20/05/2016 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Nissan apresentou para o mercado brasileiro a linha 2017 do Sentra. O sedã ganhou novo visual, acabamento retrabalhado e modificações mecânicas para encarar uma nova geração de médios que chegarão ao Brasil neste ano, como o Honda Civic e o Chevrolet Cruze. Outra mudança é a aposentadoria do câmbio manual. Agora, o Sentra oferecerá câmbio automático de relações continuamente variáveis em todas as configurações. Os preços da novidade variam entre R$ 79.990 e R$ 95.990.
O que mudou?
Para a linha 2017, o Sentra ganhou uma nova frente, com a grade frontal em formato de V, faróis com visual de boomerang e assinatura luminosa de LED, e capô e para-choque retrabalhados. Tudo para deixar o modelo atualizado com a atual linguagem visual global da marca. Atrás, apenas o para-choque recebeu alterações. Por dentro, o modelo teve os materias de acabamento aprimorados, um novo volante inspirado no esportivo 370 Z e a versão topo de linha SL traz uma tela central de instrumentos digital de 5 polegadas. Todas as configurações receberam novas rodas, de 16 polegadas na de entrada S e de 17 polegadas nas SV e SL.
Mecanicamente, a direção com assistência elétrica foi recalibrada para deixar as respostas do carro mais diretas, enquanto a suspesão recebeu novas molas e amortecedores. Em termos de conforto, o material de isolamento acústico do carro foi retrabalhado.
A versão 2017 também ganhou mais itens de série para todas as configurações. A S ganhou controles de estabilidade e de tração, retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular e rádio com display colorido de 5 polegadas. A SV traz como novidade uma central multimídia com tela de toque, câmera de ré e rodas aro 17. Já a SL teve acrescentado a seu conteúdo faróis de LED, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de som da marca Bose, alerta de tráfego cruzado na traseira, monitoramento de ponto cego e alerta de colisão frontal.
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O que não mudou?
Motor e câmbio foram mantidos na versão 2017 do Sentra. Então, permanece o 2.0 16V flex de 140 cv e 20 kgfm de torque seja com etanol ou gasolina. O câmbio CVT é o mesmo da versão anterior do sedã. As medidas do carro também permaneceram praticamente inalteradas. Assim, o Sentra tem 4,6 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,5 m de altura e 2,7 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 503 litros de bagagens. Já o peso do Sentra varia de acordo com a versão sendo 1.327 kg na S, 1.337 kg na SV e 1.360 kg na SL.
Como anda?
O iCarros avaliou a versão intemediária SV do Sentra, que a Nissan acredita que será a mais vendida do sedã. Mesmo não tendo todas as novidades em itens de segurança da SL foi possível notar todas as melhorias aplicadas ao modelo. É o caso por exemplo do isolamento acústico que, rodando a 120 km/h a 2.000 rpm, tornou a viagem bem tranquila. É possível conversar dentro carro sem levantar a voz.
Falando em conforto, um dos pontos fortes do Nissan sempre foi o espaço interno. Nele, acomodam-se confortavelmente cinco adultos. É possível posicionar os bancos dianteiros na posição mais recuada e mesmo assim o passageiro atrás tem espaço para cruzar as pernas. A suspensão do Sentra já tinha acertado em conforto, filtrando bem as imperfeições do asfalto. Porém, agora consegue também fazer curvas com pouco rolamento de carroceria e passando confiança para o motorista, mais que na versão anterior. Contribui também para essa sensação a nova calibragem da direção elétrica, que a deixou mais firme e com respostas mais rápidas.
Preços e versões do Nissan Sentra 2017:
S (R$ 79.990): traz de série direção elétrica, ar-condicionado, chave presencial, faróis de neblina, retrovisores com regulagem elétrica, rodas de liga leve aro 16, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e estabilidade, sensor crepuscular e rádio com tela de toque de 5 polegadas e conectvidade via Bluetooth e USB.
SV (R$ 84.990): itens da S mais ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro, piloto automático, rodas de liga leve aro 17, central multimídia com navegação por GPS e câmera de ré.
SL (R$ 95.990): itens da SV mais airbags laterais e de cortina, assinatura em LED dos faróis, rebatimento elétrico dos retrovisores, teto-solar elétrico, regulagem elétrica para o banco do motorista, painel de instrumentos central digital com tela de 5 polegadas, sistema de som Bose, monitoramento de ponto cego, alerta de trágefo cruzado na traseira e alerta de colisão frontal.
Vai vender? - A Nissan não quis se compromenter com um número, mas informou que a cota de importação do México para o Sentra fica entre 8.000 e 10 mil unidades por ano, sendo que a intermediária SV deve corresponder por até 70% do total. Porém, a marca acredita que as mudanças no sedã serão o suficiente para manter o Sentra na terceira colocação entre os sedãs médios, mesmo com as chegadas das novas gerações do Honda Civic e do Chevrolet Cruze. Mais confortável, seguro e equipado, não será impossível a Nissan conseguir cumprir esse objetivo.
Teste-drive a convite da Nissan
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