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Novo Jaguar XF chega ao Brasil por a partir de R$ 264.700

Com nova carroceria e até motor do F-Type na versão mais cara, novo Jaguar XF desembarca em terras brasileiras

18/02/2016 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Jaguar anunciou a chegada oficial ao Brasil da nova geração do XF, como linha 2016. Apesar de guardar certa semelhança com o antecessor, a carroceria é completamente nova e composta por 75% de alumínio. No lançamento, três versões estão disponíveis: Prestige (R$ 264.700), R-Sport (R$ 288.600) e S (R$ 381.100). Na versão de entrada, o XF ficou R$ 59.800 mais caro e as versões mais caras equipadas com motorização V8 não são mais oferecidas. Segundo a Jaguar a escolha do material economizou até 190 kg de peso, caso fosse construído com metais convencionais, enquanto as novas formas da carroceria deixaram o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) baixo: 0,26.

Confira o conteúdo de cada versão:

Prestige - A versão de entrada do novo XF traz itens de série como rodas aro 18, faróis bixenônio, teto solar panorâmico, traz bancos, portas e painel de instrumentos revestidos em couro, ar-condicionado de duas zonas, controle de cruzeiro, navegação GPS, sistema de áudio Meridian,  sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e camera de ré.

R-Sport - Além dos equipamentos da versão anterior, o modelo traz de série para-choque dianteiro diferenciado com grade frontal em preto brilhante, assim como alguns acabamentos externos como as saídas de ar, que também contam com o emblema R-Sport. O aerofólio traseiro e as saias laterais também são exclusivos. O acerto de suspensão, focado em desempenho é único dessa configuração.

S - Por dentro, o modelo traz acabamentos do painel em fibra de carbono, bancos em couro, soleiras em metal com o emblema S e pedaleira esportiva. A traseira tem design exclusivo.  Também são únicos do S as saias laterais com detalhes escurecidos, aerofólio traseiro na cor do carro e rodas de aro 19’’ com pinças de freio vermelhas. Também de série, a versão S oferece heads-up display, sistema de câmeras com visão 360º, monitor de ponto cego e detector de trânsito em ré, chave presencial e o sistema de som Meridian com onze alto-falantes e 380W.

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Motorização e medidas

Para as versões Prestige e R-Sport o único motor disponível é o 2.0 turbo a gasolina com injeção direta de combustível. O propulsor entrega 240 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. Já a S traz o motor 3.0 V6 a gasolina sobrealimentado por compressor usado no F-Type S V6, que tem 380 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Todas as configurações possuem tração apenas traseira e somente câmbio automático de oito marchas.

Pesando 1.590 kg, as versões 2.0 são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos, contra 7,9 segundos da geração anterior. Já o V6 cumpre a tarefa em 5,3 segundos, contra 5,9 do antigo V6.

Nas medidas, a principal alteração foi o ganho de 51 mm de distância entre-eixos, que agora é de 3 m, contra 2,9 m do anterior. O bagageiro também ganhou 5 litros de capacidade, totalizando 505 litros. O novo XF tem ainda 5 m de comprimento, 2 m de largura e 1,5 m de altura.

F-Type sedã?

Não foi só o motor 3.0 V6 supercharger que o XF pegou emprestado do esportivo da Jaguar. A nova geração usa um design similar de suspensão, sedo do tipo duplo A na dianteira e um sistema de múltiplos links na traseira, assim  como no F-Type. Uma das vantagens dessa configuração no eixo de trás é a absorção de impactos não só verticalmente como também horizontalmente.

iCarros andou no XF R-Sport 2.0 e, na estrada, a melhora no conforto é sensível sobre a geração anterior. Tanto que manter velocidades inferiores a 90 km/h na estrada é uma tarefa árdua de tanto que o motorista fica isolado do ambiente externo. Porém, quem vai atrás precisa ir em pares. Um terceiro passageiro se aperta por causa da intrusão do elevado túnel central. É o preço a se pagar pela carroceria baixa e a tração traseira.

Outra tecnologia já usada no F-Type e que chega agora para a nova geração do XF é o sistema de direção com assistência elétrica. Mais leve em manobras, não parece artificial nas mãos do motorista, mesmo com o aumento da velocidade e do esforço para esterçar as rodas.

Na estrada, os 240 cv do motor 2.0 turbinado fora mais que suficiente para que o sedã transportasse três adultos sem esforço e com fôlego de sobra. A 120 km/h, com a oitava marcha engatada, a rotação mal passava dos 2.000 giros. O resultado aparece em economia de combustível. Mesmo pesando mais de uma tonelada e meia, o XF cravou marcas superiores a 13 km/l em trechos rodoviários.

Já no Autódromo Velo Città a Jaguar disponibilizou o XF S V6. Mesmo com toda a potência dos 380 cv, o sedã nunca perdeu a compostura digna da realeza britânica. Nada de jogar o motorista contra o banco nem soltar a traseira nas curvas. Se bem contornadas, o eixo traseiro só escapa levemente se o motorista acelerar antes da hora e o substerço só aparece se  motorista exigir muito do acelerado durante o meio da curva.

Nada de V8 por enquanto, mas F-Pace chega ainda em 2016

"Estamos oferecendo no Brasil todas as configurações do novo XF disponíveis na Europa, menos os motores a diesel, proibidos pela legislação nacional", afirmou Vinícius Frata, gerente de produto da Jaguar no Brasil. Quem está perguntando das versões com o motor 5.0 V8 para o sedã vai ter que esperar mais um pouco por um novo XF-RS, pois, nessa nova geração, nem na Europa essa configuração existe ainda.

Por outro lado, os planos para a chegada ao Brasil do F-Pace, primeiro SUV da marca apresentado no Salão de Frankfurt de 2015, continuam em pé e o modelo deve chegar por aqui ainda no segundo semestre de 2016.

Vai vender? - No restrito mercado dos sedãs médios premiu, que vendeu pouco mais de 1.000 unidades no passado, o XF tinha 28% de participação concorrendo com nomes de peso como o BMW Série 5, Mercedes Classe E e Audi A6, mas agora a Jaguar quer tomar a liderança, só não arriscou um número esperado de vendas para o ano do novo XF. Entre as três configurações disponíveis, a marca prevê que o motor 2.0 será responsável por até 75% das vendas, sendo que o R-Sport deverá responder por 70% das vendas do propulsor menor.

Teste-drive a convite da Jaguar.

 

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