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Reformulado, Range Rover Sport encara novas trilhas

Mais magro, elegante e disposto, SUV da Land Rover muda por completo para bater de frente com alemães

04/11/2013 - Anelisa Lopes, de São Bento do Sapucaí (SP) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Percorrer outras trilhas, preferencialmente as de asfalto. Esta será a tarefa da segunda geração do Range Rover Sport, que chega ao mercado brasileiro este mês, com preços entre R$ 377.500 e R$ 539.900. O primeiro utilitário esportivo da marca de origem britânica não deixou de lado as aptidões brejeiras para as quais foi concebido, há mais de 40 anos, mas ficou mais sofisticado e potente para encarar qualquer tipo de missão, seja na terra ou na cidade. 

O desenho do multitarefas, que completa a linha do Range Rover junto ao Vogue e ao Evoque, foi inspirado nas linhas agressivas do irmão menor e, visualmente é a transição estética entre o modelo de entrada e o topo de linha (veja foto). As opções de motorização compreendem duas a gasolina, sendo a mais potente de 5,0 litros V8 de 510 cv e uma nova 3.0 V6 de 340 cv, além da opção a diesel 3.0 V6, que foi dos 253 cv para 293 cv de potência. O SUV também estreia um câmbio automático de oito velocidades. 

Não foi só a aparência e o trem mecânico que passaram por mudanças. Além de ter perdido 420 quilos em razão da composição do corpo de alumínio - mudou da plataforma do Discovery para a do Range Rover Vogue -, o Sport incorporou 75% de peças novas e agora é capaz de cruzar uma área alagada de até 85 cm de altura (anteriormente, passava por 70 cm de água). Além disso, recebeu equipamentos para tornar a condução mais cômoda e segura no dia a dia.

"Por onde for, quero ser seu par"

Da lama ao asfalto, o Range Rover Sport quer desempenhar a condução com maestria. E isso independe da motorização escolhida, seja da silenciosa performance a diesel até o ronco esportivo programado do V8 a gasolina. De acordo com a Land Rover, a pretensão não é cravar segundos a menos na aceleração quando comparado a um Porsche Cayenne, por exemplo, mas oferecer o suporte (mais que) necessário ao motorista por onde ele passar.

A começar pela versão que deverá ser a mais procurada nas lojas, com 35% das vendas, a HSE V6 a diesel (R$ 405.500) traz freio adaptativo - regula a velocidade do carro automaticamente em relação ao veículo que está à frente -, sistema de monitoramento do ponto cego, assistente de estacionamento - manobra o carro em uma vaga somente com a intervenção do motorista nos pedais do acelerador e do freio - e sistema start stop - liga e desliga o carro automaticamente quando está parado. Segundo Carlos Szeles, gerente de produto da marca, a última tecnologia diminui em até 5% o consumo de combustível e, aos poucos, será estendida a todos os veículos da marca. 

Um dos destaques da segunda geração do Rover Sport fica por conta da atualização do Terrain Response, central de comando operada por meio de um botão no console que adapta as funções on e off road do carro de acordo com o tipo de terreno a ser percorrido, como areia, cascalho, lama ou asfalto. Se não quiser ter nenhum trabalho, basta selecionar o modo automático que o carro se encarrega desta tarefa e intervém na distribuição de torque, mudança de marcha, performance da direção elétrica e rigidez da suspensão. A tecnologia ainda permite que o motorista "engate" a reduzida com o carro em movimento até 60 km/h. 

O modo dinâmico (on road) do Terrain Response demandou atenção especial por parte dos engenheiros no desenvolvimento desta segunda geração. Com o objetivo de tornar o carro mais na mão em condução rodoviária, o sistema evita oscilações da carroceria em mudanças bruscas de direção, além de deixá-la mais estável, em razão da intervenção automática no conjunto da suspensão do carro. Mesmo mais leve, o veículo se mostra firme em situações que resultam em frenagem de emergência ou curva acentuada vencida em alta velocidade. Na prática, mesmo com quase duas toneladas, 5 metros de comprimento e 2 m de largura, a sensação de condução é equivalente a de um sedã grande. 

Vai vender? - as versões menos potentes, tanto a diesel como a gasolina, deverão ser responsáveis pela maior participação do novo Range Rover no mercado. De acordo com o fabricante, a ideia é comercializar até 90 unidades anualmente do modelo (em 2013, o melhor mês contou com 70 unidades, de acordo com a Fenabrave), número que o colocaria na liderança deste segmento. Pretensão superesportiva fica a cargo somente da versão topo de linha V8 a gasolina, que brigará com as versões M e AMG da BMW e Mercedes-Benz. Pela tradição no mercado, neste nicho, as alemãs ainda deverão ser as mais procuradas, mas as mudanças da nova geração do Range Rover deverão sim, aumentar a participação do modelo no mercado com as opções mais em conta do modelo. 

Confira a os preços da linha do Range Rover Sport:
- SE V6 a diesel: R$ 377.500
- HSE V6 a diesel: R$ 405.500
- HSE V6 a gasolina: R$ 393.500
- HSE V8 Dynamic a gasolina: R$ 496.500
- Autobiography Dynamic V8: R$ 539.900

Viagem a convite da Land Rover.

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