entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Onix renova presença da GM entre compactos

Corsa sai de cena, mas Celta não deixará de ser fabricado por enquanto

31/10/2012 - Thiago Moreno, de Bento Gonçalves (RS) / Fonte: iCarros

Depois de iniciar uma sequência de lançamentos para renovar sua linha no final do ano passado, a Chevrolet detalhou o Onix, compacto que entrará no lugar do Corsa e foi apresentado em primeira mão no Salão do Automóvel, em São Paulo. O lançamento, cujos preços variam entre R$ 29.990 e R$ 41.900, será responsável pelo maior volume de vendas entre as novidades recentemente introduzidas pela montadora. "O Onix é o principal da sequência de lançamentos, pois renova a GM no segmento mais importante do Brasil, o de hatches compactos", declarou Gracie Lieblein, presidente da marca no País. A previsão do fabricante é comercializar 12 mil carros por mês. Para isso, a fábrica de Gravataí (RS) foi ampliada para elevar a produção de 40 para 63 carros por hora.

De série, todas as versões com motor 1.0 e 1.4 são equipadas com direção hidráulica, airbag duplo, banco traseiro bipartido, ajuste de altura para volante e banco do motorista e ABS com EBD. A mais completa soma rodas de liga-leve de 15 polegadas pintadas, ar-condicionado, vidros e espelhos com acionamento elétrico e sistema My Link: uma tela de entretenimento instalada no console central sensível ao toque que entrega conectividade via USB, iPod e Bluetooth, reprodutor de fotos e vídeos e espaço para aplicativos de comunicação com smartphones, entre eles, uma interface de GPS. Opcional nas versões LT 1.0 e 1.4, o equipamento não está disponível na configuração de entrada.
 
Plataforma e motor novos renovam segmento compacto para GM 

Já usada para o Sonic, Spin e Cobalt, a plataforma global para compactos, chamada de GSV, também é compartilhada pelo Onix. O resultado, neste caso, é um hatch de 3,9 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,4 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. No porta-malas vão 280 litros de bagagem. Desenvolvido no Brasil, conta com a mesma linguagem visual global da Chevrolet. O interior responde com paineis de plástico texturizado e agradável ao toque; não foram percebidas rebarbas ou falhas no encaixe entre as peças nas unidades avaliadas durante o teste-drive do modelo.

A família de motores SPE/4 também é nova. Na versão 1.0, são 78 cv/80 cv com gasolina e etanol, suficientes para impedir vibração ou ruído em trecho urbano quando o carro está em baixa rotação. Após os 4.000 rpm, no entanto, um pouco de barulho vindo do motor começa a ser ouvido na cabine. A perda de potência do bloco em razão do uso do ar-condicionado é perceptível, o que faz com que o motorista faça trocas constantes de marcha nas subidas. Com motor 1.4 de 98 cv/106 cv com gasolina e etanol, o motorista pode abusar um pouco mais do desempenho nas curvas, graças ao conjunto de suspensão firme, que segura a carroceria nas curvas sem deixar de filtrar as irregularidades do asfalto.

O câmbio manual de cinco marchas é usado em todas as versões e se destaca pelos engates curtos e precisos. Quem quiser aguardar pela caixa automática de seis marchas - a mesma utilizada pelo Sonic, Cruze, Cobalt e Spin - terá de esperar até o segundo trimestre de 2013. Ainda não há valor estipulado para esta nova configuração.
 
Projetos futuros da família GM - com o fim da produção do Prisma, que também saía da linha de montagem de Gravataí (RS), é certa a chegada da versão sedã do Onix. Já o Trailblazer, substituto do Blazer também mostrado durante o Salão do Automóvel, deverá ser mostrado oficialmente no mês que vem. Classic e Celta continuam em fabricação, enquanto o Agile permanece como modelo de ligação entre o Onix e o Sonic.

Confira a lista de equipamentos e preços do Onix
- LS 1.0 (airbag duplo frontal, ABS com EBD, direção hidráulica, ajuste de altura para o banco do motorista e coluna de direção e rodas de 14 polegadas com calotas): R$ 29.990
- LT 1.0 (acrescenta protetor de cárter, espelhos e maçanetas na cor do veículo, travas elétricas, alarme, vidros elétricos dianteiros e chave tipo canivete): R$ 31.690
- LT 1.4 (acrescenta ao LT 1.0 rodas de aço de 15 polegadas com calotas, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas): R$ 35.290.
- LTZ 1.4 (acrescenta ao LT 1.4 com todos os opcionais vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, computador de bordo e regulagem elétrica dos espelhos externos): R$ 41.990
 
Viagem a convite da GM
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.