Você quer um carro grande, imponente, confortável, que te ajude a estacionar e avise a hora de tomar um cafezinho? Então, este modelo pode ser um novo Mercedes-Benz Classe E, que chega ao Brasil em sua oitava geração. Desde sua versão mais barata, a E350 Avantgarde, que sai por R$ 269.900, o sedã já sai com um sistema que mede o tamanho de uma vaga, indica o quanto deve esterçar o volante e mostra o que acontece atrás do veículo por meio de uma câmera. Assim fica fácil.
Na estrada, porém, a cada 20 segundos, o carro monitora mais de 70 parâmetros diferentes em relação ao comportamento do motorista. Se detectar sonolência, o Classe E vai emitir um sinal sonoro e mostrar uma xícara de café na tela do computador de bordo no centro do painel de instrumentos. Hora de um cafezinho e de descansar um pouco.
E nem para controlar a alavanca do farol alto o motorista precisa mais se preocupar. O carro usa uma câmera no para-brisa para reconhecer o tráfego que vem na direção oposta e os veículos que se movem à frente para controlar os faróis de forma que a luz não ofusque os outros veículos. O alcance dos faróis pode se estender de 65 até 300 metros.
A mordomia do motorista não para por aí. Ainda falando da versão básica, o sedã vem equipado com airbags dianteiros, laterais e de cortina, freios ABS com sistema de secagem, ar-condicionado eletrônico de três zonas e um sistema de entretenimento que inclui rádio, disqueteira para seis discos, televisão, DVD e conexão para MP3 player e interface para o iPod, da Apple.
Quem quiser mais, pode levar a E350 Avantgarde Executive, que inclui fechamento automático do porta-malas, persiana elétrica do vidro traseiro e sistema de entretenimento para quem vai no banco de trás. Esta versão custa R$ 299.900. O modelo mais caro da linha é o E500 que, por R$ 375 mil, traz suspensão pneumática e bancos dianteiros com contorno variável. O E 63 AMG tem desembarque marcado para outubro. Antes disso, porém, chega a versão cupê, em agosto.
Desenho mantém elegânciaNo evento de apresentação da oitava geração do Classe E, a Mercedes-Benz colocou à disposição dos jornalistas cinco dos sete modelos anteriores para teste drive. Mais que curiosidade, a ação serviu para mostrar que, além de ter evoluído muito, o automóvel se adaptou aos novos tempos sem perder a identidade. Por isso que o novo modelo segue padrões de estilo que vêm desde 1953. O três volumes é bem definido e as linhas sempre foram discretas e elegantes, apesar dos ousados faróis duplos redondos da geração surgida em 1995.
O sedã que chega agora ao mercado não foge à regra. O modelo manteve os faróis duplos das duas versões anteriores, mas são mais quadrados, seguindo a carroceria, que ficou linear. Nas laterais, chama a atenção a linha de cintura ascendente que encontra um abaulado para-lamas traseiro. As lanternas voltaram a ser horizontais.