entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sob a sombra do Hyundai HB20, Toyota lança Etios

Etios, nas carrocerias hatch e sedã, chega ao mercado no dia 28 de setembro, por R$ 29.990 e R$ 36.190

18/09/2012 - Anelisa Lopes, de Itupeva (SP) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

O palco da eterna disputa entre Volkswagen Gol e Fiat Palio poderá ceder lugar à rivalidade anunciada entre os novos Hyundai HB20 e Toyota Etios. O lançamento quase simultâneo dos compactos da sulcoreana e da japonesa, respectivamente, inauguram oficialmente a chegada destas asiáticas ao segmento de carros pequenos.

A primeira ofensiva foi ao bolso da plateia. Para fazer frente ao compacto de R$ 31.995 do fabricante sulcoreano, mostrado na última quinta, a japonesa baixou os valores do Etios, divulgados há cerca de um mês, em cerca de R$ 5.000. Os preços do hatch partem de R$ 29.990 e chegam a R$ 42.790, enquanto o sedã custa entre R$ 36.190 e R$ 44.690. O lançamento da Toyota estará nas lojas em 28 de setembro.

Todas as versões - são quatro para o hatch, que pode ter motor 1.3 ou 1.5, e três para o sedã, que só oferece motorização 1.5 - são equipadas com câmbio manual de cinco velocidades. No babageiro, o menor carrega 270 litros, enquanto o três-volumes leva 562 litros.

Mecânica satisfatória duela com linhas simples e interior espartano

Se à primeira vista, o Etios, tanto na versão hatch como sedã, não se mostra marcante pela estética, a cabine impressiona pela simplicidade no acabamento e pelo arranjo entre as peças. O projeto tenta justificar a expressiva preocupação pelo custo-benefício: o Etios foi criado para servir a países emergentes, como Índia e Brasil.

Na versão topo de linha do sedã, a XLS 1.5, no entanto, o ideal esbarra no aceitável: a parte superior central acomoda o velocímetro e o conta-giros em uma única peça - iluminada de branco com o farol ligado -, seguida abaixo pelo rádio (cuja inscrição das teclas parece ter sido carimbada com tinta branca) e pelo ar-condicionado. Tudo é de plástico cinza ou preto, com uma fragilidade que não é característica só da aparência; algumas peças inteiras do painel puderam ser desencaixadas sem muito esforço.

Ao lado direito, a tampa do porta-luvas também serve para emoldurar a saída de ar por meio de um buraco em sua superfície. Com a solução, uma pequena saída de ar dentro do compartimento cumpre o papel de "refrigerar" o espaço. Ao volante, a performance do sedã 1.5 se mostra equilibrada. Os números de potência e torque para o motor mais potente são 92 cv/96,5 cv e 13,9 mkgf, a 5.600 rpm e 3.100 giros, com gasolina e álcool, respectivamente.

O bloco 1.3, que gera 84 cv/90 cv e 11,9 mkgf/12,8 mkgf, nas mesmas rotações, foi avaliado na versão hatch XS. Assim como o 1.5, o 1.3 não decepcionou, chegando a uma velocidade de cruzeiro sem dificuldade, além de oferecer respostas rápidas em trecho urbano. A alavanca do câmbio tem engates precisos e macios, o que facilita a vida do motorista no trânsito. O conjunto da suspensão tende a ser mais macio que rígido. Acima de 100 km/h, a carroceria do sedã, porém, tende a oscilar. Com a atuação da direção elétrica, o motorista perde um pouco a sensação de segurança para avançar a velocidade. O nível de ruído externo também aumenta conforme o ponteiro do velocímetro sobe.

Produção acelerada no interior paulista - com fábricas instaladas em Piracicaba e Sorocaba, no interior de São Paulo, Hyundai e Toyota deverão ser protagonistas de um novo espetáculo no mercado de carros pequenos. O Etios, cuja produção inicial está programada em 70 mil unidades ao ano, entre carrocerias hatch e sedã, aposta na confiabilidade da marca para comercializar os modelos com motorização 1.3 e 1.5 bicombustível. Atualmente, os blocos são importados do Japão, mas, a partir de 2015, também serão fabricados na região - assim como o 1.8 flex do Corolla.

Confira os valores e os equipamentos de série da linha Etios

Hatch
- Etios 1.3: R$ 29.990
airbag duplo
- Etios X 1.3: R$ 33.490
airbag duplo, direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS e desembaçador traseiro
- Etios XS 1.3: R$ 38.790
airbag duplo, direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS, desembaçador traseiro, CD player com entrada USB, vidros e travas elétricas
- Etios XLS 1.3: R$ 42.790
airbag duplo, direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS, desembaçador traseiro, CD player com entrada USB, vidros e travas elétricas, farois de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas.

Sedã
- Etios X 1.5: R$ 36.190
coluna da direção com ajuste de altura, direção elétrica, airbag duplo, freios ABS e desembaçador traseiro
- Etios XS 1.5: R$ 41.490 coluna da direção com ajuste de altura, direção elétrica, airbag duplo, freios ABS, desembaçador traseiro, ar-condicionado, CD player, vidros e travas elétricas
- Etios XLS 1.5: R$ 44.690
coluna da direção com ajuste de altura, direção elétrica, airbag duplo, freios ABS, desembaçador traseiro, ar-condicionado, CD player, vidros e travas elétricas, farois de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas

Teste drive a convite da Toyota

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.