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Volvo V40 Cross Country custará R$ 141.500

Aventureiro, Volvo V40 Cross Country brigará de frente com BMW X1 e Audi Q3 no mercado brasileiro

19/03/2014 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Suspensão elevada, peças em plástico e visual aventureiro. Parece a receita de mais um compacto com apelo fora-de-estrada, certo? Errado. Dessa vez, quem entrou para esse time foi ninguém menos que os suecos da Volvo, que apresentaram ao mercado brasileiro a configuração Cross Coutry para o V40. O modelo, baseado na versão R-Line T5, custará R$ 141.500. Movido por um motor 2.0 turbo a gasolina de cinco cilindros, o carro conta com 210 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis velocidades.

Além dos itens que são figurinhas carimbadas nos aventureiros, como para-choques redesenhados e saias laterais, o V40 Cross Coutry conta com equipamento que, de fato, dão alguma capacidade para o carro quando o asfalto acaba. Um deles é o sistema de tração integral, o mesmo utilizado no SUV XC60. Além disso, a configuração recebe o Hill Descent Control (HDC), sistema que, quando acionado, aplica automaticamente o freio para ajudar o veículo a descer ladeiras de maneira controlada independentemente da situação do piso.

Enquanto tem pontos a favor, outros itens mostram que o hatch ainda não virou um jipe. Entre eles, estão as rodas de 18 polegadas calçadas por pneus 215/45 de uso convencional. O conjunto, bom para rodovias, não combina com terra. Além disso, com 1.634 kg, não é um veículo leve para ser guinchado em caso de atolamento.

Entre os equipamentos de série, estão direção elétrica com três níveis de assistência, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos em couro com ajustes elétricos para os bancos da frente e função memória para o motorista, painel de instrumentos customizável, sete airbags, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e de estabilidade, sensores crepuscular e de chuva e teto panorâmico de vidro. As medidas permanecem similares às do V40 convencional, sendo que o Cross Coutry tem 4,4 m de comprimento, 1,5 m de altura, 2 m de largura e 2,6 m de entre-eixos. O porta-malas comporta 391 litros de bagagem.

Há dois pacotes de opcionais disponíveis. O primeiro, o Hi Tech (R$ 10 mil), inclui assistente de baliza, navegação por GPS, câmera de ré e leitor de DVD. O kit Safety (R$ 15 mil) adiciona mais itens de segurança, como o airbag para pedestres, monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, sensor de fadiga, aviso de mudança de faixa e o City Safety, que pode detectar e até mesmo frear o carro automaticamente se identificar um obstáculo no caminho e a ausência de reação do motorista.

Aventura light e com poucas calorias

Ao contrário de alguns modelos, o V40 Cross Country ficou bem vestido de aventureiro. Em grande parte, isso se deve à parcimônia da Volvo na hora de mudar o visual do carro. O hatch ficou harmonioso e agrada ao olhar. Como a suspensão foi elevada em 40 mm em relação ao modelo convencional, o V40 tem mais presença. O acabamento interno é típico dos carros da marca de origem sueca: simples, mas com materiais de qualidade e montagem eficiente das peças.

A Volvo declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 s, o que pode parecer pouco dado a potência e o tamanho do motor, mas é uma perspectiva honesta. No asfalto, o V40 Cross Country acompanha o trânsito com fôlego de sobra e o sistema de tração integral fez bem à dirigibilidade. Como as rodas recebem torque o tempo todo, as curvas são feitas sem sustos e o carro passa segurança para o motorista. Em linha reta e com boa aderência, 95% da força vai para as rodas da frente, mas, quando perdem tração, até 50% da potência pode ser enviada para o eixo traseiro.

É preciso colocar o V40 fora de sua zona de conforto para ver se ele realmente merece a denominação Cross Country. O iCarros avaliou a configuração básica do modelo numa acidentada estrada de terra próxima a Itu (SP). Com muita terra solta e canaletas formadas pela chuva se proliferando pelo percurso, o hatch foi bem. Não raspou os para-choques nem o assoalho em momento algum. O único ponto negativo é a suspensão, de calibragem firme para dar segurança do asfalto, faz o carro sacolejar em terrenos acidentados. Indo mais devagar, no entanto, não incomodou.

Vai vender? - A Volvo não faz mistério: o principal concorrente do V40 Cross Country será o BMW X1 e o Audi Q3, ambos SUVs.O hatch aventureiro deve agradar quem procura um veículo com predicados reais de aventureiro sem abrir mão de dirigibilidade e segurança, como ocorre com veículos mais altos. "Apesar de menor que os rivais diretos, o V40 vem mais equipado em sua faixa de preço, fora os itens de segurança exclusivos da marca", explica o Gerente de Produto da Volvo André Basseto. Sendo assim, o V40 tem os predicados para bater a meta de vendas de 300 unidades comercializadas até o final de 2014 sem dificuldades.

Teste-drive a convite da Volvo

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