.4, mas fica mais cara

Versão de entrada, agora com motor de 1,4 litro com 105 cv de potência com álcool, sobe de R$ 45.256 para R$ 45.790

12/09/2008 - Fernando Pedroso, de Jambeiro (SP) / Fonte: iCarros

Sem grandes mudanças desde o seu lançamento em 2002, a linha 2009 da Chevrolet Meriva está chegando às lojas nesta semana com novidades. A principal delas é a inclusão do motor 1.4 Econo.Flex na linha do monovolume. O propulsor é o mesmo que estreou no Prisma e depois passou a equipar a linha Corsa e Montana. O bloco 1.8 continua em linha, mas apenas nas versões mais caras Expression, Premium e SS e está associado somente ao câmbio automatizado EasyTronic. A versão de entrada Joy está mais cara: com o propulsor mais potente 1.8, a minivan custava R$ 45.256; na versão 1.4, subiu para R$ 45.790. Isso se explica com a inclusão do ar-condicionado e dos vidros e travas elétricas entre os itens de série. O restante da linha ficou mais barato. A Maxx caiu de R$ 53.205 para R$ 47.790 com a mecânica mais fraca. A Premium, única da linha antiga a contar com o câmbio robotizado, caiu de R$ 54.983 para R$ 50.740. A esportiva SS foi de R$ 54.410 para R$ 51.840. Há também uma versão nova com motor 1.8, a Expression, que custa R$ 48.240. Em relação às mudanças externas, o friso da grade, antes cromado, agora é pintado na cor da carroceria, padrão adotado nos modelos atuais da marca, como no Captiva. Na traseira, as lanternas ganharam lentes brancas, novos logotipos e a ‘gravata’ da Chevrolet perdeu o aro e ficou maior. As rodas são novas na Maxx e na Premium. Por dentro, apenas grafismos e tecidos diferenciados. A versão SS perdeu os tecidos vermelhos, cor que foi estendida às molduras das portas na linha 2009. Motor menor para enfrentar a concorrência As mudanças da Chevrolet Meriva chegaram tarde, mas em boa hora. De acordo com os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a minivan da GM fechou agosto na terceira posição, com 16.827 unidades vendidas, atrás do Honda Fit (27.978 unidades) e da Fiat Idea (19.975), rivais que já possuíam o motor de 1,4 litro. O da Meriva, ao menos, é o mais potente. Ele tem 99 cv com gasolina (80 cv na Idea e no Fit) e 105 cv com álcool (81 cv na Idea e 80 no Fit), potência atingida aos 5.000 rpm. O torque aparece cedo, aos 2.800 giros: 13,2 kgfm (g) e 13,4 kgfm (a). De acordo com dados da GM, com esta unidade, a Meriva acelera até 100 km/h em 13,1 segundos e chega a 165 km/h. As versões mais caras, equipadas com o motor 1.8 e com o câmbio EasyTronic aceleram em 12,4 segundos e chegam a 182 km/h. Os números foram medidos com álcool no tanque. O 1.8 é velho conhecido na linha Corsa, Montana e Meriva, além da família Fiat Palio e Stilo com 112 cv a 5.600 cv (g) e 114 cv (a) e torque de 17,7 kgfm a 2.800 rpm com qualquer combustível. A diferença, além do desempenho, está no consumo. Com o motor 1.4, a Meriva faz na cidade 11,9 km/l com gasolina e 8,2 km/l no álcool. O 1.8 faz 11,5 km/l (g) e 8 km/l (a). Na estrada, o propulsor menor faz 15,4 km/l (g) e 10,7 km/l (a) contra os 14,7 km/l (g) e os 10,4 km/l (g) da mecânica mais forte. Os números são da GM.
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