entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Peugeot 207:um 206 com sotaque francês

Dianteira foi inspirada no 207 vendido na Europa, mas traseira continua do 206; preços partem de R$ 37.790 para o 1.4

30/06/2008 - Anelisa Lopes, de Búzios (RJ) / Fonte: iCarros

O compacto de entrada da Peugeot sofreu uma crise de identidade. A partir de agosto, ele não será 206, tão pouco o 207 vendido na Europa atualmente. O 207 ‘brésileirro', pronunciado com o melhor do sotaque francês, teve inspiração no irmão do Velho Continente, mas será concebido em território nacional. Para chegar à meta de venda de 30 mil unidades entre agosto e dezembro de 2008, a linha 207 - composta pelas versões hatch, sedã e perua -, a Peugeot investiu em uma nova dianteira, a la 207 europeu, e em melhorias no motor, câmbio e suspensão. Na parte de trás, porém, a Peugeot conservou a preferência nacional, alegando que não houve necessidade de mudar a traseira do veículo. Ou seja, na frente, os faróis bem alongados e o logo proeminente da marca confirmam mudanças. Ao olhar a traseira, no entanto, a sensação é dejà vu, já que só a lanterna e o pára-choque receberam modificações sutis em comparação ao 206. Este, por sinal, continuará à venda, mas apenas na versão 1.4 Sensation, com câmbio manual, cotada a R$ 28.690. A versão hatch e perua do 207 chegam ao mercado em agosto, com preços iniciais sugeridos de R$ 37.790 e R$ 42.990, respectivamente. O 207 Passion, nome com a qual foi batizada a configuração três-volumes, entra em circulação a partir de outubro, mas ainda não tem valor definido. A linha do 207 ficou assim: 1.4 XR e XRS, 1.6 XS, XSA (com câmbio automático) e a top de linha XSA Pack. O mesmo acontece com a perua; mas no caso da versão com motor 1.6, o carro familiar conta somente com transmissão automática. Mudanças no conjunto mecânico foram bem-vindas De acordo com a diretora de marketing da Peugeot Ana Theresa Borsari, o segmento B, composto por modelos compactos, tem passado por uma transformação nos últimos meses. O cliente deste mercado tem buscado por modelos premium. Além das mudanças externas, a Peugeot deu atenção ao desempenho do veículo. O software do motor bicombustível 1.4 e do 1.6 incorporou mudanças com o objetivo de se tornar mais rápido nas respostas. A proposta foi alcançada. Ao menos na versão hatchback 1.6, a modificação deixou o veículo mais esperto e ágil. O câmbio manual passa a ser comandado por cabos, o que o deixa menos suscetível a vibrações. A potência e torque do 1.4 flex são: 82 cv (álcool) e 80 cv (gasolina) a 5.250 rpm, e 12,85 kgfm (a e g) a 3.250 giros. Já para o motor 1.6 flex, os números de potência são 113 cv (a) e 110 cv (g) a 5.600 rpm, e 15,5 kgfm (a) e 14,2 kgfm (g) a 4.000 rotações. A suspensão traseira foi recalibrada e os amortecedores trocados. Apesar disso, quem vai no banco de trás ainda sente uma batida seca ao passar por obstáculos ou valetas, já que o conjunto está mais rígido. Dependendo do piso, pode tornar a viagem uma pouco incômoda para quem está na traseira. Na cabine, o nível de ruído está mais baixo em função de um novo isolamento acústico. O painel traz mostradores com uma melhor visualização - segundo a marca, foram inspirados em motocicletas -, mas os comandos do vidro elétrico permanecem entre os bancos dianteiros, local difícil para se acostumar. Os assentos contam com novos revestimentos. O sucesso do 207 Passion vai depender do preço, ainda não revelado. Bonito, o sedã tem bons atributos para brigar no mercado do Fiat Siena e Chevrolet Prisma. Avaliado por iCarros com motor 1.6 e câmbio manual, o modelo mostrou bom desempenho na estrada – apesar de a carroceria sair um pouco de traseira - e na cidade. O porta-malas leva 420 litros de bagagem. Sem previsão para o 308 - Segundo o presidente da Peugeot do Brasil Laurent Tasté, não há planos para a comercialização do 308, cuja família de modelos substitui o 307 e já circula na Europa. O 307 tem vida longa no Brasil ainda, mesmo com a renovação dos modelos concorrentes. Não traremos o modelo para o Salão do Automóvel, em outubro'. De acordo com Laurent, o bom potencial do veículo ainda vai lhe garantir muitos anos de vida. Confira os preços da linha 207 Versão hatchback 207 HB 1.4 Flex XR - R$ 37.790 207 HB 1.4 Flex XR S - R$ 39.590 207 HB 1.6 Flex XS - R$ 43.300 207 HB 1.6 Flex XS Automatic - R$ 48.800 Versão station wagon 207 SW 1.4 Flex XR - R$ 42.990 207 SW 1.4 Flex XR S - R$ 44.790 207 SW 1.6 Flex Automatic - R$ 52.500 Viagem feita a convite da Peugeot
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.