Por R$ 94.900, A1 ganha quatro portas

Montadora lança terceira versão do compacto, em duas configurações diferentes

15/09/2012 - Anelisa Lopes, de Itupeva (SP) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Para quem achava que compacto urbano não poderia ter vocação familiar, a Audi provou o contrário. Mantendo o comprimento de 3,95 m e a distância entre-eixos de 2,48 m, mas aumentando a altura para 1,42 m e a largura para 1,74 metro, o A1 Sportback se transformou na versão quatro portas do modelo. O lançamento deverá responder a 75% das vendas da linha - que registrou 1.441 unidades entre janeiro e agosto deste ano.

Como se trata de um compacto, o espaço traseiro não é abundante, assim como a capacidade do bagageiro, que ainda é de 270 litros. Na parte traseira do Sportback, no entanto, dois adultos com 1,80 metro podem se acomodar sem sofrimento nem sensação de claustrofobia, graças à possibilidade de abertura dos vidros. Para incluir o novo acesso, a coluna B foi deslocada para a frente, diminuindo o tamanho da porta dianteira. De acordo com a Audi, a abertura é de aproximadamente 85 graus.

Há duas configurações disponíveis para o A1 Sportback: 1.4 turbo de 122 cv para a versão de entrada Attraction e 1.4 TFSI de 185 cv para a Ambition. Ambas são movidas a gasolina e associadas a um câmbio S-Tronic de sete velocidades e sistema de dupla embreagem. Os preços das versões são R$ 94.900 e R$ 114.900, respectivamente.

Em avaliação rodoviária, a versão menos potente não mostrou diferença no desempenho em comparação à configuração duas portas. Mesmo com três passageiros a bordo, o A1 se mostrou ágil nas saídas e retomadas. No banco de trás, no entanto, um porta-copos que divide o assento poderia ser deixado de lado. De acordo com a Audi, porém, esta é uma opção dos modelos vendidos no Brasil. Outro ponto fica por conta do encosto, que poderia ser um pouco mais inclinado para oferecer mais conforto.

O propulsor de 185 cv tem um sistema de superalimentação duplo, composto por um turbocompressor e um compressor de ar mecânico. O conjunto conta com um controle de entrada de ar que calcula se os dois equipamentos atuarão em conjunto ou separadamente. Segundo a Audi, o compressor melhora a performance em baixas rotações, enquanto o turbo funciona em rotações elevadas.

De série, o A1 Sportback, na versão básica, conta com rodas de 16 polegadas, ar-condicionado manual, coluna de direção ajustável, airbag duplo, laterais e de cabeça, freios ABS e controle de estabilidade, além de sistema de som bluetooth. Um dos opcionais é o teto solar elétrico.

Teste drive a convite da Audi
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade