entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Versa 2016 muda com motor 1.0 três cilindros

Nissan nacionaliza, muda a cara e acrescenta motor 1.0 três cilindros para deixar o Versa mais acessível

18/03/2015 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014, a tão esperada versão nacional do Nissan Versa finalmente chegará às lojas no final de março. Mas, não bastou apenas a produção nacional em Resende (RJ). A montadora aproveitou para dar uma nova cara ao sedã e adicionar o motor 1.0 de três cilindros do March. Será que a receita do hatch deu certo no três volumes? Confira o “recheio” do modelo, as mudanças e - mais importante - como anda a novidade, cujos preços partem de R$ 41.990 e chegam a R$ 54.990.

A nova cara do Versa deixou o modelo mais alinhado com o restante da linha Nissan. As alterações mais visíveis ficam na frente, com novos faróis (maiores) e grade cromada em formato de V. Os para-choques, tanto dianteiro como traseiro, também são novos. Por dentro, menos alterações: a partir das versões 1.6, o modelo aposenta a antiga iluminação laranja (que permanece nas 1.0) em prol de um sistema de luz branca que fica sempre aceso. Agora, todas as configurações do veículo possuem sistema de partida a frio que dispensa o uso do tanque auxiliar.

O painel perdeu as saídas centrais redondas em favor de duas quadradas, mais convencionais e, segundo Jean-Philippe Thery, gerente de produto da Nissan, “foi trabalhada a noção de qualidade perceptível na peça”. Mas, ao menos que se adquira as versões mais completas - com inserções de acabamento em preto brilhante - a aparência permanece a mesma. Ao menos o novo volante veio diretamente do Sentra.

Nas medidas, o Nissan Versa 2016 tem 4,5 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,6 m de entre-eixos, enquanto o bagageiro é capaz de acomodar até 460 litros de bagagens. O 1.0 pesa 1.056 kg, enquanto o 1.6 mais pesado - e mais completo - tem 1.088 kg.

Como anda o 1.0

Num breve contato com a principal novidade da linha 2016 do Versa, o sedã não decepcionou. O pequeno bloco tricilíndrico da Nissan, já usado no March, tem 77 cv e 10 kgfm de torque abastecido tanto com gasolina como com etanol. O pico de torque ocorre em 4.000 rpm apenas, mas em 2.000 rpm o carro já entrega 9 kgfm. Para quem fizer questão, o motor 1.6 16V flex permanece e oferece 111 cv e 15,1 kgfm de torque com ambos os combustíveis.

Levando em conta o fato de que o sedã é cerca de 100 kg mais pesado que o March, o Versa não decepcionou ao volante. Considerando o tamanho do bloco, o carro performa bem. A 80 km/h numa rodovia vicinal encarou aclives e declives com duas pessoas a bordo mais bagagem sem perder o embalo ou pedir marcha. Assim como aconteceu com o Ford Ka+ 1.0, o bloco de três cilindros caiu bem ao Versa.

Câmbio automático? Por enquanto não. Compartilhando diversos componentes mecânicos com o hatch de entrada da Nissan - que também não tem automático -, o descanso para o pé esquerdo ficou para outra oportunidade. Nesta categoria, VW Voyage, Fiat Grand Siena e Renault Logan oferecem câmbios automatizados, enquanto a Chevrolet oferece uma caixa automática convencional no Prisma e no Cobalt mais completos e a Hyundai adota a mesma solução no HB20S (1.6 apenas). Já a versão sedã do Ford Ka também não tem opção automática. No Versa, o câmbio manual de cinco velocidades é mandatório para todas as configurações.

O que não mudou (ainda bem)

O grande, literalmente falando, atributo do Versa continua sendo seu espaço traseiro. Por lá, três adultos se acomodam sem aperto e com sobras para as pernas. A direção com assistência elétrica progressiva também permaneceu. É mais eficiente que os sistemas hidráulicos de alguns concorrentes e oferece manobras sem esforço e firmeza em velocidades altas para ajudar na segurança.

O que ficou faltando

Apesar de diversas novidades e um discurso na apresentação do modelo evocando a democratização de sistemas de segurança do Versa, como o que intensifica ainda mais a força aplicada no pedal de freio caso seja detectada uma brecada mais brusca, a falta de alguns equipamentos para todas as versões fez falta. Foi incômodo ver que algo simples como o sistema Isofix, que melhora a fixação de assentos infantis, é exclusividade da configuração Unique, topo de gama. O mesmo vale para cinto de três pontos e encosto de cabeça para os três passageiros traseiros, disponíveis apenas na versão mais cara. Você faz questão de vidros elétricos traseiros? Precisa de rebatimento dos bancos para transportar itens mais longos? Tais equipamentos estão disponíveis apenas a partir da versão SL.

Vai vender? - A previsão da Nissan é vender entre 1.500 e 2.000 unidades do novo Versa mensalmente, sendo que apenas 20% da comercialização deverá ser representada pelo motor 1.0. Mas se as vendas do propulsor menor serão pequenas perto do 1.6, por que oferecê-lo? Jean-Philippe Thery dá uma resposta certeira em tempos de mercado em baixa: “pode parecer pouco (os 20%), mas não é um número para ser ignorado”.

Apesar das diversas modificações, o Nissan Versa permanece sendo uma opção racional, com preço na média do segmento e boas qualidades dinâmicas. E o 1.0 reforçou esse tema. Com uma meta modesta, o sedã não deve decepcionar montadora de Resende (RJ).

Versões, preços e equipamentos:

1.0 - R$ 41.990: direção com assistência elétrica variável, ar-condicionado, regulagem de altura para o banco do motorista e volante, espelhos elétricos, rodas de aço aro 15 com calotas, alarme com controle remoto, preparação para áudio com dois alto-falantes e vidros elétricos na dianteira.

1.0 S - R$ 44.990: acrescenta à versão 1.0 rodas de liga leve aro 15, rádio com entradas USB e auxiliar, conectividade via Bluetooth e controles do sistema de áudio no volante.

1.6 SV - R$ 46.490: mesmos equipamentos da 1.0 S mais abertura interna do porta-malas, mas traz rodas de aço.

1.6 SL - R$ 49.490: acrescenta à versão 1.6 SV rodas de liga leve aro 15, vidro elétrico nas quatro portas, revestimento de camurça nos bancos e assento traseiro bipartido.

1.6 Unique - R$ 54.990: novidade na linha 2016, a versão mais equipada do novo Versa adiciona itens à configuração anterior como ar-condicionado automático, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, bancos com revestimento de couro, faróis de neblina, repetidor de pisca integrado aos espelhos, maçanetas externas cromadas, rodas de liga leve aro 16, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, regulagem de velocidade para a função intermitente do limpador de para-brisa e sistema multimídia com tela de 5,8” sensível ao toque, além de GPS e câmera de ré integrados.

Teste drive a convite da Nissan

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.