27/06/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Mercedes-Benz apresentou para o mercado europeu uma versão ainda mais rápida de seu esportivo AMG GT. Batizada de AMG GTR, a versão tem uma configuração especial focando o desempenho em pistas e o modelos quer desbancar o Porsche 911 GT3 nas pistas. Confira oito curiosidades sobre o modelo.
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O motor está mais forte
Com 585 cv, o novo AMG GTR é 75 cv mais potente que o atual GTS. O motor é o mesmo 4.0 V8 biturbo a gasolina, porém, com uma nova programação da central eletrônica. O torque é de 71,4 kgfm. A tração permanece apenas traseira e o câmbio é de dupla embreagem com sete velocidades, alocado no eixo traseiro para distribuir melhor o peso.
O carro está mais leve
Usando uma maior quantidade de materiais leves na carroceria e lançando mão de rodas de alumínio forjado, o AMG GTR pesa 1.554 kg, 90 kg a menos que o AMG GTS. Só o sistema de escapamento perdeu 5,9 kg.
Aerodinâmica ativa
Com foco na pista, o AMG GTR ganhou novos aerofólios na dianteira e na traseira, enquanto as proteções do assoalho foram revisadas para melhorar a aerodinâmica do esportivo. A novidade conta ainda com aerodinâmica ativa no para-choque dianteiro, que pode ser usada para melhorar a refrigeração do motor e dos freios.
Eixo traseiro direcional
Para melhorar a agilidade do esportivo em curvas no dia a dia, a Mercedes equipou o AMG GTR com um eixo traseiro direcional. Assim, na hora de esterçar e fazer curvas, tanto as rodas dianteiras quanto as traseiras fazem o serviço. A vantagem é melhorar a agilidade em manobras a baixas velocidades e ter resposta mais rápidas em curvas de alta velocidade.
Desenvolvido em Nürburgring
A pista de Nürburgring, na Alemanha, é um dos palcos mais antigos e tradicionais do automobilismo internacional. É comum para modelos de alta performance ter os últimos acertos realizados por lá. Com mais de 28 km de pista, o “inferno verde” – como é conhecido – oferece diversos desafios, pois diversos trechos da pista são ruas públicas. Então há elevações, diversidade de curvas e até, pasmem, alguns buracos.
É mais rápido
Com todas as alterações e o desenvolvimento nas pistas fica claro que o AMG GTR nasceu para ser mais rápido. Quão mais rápido? Faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 318 km/h, 8 km/h a mais que o AMG GTS.
A cor é exclusiva da versão
O tom verde metálico do carro das fotos é uma cor exclusiva de lançamento para o AMG GTR. Batizada de “AMG Green Hell Magno”, faz homenagem à pista de Nürburgring.
As vendas começam em 2017
Apesar de já ter sido apresentado, a Mercedes afirmou que as vendas do AMG GTR deverão ter início apenas no começo de 2017. Assim, ainda não há preço oficial para a novidade. Mas pode apostar que será mais caro e exclusivo que o atual AMG GTS.
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