entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Tudo que sabemos sobre o novo Chevrolet Prisma 2020

Novo sedã compacto será posicionado entre Prisma e Cobalt e chega neste ano

12/04/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Já revelado na China como Onix Sedan, a terceira geração do Chevrolet Prisma será o primeiro modelo da nova família global da Chevrolet. Tendo o nome Onix como destaque, o modelo será destinado a diversos países, mas com pequenas adaptações locais, incluindo mudanças no nome. Ele será lançado no Brasil ainda em 2019.

Leia mais:
Acabou o segredo: esse é o novo Chevrolet Prisma 2020?
Chevrolet Prisma 2020: interior da nova geração é revelado
Chevrolet lança Captiva 2020 que chegará à América do Sul

Nome

Enquanto na China, o novo modelo passou a ser chamado de Onix Sedan, por aqui ele não seguirá a mesma estratégia. A General Motors não revelou nada acerca do nome que batizará o modelo, o tempo todo tratando-o apenas como novo sedã global.

Veja aqui ofertas de Prisma na sua cidade

No entanto, Rodrigo Fioco, diretor de marketing da GM, afirmou que o objetivo é “manter marcas até o limite. Preservando dentro do possível e da realidade de cada país”. Com isso, o nome Prisma deverá ser mantido devido sua força no mercado nacional.

Na Argentina, onde as vendas de modelos com mesmo nome são somadas, algo que foi ressaltado pela Chevrolet durante a apresentação do modelo, é bem provável que ele adote a nova nomenclatura. Mercados que nunca receberam Onix e/ou Prisma também terão Onix Sedan como batismo para o novo modelo. O foco global é usar o nome Onix.

Motor e câmbio

Foi anunciado pela Chevrolet para o novo Prisma o uso de um motor turbo. Ou seja, não espere pela manutenção do atual propulsor 1.4 quatro cilindros aspirado de 106 cv e 13,9 kgfm de torque.

Na China, o Onix Sedan usa um 1.0 três cilindros turbo de 125 cv 17,3 kgfm de torque. Esse deverá ser o escolhido para o Prisma no Brasil, mas deve haver incremento em torque e potência por conta do uso do etanol. A transmissão automática e a manual manterão as seis marchas.

Simule as parcelas do seu próximo carro

Versão 1.0 aspirada com um novo três cilindros deve se manter restrita ao novo Onix. O atual 1.0 quatro cilindros de 80 cv e 9,8 kgfm de torque terá números superados pelo novo propulsor.

Tamanho

Idêntico ao modelo vendido na China,o novo Prisma 2020 terá 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,47 m de altura, além de entre-eixos de 2,60 m. Isso o coloca como maior que o atual Prisma e perigosamente próximo ao Cobalt.

Hoje, o Prisma tem 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,52 m. Já o Cobalt vai a 4,48 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,50 m de altura e tem entre-eixos de 2,62 m.

Sendo assim, em relação ao Prisma atual ele é 20 cm mais comprido, 3 cm mais largo, tem a mesma altura e o entre-eixos é 8 cm mais comprido. Já comparado ao Cobalt, o novo sedã é 1 cm mais curto, tem a mesma largura, é 3 cm mais baixo e o entre-eixos é 2 cm menor.

Mata o Cobalt ou o Prisma?

Oficialmente a Chevrolet afirmou diversas vezes durante a apresentação da segunda geração do Prisma que ele não mata o modelo atual nem o Cobalt. “Nosso produto tem a missão de complementar o portfólio da Chevrolet na região”, diz o comunicado oficial da marca frisando a posição.

Medidas próximas fazem do Cobalt o maior ameaçado com a chegada do novo modelo. No entanto, Fioco destacou que o Cobalt tem seu público e demanda de mercado ainda ativa. Em março, o Cobalt vendeu 1.403 unidades, próximo ao Cruze com seus 1.567 novos compradores, mas ainda longe do Prisma com 7.122 vendas.

Futuro da linha

No quesito preço é que a disputa esquenta ainda mais. O Prisma começa em R$ 49.990 na versão Joy com visual antigo. Já o modelo reestilizado vai de R$ 59.990 a R$ 70.990. Cobalt corre entre R$ 67.990 e R$78.590. Ou seja, Prisma e Cobalt se atropelam em preço, não restando espaço intermediário entre eles.

A situação não se repete entre Cruze e Cobalt. O sedã médio rival do Toyota Corolla começa em R$ 97.790 e vai até R$ 118.690. Sobra, assim, um espaço de quase R$ 20 mil entre ele e o Cobalt.

Com a chegada do novo Prisma, o atual será rebaixado somente à versão Joy, liberando a faixa acima dos R$ 50 mil para a nova geração. Cruze reestilizado confirmado para esse ano, fará com que preço suba. Nesse cenário, um novo Cobalt feito na mesma plataforma GEM do Prisma 2020 pode suplementar a lacuna entre as versões mais caras do novo sedã e o Cruze de entrada.

Esse novo Cobalt já foi confirmado em planos da GM vazados, que incluirá a gestação de um modelo da Buick. Em porte e medidas, ele casa com o novo Chevrolet Monza já à venda na China. Mas não há nada confirmado até o momento para o Brasil além do novo Prisma e do Cruze reestilizado. O Cobalt ficará como está por tempo indeterminado.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.