Novo Renault Mégane Grand Tour
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Os Renault Scénic e Mégane Grand Tour receberam novas gerações na Europa. O monovolume segue os passos do irmão maior Grand Scénic, enquanto a perua se alinha com a reformulação do restante da família Mégane (sedã e cupê). Conheça os detalhes dos carros, que, por enquanto, não tiveram os preços divulgados, mas chegarão às lojas européias no final de junho.
Renault ScénicO modelo agora conta com 4,3 metros de comprimento, 2,7 metros de distância entre os eixos, 1,6 metro de altura e 1,85 metro de largura. Por dentro do novo visual, o modelo conta faróis bi-xenon, sensor automático para ativação dos limpadores de para-brisa e dos faróis e monitoramento da pressão dos pneus. No quesito segurança, onde se espera que um carro familiar vá bem, o Scénic marca pontos com, além de air-bags e ABS, sistema de distribuição de força de frenagem, controle de estabilidade, auxílio à frenagem de emergência, dispositivo anti-capotamento e um sistema que corrige a trajetória do carro em caso das rodas dianteiras perderem atrito (efeito conhecido como sair de frente).
Os europeus poderão escolher entre um total de nove opções de motorização: 1.5 a diesel de 85 cv, 105 cv ou 110 cv; 1.8 a diesel de 130 cv; 2.0 a diesel de 150 cv ou 160 cv; 1.6 16v a gasolina de 110 cv ou 140 cv e um novo 1.4 turbo a gasolina de 130 cv. Dependendo da versão, o câmbio pode ser automático ou manual, ambos de seis marchas.
A Renault diz que também melhorou a dirigibilidade, recalibrando a direção de assistência elétrica para torná-la mais precisa. A posição do volante também está mais vertical, o que ajuda a tirar a impressão de ônibus dos modelos antigos com os volantes inclinados à frente. De acordo com o nível de acabamento escolhido, o carro pode ser equipado com rodas de 15, 16, 17 ou 18 polegadas.
O novo Scénic será fabricado na linha de montagem de Dounai, na França.
Mégane Grand TourA nova geração da perua está com 4,7 metros de comprimento, 2,7 metros de distância entre os eixos, 1,47 metro de altura e 1,8 metro de largura e conta com os mesmo equipamentos citados na Scénic, exceto pelo sistema anti-capotamento. O diferencial do modelo está na herança das versões cupê e sedã do Mégane, que tornam a dirigibilidade do Grand Tour mais interessante que a do monovolume.
Em termos de motorização, são onze opções: 1.5 a diesel de 85 cv, 90 cv, 105 cv, 110 cv ou 130 cv; 2.0 a diesel de 150 cv ou 160 cv; 1.4 turbo a gasolina de 130 cv, 1.6 16v a gasolina de 100 c ou 110 cv; 2.0 16v a gasolina de 140 cv e 2.0 turbo a gasolina de 180 cv. Dependendo da versão, o câmbio pode ser manual de cinco ou seis velocidades ou automático de seis marchas. As rodas variam entre 15 e 17 polegadas.
O Grand Tour será montado na fábrica de Palência, na Espanha.
O propulsor 1.6 16v 110 cv, em ambos os carros, deverá receber uma versão movida a gás natural entre o fim de 2009 e o início de 2010. Esse propulsor, dependendo do país, pode ser oferecido na versão E85, capaz de rodar com a mistura de 85% de álcool combustível e 15% e gasolina.