entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Veja como anda o Lancer EVO X John Easton

Com o fim da produção do Lancer Evolution, Mitsubishi lança série exclusiva para o Brasil com 340 cv de potência

19/12/2014 - Thiago Moreno, de Mogi Guaçu (SP) / Fotos: Thiago Moreno e divulgação / Fonte: iCarros

Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o Mitsubishi Lancer Evolution X 2015 recebeu um tratamento especial e exclusivo para o Brasil: trata-se da série limitada John Easton. O nome presta uma homenagem ao preparador britânico famoso pela criação de versões de até 500 cv do sedã na Inglaterra e por ter comandado a Ralliart, divisão de alta performance da marca, onde faturou quatro título mundiais de rali para a Mitsubishi como chefe de equipe. A edição terá apenas 90 unidades produzidas, que existirão somente no Brasil, cada uma custando R$ 220.990.

Além de uma série de adesivos alusivos à edição (no motor, no painel e na tampa do porta-malas), o carro recebeu rodas pintadas de grafite e contorno vermelho na grade dianteira. Mas o mais importante foi o ganho de 50 cv de potência no motor, que saltou de 290 cv para 340 cv. O torque agora é de 37,3 kgfm. O ganho de potência veio da recalibração da central eletrônica do carro. O sistema de tração integral e o câmbio de dupla embreagem com seis velocidades permanecem os mesmos.

“O maior desafio foi a transmissão. Com uma caixa manual, podemos tirar 400 cv de potência do motor sem preocupações, mas a de dupla embreagem tem limitações. O calor no Brasil exigiu mudanças na refrigeração do câmbio. Assim pudemos retirar o limitador de torque da caixa e extrair mais potência do motor”, explica Easton.

No demais, o Lancer EVO X John Easton entrega tudo o que uma versão convencional do esportivo já tem. São itens como navegação por GPS, ar-condicionado automático, bancos Recaro tipo concha, bloqueio do diferencial central e controles de tração e estabilidade. Com 340 cv você irá precisa de tudo isso.

Fera mansa

Se comparado ao Lancer EVO convencional, o John Easton não é mais arisco nem perigoso, mas consegue entregar uma aceleração mais forte mesmo em altas rotações, o ponto fraco dos motores turbo normais. É uma diferença que se percebe numa arrancada com os dois carros lado a lado. O EVO normal até pula na frente, mas passados os 100 km/h na reta do autódromo Velo Città, onde o iCarros avaliou o modelo, percebe-se que o assinado por John Easton começa a abrir distância. E ela só cresce conforme a velocidade aumenta. O mais impressionante é a agressividade das trocas de marcha no modo esportivo. É um soco nas costas toda vez que a passagem é feita com o acelerador no fim do curso.

Os freios, da marca italiana Brembo, seguraram bem o carro e não deram sinais de desgaste mesmo após diversas voltas rápidas pelo circuito. Com o controle de estabilidade e a tração integral, o motorista pode fazer praticamente o que quiser que o carro o trará de volta para a linha em segurança.

Homenagem e despedida

A série John Easton não é apenas uma série especial. Também é a despedida do Lancer Evolution, que a Mitsubishi já confirmou que deixará de ser produzido como sedã e tem futuro ainda incerto. Porém, com a potência extra, o carro nos deixa em grande estilo.

E fica também a homenagem ao engenheiro John Easton que terá seu nome eternizado - ao menos no Brasil - junto ao carro que lhe deu fama. Mas todo o processo foi uma surpresa para o inglês: “Nós sempre tivemos conversas com a Mitsubishi do Brasil, mas esse é nosso primeiro grande projeto juntos”, explica Easton. “Eu trabalhei tantos anos com o Lancer Evolution e agora eu tenho o meu próprio. É um privilégio mesmo”, finaliza.

Vai vender?  - São apenas 90 unidades de uma lenda do asfalto e das pistas de rali que foram preparadas com carinho por um engenheiro que ajudou a aumentar a fama do Lancer EVO. O preço é grande, mas a exclusividade também. Somente a força extra já seria o suficiente para justificar o valor, mas nada paga ter o último Lancer Evolution de todos, que com certeza virará item de colecionador no futuro.

Teste-drive a convite da Mitsubishi.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.