Por R$ 94.900, A1 ganha quatro portas

Montadora lança terceira versão do compacto, em duas configurações diferentes

15/09/2012 - Anelisa Lopes, de Itupeva (SP) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

 
 
Modelo ganha portas traseiras que abrem cerca de 85 graus
  • 1 | 6
  • Modelo ganha portas traseiras que abrem cerca de 85 graus
  • Modelo ganha portas traseiras que abrem cerca de 85 graus A1 Sportback tem duas opções de motor Bagageiro foi mantido em 270 litros Interior varia conforme escolha dos opcionais
Para quem achava que compacto urbano não poderia ter vocação familiar, a Audi provou o contrário. Mantendo o comprimento de 3,95 m e a distância entre-eixos de 2,48 m, mas aumentando a altura para 1,42 m e a largura para 1,74 metro, o A1 Sportback se transformou na versão quatro portas do modelo. O lançamento deverá responder a 75% das vendas da linha - que registrou 1.441 unidades entre janeiro e agosto deste ano.

Como se trata de um compacto, o espaço traseiro não é abundante, assim como a capacidade do bagageiro, que ainda é de 270 litros. Na parte traseira do Sportback, no entanto, dois adultos com 1,80 metro podem se acomodar sem sofrimento nem sensação de claustrofobia, graças à possibilidade de abertura dos vidros. Para incluir o novo acesso, a coluna B foi deslocada para a frente, diminuindo o tamanho da porta dianteira. De acordo com a Audi, a abertura é de aproximadamente 85 graus.

Há duas configurações disponíveis para o A1 Sportback: 1.4 turbo de 122 cv para a versão de entrada Attraction e 1.4 TFSI de 185 cv para a Ambition. Ambas são movidas a gasolina e associadas a um câmbio S-Tronic de sete velocidades e sistema de dupla embreagem. Os preços das versões são R$ 94.900 e R$ 114.900, respectivamente.

Em avaliação rodoviária, a versão menos potente não mostrou diferença no desempenho em comparação à configuração duas portas. Mesmo com três passageiros a bordo, o A1 se mostrou ágil nas saídas e retomadas. No banco de trás, no entanto, um porta-copos que divide o assento poderia ser deixado de lado. De acordo com a Audi, porém, esta é uma opção dos modelos vendidos no Brasil. Outro ponto fica por conta do encosto, que poderia ser um pouco mais inclinado para oferecer mais conforto.

O propulsor de 185 cv tem um sistema de superalimentação duplo, composto por um turbocompressor e um compressor de ar mecânico. O conjunto conta com um controle de entrada de ar que calcula se os dois equipamentos atuarão em conjunto ou separadamente. Segundo a Audi, o compressor melhora a performance em baixas rotações, enquanto o turbo funciona em rotações elevadas.

De série, o A1 Sportback, na versão básica, conta com rodas de 16 polegadas, ar-condicionado manual, coluna de direção ajustável, airbag duplo, laterais e de cabeça, freios ABS e controle de estabilidade, além de sistema de som bluetooth. Um dos opcionais é o teto solar elétrico.

Teste drive a convite da Audi
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

publicidade