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Vito já está à venda com preços a partir de R$ 104.990

O iCarros avaliou o novo modelo da Mercedes-Benz nas versões van de passageiros e furgão. E gostou do que viu!

26/11/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Mercedes-Benz já tinha apresentado para a imprensa em meados de outubro seu novo modelo para o mercado nacional, o Vito, que chega a partir de agora às concessionárias da marca. O iCarros teve a oportunidade de avaliar o Vito nas duas opções disponíveis: Furgão, que custa R$ 104.990, e Tourer para passageiros, à venda por R$ 129.990 na versão Comfort e por R$ 139.990 na Luxo.

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Menor que a Sprinter em todas as dimensões, o Vito chega para ocupar um espaço vazio no mercado brasileiro. "Queremos com esse produto ocupar a lacuna que existe entre os veículos comerciais pequenos [Renault Kangoo, Fiat Doblò, Fiat Fiorino etc] e as vans maiores", afirma Carlos Garcia, gerente de vendas e marketing de vans da Mercedes-Benz. O modelo mede 5,14 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,91 m de altura, com entre-eixos de 3,20 m. Segundo o executivo, ele não deverá roubar consumidores da Sprinter, já que seu tamanho reduzido permite uma versailidade maior do que a "irmã", por exemplo, podendo acessar garagens subterrâneas. 

Fabricado em Virrey del Pino, na Argentina, o Vito é direcionado para aplicações comerciais, como turismo, transporte em geral, ambulância, transporte de pessoas com mobilidade reduzida, locadoras de veículos e empresas de logística. Contudo, a Mercedes não descarta que deve atrair também famílias grandes que precisam de um carro para mais de cinco pessoas - nesse caso, o Vito brigaria com veículos para sete passageiros como JAC T8, Fiat Freemont e Hyundai Grand Santa Fe, entre outros. Vale destacar que o modelo da Mercedes-Benz pode ser dirigido por pessoas com CNH categoria "B", a mesma dos veículos de passeio, devido ao seu PBT (peso bruto total) de 3.050 kg.

Como anda o furgão?

A versão Furgão é equipada com motor 1.6 16V turbodiesel que rende 114 cv de potência e 27,5 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm, com câmbio manual de seis marchas. Rodando sem carga no compartimento traseiro, o Vito se mostrou muito ágil tanto no trânsito urbano quanto na estrada, sem demandar muitas reduções em subidas. E até o turbo lag (tempo de resposta até o turbo encher) é suave e pouco perceptível. O nível de ruído dentro da cabine também se mostrou um ponto positivo, ainda mais para um carro a diesel, que costuma ser mais barulhento quando comparado aos modelos flex. A 120 km/h, o motor trabalha em torno de 2.500 rpm. Curiosamente, o Vito Furgão possui tração dianteira, lembrando que na Sprinter ela é traseira assim como no Vito Tourer. O câmbio manual tem engates precisos e a alavanca está numa posição mais acessível, junto ao rádio e ao ar-condicionado no console central. Por falar no ar-condicionado, ele é opcional nessa configuração e eleva o valor do furgão para R$ 109.990.

Com espaço para dois ocupantes além do motorista, a posição de dirigir é agradável, com ajuste de altura no cinto de segurança e de altura e profundidade no volante. Pena que não há sequer comandos internos para regular os retrovisores externos, processo que deve ser feito movendo os espelhos com os dedos. Por outro lado, ele traz de série vidros elétricos, direção elétrica, rádio com Bluetooth, USB e entrada para cartão SD, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os passageiros, rodas de aço aro 16, freio a disco em todas as rodas, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, assistente de ventos laterais (aciona os freios para manter o veículo na trajetória) e monitoramento de cansaço.

No Furgão, a porta traseira possui abertura vertical, o que exige um espaço maior para abri-la. Contudo, a porta lateral e o assoalho baixo facilitam o acesso para carga e descarga. Com uma parede divisória, o compartimento tem 1,39 m de altura interna e capacidade de carga de 6 m³ ou 1.225 kg. Com suspensão independente tanto na dianteira quanto na traseira, o conforto a bordo não foi prejudicado, mesmo em pisos irregulares. Quanto à estabilidade, os controles de tração e de estabilidade ajudam a manter o furgão na trajetória mesmo se provocado nas curvas - sem exageros, claro. A direção elétrica é precisa e passa a sensação de estar ao volante de um carro de passeio, com menor rigidez em baixas velocidades para facilitar as manobras.

E como anda a van de passageiros?

O Vito Tourer traz sob o capô motor 2.0 turbo flex - exclusivo para o Brasil - que rende 184 cv de potência e 30,5 kgfm de torque entre 1.250 e 4.000 rpm com ambos os combustíveis. O câmbio também é manual de seis marchas. Nessa configuração, o Vito se mostrou mais ameno, com respostas mais lentas do motor e engates duros na alavanca de câmbio, o que prejudica a sua dirigibilidade. No mais, os mesmos elogios quanto às suspensões e à direção do furgão se aplicam ao modelo para passageiros. E como dito anteriormente, o Tourer possui tração traseira, enquanto no furgão ela é dianteira.

Há duas versões disponíveis: Comfort, para oito passageiros mais o motorista, e Luxo, para sete passageiros mais o motorista. Ambas trazem de fábrica direção elétrica, vidros elétricos, ar-condicionado com saídas traseiras, rádio com Bluetooth, USB e entrada para cartão SD, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os passageiros, sistema isofix para cadeiras infantis, bancos removíveis, rodas de aço aro 16, freios a disco em todas as rodas, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de ventos laterais e monitoramento de cansaço. A versão Luxo acrecenta volante com comandos de áudio, luzes internas de LED, bancos de courino rebatíveis individualmente com encosto reclinável e apoio para os braços, bancos dianteiros com regulagem de altura, retrovisores externos com regulagem elétrica e aquecimento, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina e para-choque na cor do veículo. O único opcional são as rodas aro 17.

O interior é espaçoso, acomodando bem uma pessoa com até 1,80 m de altura, sem prejudicar seu espaço para a cabeça e as pernas. O acesso à última fileira também é fácil, bastando mover uma alavanca para rebater o banco mais próximo da porta. Aliás, a porta tem um mecanismo que, ao destravá-la, ela se fecha sozinha, sem demandar esforço para isso. E com todos os bancos na posição normal, o porta-malas tem capacidade para 990 litros.

Test-drive a convite da Mercedes-Benz

 

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