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Peugeot 5008 chega em duas versões partindo de R$ 157.490

SUV inédito pode vir com equipamentos como identificador de placas de trânsito e detector de faixas

19/03/2018 - Anamaria Rinaldi, de Indaiatuba (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Peugeot lança no mercado brasileiro o inédito 5008, um SUV para sete passageiros que será oferecido nas opções Griffe e Griffe Pack, tal qual o 3008. Os preços serão de R$ 157.490 e R$ 166.490, respectivamente. E para o lançamento, somente os pedidos feitos agora em março terão desconto de R$ 2.500 sobre cada um desses valores.

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O visual segue a atual indentidade da marca, sendo bem semelhante ao 3008, inclusive no interior. Mas o que mais chama a atenção é a traseira, com uma linha horizontal em preto unindo as lanternas. Por dentro, encontramos o volante de diâmetro reduzido e o quadro de instrumentos 100% digital em posição elevada, com tela de 12,3".

Importado da França, ele usa a mesma plataforma EMP2 do 3008. As medidas são 4,64 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e 2,84 m de entre-eixos. No porta-malas, são 780 litros com a terceira fileira rebatida, chegando a 1.940 litros com os bancos da segunda fileira também rebatidos. 

Com tantas similaridades com o irmão menor, o 5008 possui quase 20 cm a mais no comprimento, adicionando com isso os dois bancos extras retráteis e removíveis - cada banco pesa 11 kg, caso você tenha essa curiosidade. Quando não estão em uso, eles podem ser rebatidos ficando escondidos no assoalho. Destaque ainda para a segunda fileira de assentos ajustável com três bancos independentes que oferecem cinco regulagens de inclinação para o encosto e trilhos para ajuste da distância para os bancos dianteiros.

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Motorização

Sob o capô está o motor 1.6 THP turbo a gasolina que entrega 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque máximo disponível a 1.400 rpm. O câmbio é automático de seis marchas, com trocas manuais por meio da alavanca ou nas borboletas atrás do volante. A tração, como no 3008, é apenas nas rodas dianteiras.

Segundo o Inmetro, os dados de consumo do novo 5008 são de 9,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, com nota C na classificação geral. 

Acabamento e espaço interno

O acabamento no 5008 é idêntido ao visto no 3008, com áreas cromadas e tecido no painel e nas portas. Isso cria um ar mais elegante. A posição de dirigir é boa, com ajustes elétricos no banco do motorista, aliados ao volante menor com o painel elevado. O quadro digital também oferece ótima leitura. 

No banco traseiro, o espaço é bom para as pernas e lembre-se de que há o trilho para regular a distância para o banco da frente, especialmente se não houver ninguém usando as terceira fileira. Contudo, o banco é alto e pessoas com maior estatura podem precisar regular o encosto para se ajeitarem. O SUV conta ainda com saídas de ar, cortinas nas janelas e mesas retráteis para quem vai no banco traseiro. 

Tal qual o 3008, o novo modelo traz também bancos dianteiros com aquecimento e cinco tipos de massagem. Em uma viagem. não deixe de ligar a massagem e relaxar. Ao entrar no 5008, vale a pena reparar também nos botões, bem modernos para os nossos tempos. 

Equipamentos de série

A versão Griffe já vem com direção elétrica progressiva, rodas de liga leve de 19", barras de teto, seis airbags, controle de tração e estabilidade, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, isofix, assistente de partida em rampa, piloto automático, sensor de chuva, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, partida por botão, faróis full LED, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado com duas zonas, teto solar panorâmico, porta-luvas refrigerado, cortinas retráteis no banco traseiro, carregador de celular por indução (o aparelho precisa ser compatível com essa tecnologia) e central multimídia com tela de 8", conexão via Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e USB.

A Griffe Pack adiciona teto e retrovisores em preto, alerta de ponto cego com sistema ativo que evita a mudança de faixa se houver um veículo ao lado, controlador de velocidade adaptativo (acelera e freia mantendo a distância programada do veículo à frente), assistente de farol alto, sistema de frenagem automática de emergência, leitor de placas de trânsito, alerta de faixa de rodagem com sistema ativo de correção automático e detector de fadiga.

Impressões ao dirigir

Pesando 1.632 kg, o 5008 é apenas cerca de 65 kg mais pesado que o 3008. Isso signfica que a dirigibilidade em ambos é praticamente a mesma. O motor 1.6 turbo oferece boas respostas em acelerações e retomadas, embora não seja a ponto de jogar os ocupantes contra o banco. Na verdade, a transmissão automática dá um tocada suave ao SUV. Não há trancos nem em reduções e ainda existe a possibilidade de fazer as trocas nas borboletas. 

O 5008 é ágil desde os baixos giros e a posição de dirgir merece elogios. Ao volante, você se sente em um carro de passeio em muitas situações. A suspensão privilegia o conforto, mas não a ponto de prejudicar a estabilidade, mesmo em um veículo mais alto. O "porém" é que talvez você sinta um pouco mais o asfalto irregular do que gostaria.

Na versão Griffe Pack, que traz os equipamentos de segurança que atuam sobre volante, acelerador e freio, é possível até curtir a massagem e deixar o carro fazer o trabalho pesado. Mas é fundamental que o motorista siga com as mãos no volante e atento à via - não estamos falando ainda de carros totalmente autônomos. Ele controla a velocidade em função do carro à frente e ainda evita que você invada a faixa, movendo o volante.

Guiando o novo modelo por estradas no interior de São Paulo, a sensação é de que o 5008 é um ótimo carro para famílias. Assim como é o 3008. Bem equipado, confortável e com bom desempenho. A Peugeot vem apostando no custo/benefício e em um melhor atedimento no pós-venda para atrair clientes. E o retorno de ouvimos nas ruas é bem positivo quanto a isso.

No geral, o 5008 é tão boa escolha quanto o 3008 e focará em clientes que precisam dos lugares extras. Contudo, ele ainda fica devendo - como o irmão menor - itens como abertura e fechamento elétricos do porta-malas e Start/Stop. 

Vai vender? - "Além das características que estão fazendo muito sucesso no 3008, o 5008 traz um item a mais: a modularidade", destaca Ana Theresa Borsari, diretora das marcas Peugeot, Citroën e DS no Brasil. Bonito, anda bem, bem equipado e nota máxima no teste de impacto do Euro NCap: vai ser difícil para o 5008 não repetir o sucesso do 3008. Entre os rivais citados pela própria marca estão Toyota SW4, Mitsubishi Outlander e Kia Sorento. Quanto à expectativa de vendas, a Peugeot diz que teremos 150 unidades importadas agora em março, com 70% representado pela versão Griffe e 30% pela Griffe Pack. 

Viagem e test-drive a convite da Peugeot

 

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