31/08/2012 - Anelisa Lopes, de Mairiporã (SP) / Fonte: iCarros
Pouco mais de um ano após a chegada da segunda geração do SUV ao Brasil, o Volkswagen Touareg recebeu roupa nova para desfilar no mercado brasileiro. Incrementado com equipamentos esportivos, que não interferem na mecânica do modelo, o Touareg R-Line passa a ser importado por R$ 333.700.
No espelho, chamam a atenção os farois bixenônio com iluminação por LEDS, spoiler frontal, saias laterais, detalhes cromados nas portas, rodas de liga-leve de 20 polegadas, aerofólio traseiro, além de adesivos com a inscrição da grife esportiva da marca espalhados pela carroceria. Por dentro, os bancos customizados, os pedais de aço e os detalhes de alumínio deixam a cabine mais produzida.
Entre os equipamentos de série, o comprador conta com direção hidráulica, sistema 4motion de tração permanente nas quatro rodas, suspensão pneumática (faz a altura do carro variar entre 172 mm e 300 mm em relação ao solo, de acordo com a velocidade), sistema de som Dynaudio Confidence, navegação GPS, detector de fadiga do motorista (monitora o comportamento do condutor e envia um sinal sonoro quando detecta perda de concentração), além de uma tecnologia que permite visualização 360° ao redor do carro, como se houvesse uma câmera no topo do veículo, chamada de Area View.
Itens esportivos dão personalidade ao modelo
A segunda geração do Touareg recebeu a identidade visual global da Volkswagen, padrão que tem uniformizado todos os modelos da montadora alemã. Com os apetrechos da linha R-Line, no entanto, o SUV é uma opção para quem deseja o utilitário em uma configuração mais personalizada.
O pacote, que veste a versão mais potente do Touareg, a 4.2 V8, oferece também opcionais como o ACC (freio inteligente que monitora a velocidade conforme o veículo que está à frente), o Side Assist (tecnologia que informa o motorista caso entre algum veículo no ponto cego do retrovisor), além de teto solar. Com a perfumaria extra, o Touareg R-Line passa para quase R$ 360 mil.
O conjunto mecânico do modelo permanece inalterado. De acordo com a Volkswagen, com o bloco de 4,2 litros V8, o Touareg R-Line é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atingir máxima de 245 km/h. A transmissão é automática de oito velocidades, sendo que as duas últimas atuam como overdrive para oferecer mais conforto e menor consumo de combustível.
A versão com apelo visual diferenciado não é encontrado em todas as concessionárias Volkswagen - cerca de 180 revendas em todo País comercializam a novidade -, por se tratar de um produto para um público bastante específico. Até 2013, mais quatro modelos da linha da montadora alemã ganharão a grife R-line.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro