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XC60, S60 e V60 ganham motor e câmbio novos

Volvo mira eficiência e introduz nova motorização e câmbio de oito marchas para XC60, S60 e V60

14/05/2014 - Thiago Moreno, do Rio de Janeiro (RJ) / Fotos Divulgação / Fonte: iCarros

A Volvo introduziu um novo conjunto mecânico para os modelos XC60, S60 e V60 na configuração T5, que agora recebe o sobrenome Drive-E. O novo motor é um 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros com injeção direta de combustível e 245 cv de potência (mais 5 cv que o 2.0 anterior). A nova transmissão automática é de oito marchas, contra seis da caixa que substitui. Com a mudança, os preços subiram. O S60 T5 R-Design custa R$ 157.950, a V60 T5 R-Design sai por R$ 162.950, o XC60 T5 Dynamic R$ 162.950 -  mais R$ 3.000 nos três casos - e o XC60 T5 R-Design tem preço de R$ 193.950 (ficou R$ 4.000 mais caro).

O novo motor é até 27% mais econômico em ciclo rodoviário, fazendo 11,1km/l na estrada e 8,0km/l na cidade, segundo a Volvo, frente a 8,7km/l e 6,9 km/l do motor anterior, respectivamente, de acordo com a medição do programa de etiquetagem veicular. Mérito também da transmissão com mais relações e que também conta com um sistema que atua como uma forma de roda livre: em velocidades superiores a 65 km/h e em declives, a transmissão é desacoplada para economizar combustível.

A alteração não mudou a lista de itens de série dos carros, que continuam trazendo ar-condicionado automático de duas zonas, airbags frontais e lanterais, bancos em couro com regulagem elétrica e sistema ISOFIX para a fixação de cadeirinhas infantis, entre outros.

Receita refinada

Sob a batuta da chinesa Geely, a Volvo ganhou liberdade para desenvolver seu próprio conjunto motriz, pois, anteriormente, utilizava motores e transmissões derivadas da Ford, antiga proprietária da marca de origem sueca. O bloco é mais compacto e leve, tendo o interior remodelado com intuito de diminuir os atritos internos dos componentes. Com dutos de lubrificação mais estreitos, a Volvo precisou desenvolver um óleo sintético específico mais fino.

O mesmo aconteceu com o câmbio. Antes de seis marchas com dupla embreagem derivado do PowerShift da Ford, passou a ser automático convencional de oito velocidades com conversor de torque fornecido pela japonesa Aisin. Em conjunto com essas alterações, a Volvo também disponibiliza nas versões Drive-E a função Eco+, que altera as respostas do acelerador, o ponto de troca de marchas e o funcionamento do ar-condicionado com o objetivo de reduzir o consumo de combustível.

Apesar de as mudanças serem focadas na eficiência energética, os modelos "60" ainda contam com direção de assistência hidráulica, que rouba potência do motor. O conjunto elétrico variável,  que já equipa o hatch V40, chegará apenas na linha 2015 para os três carros no segundo semestre de 2014.

Como anda

O iCarros avaliou o XC60. O novo motor roda mais macio que seu antecessor, com pico de torque aos 1.500 rpm (1.800 rpm no antecessor) e o motor não passa a impressão de ser turbo, pois arranca com disposição em qualquer marcha. Segundo a Volvo, a aceleração de 0 a 100 km/h passou de 8,1 s para 7,2 s, mesmo o  carro pesando 1.833 kg.

Quem auxilia nessa tarefa é o câmbio com mais marchas, que permite relações mais próximas umas das outras melhorando não só a aceleração como o consumo, pois a 120 km/h, o XC60 roda a exatos 2.000 rpm. Nessa velocidade, o silêncio reina na cabine e a condução é relaxante. Com acerto de suspensão mais firme, mas sem ser desconfortável, o SUV passa segurança ao motorista, está sempre "na mão". Mas é preciso cuidado para não ultrapassar os limites da via, pois a calma da cabine disfarça a velocidade real.

Vai vender? - sem planos de ter fábrica no Brasil, "estamos (a Volvo) limitados a uma cota de importação de cerca de 3.000 unidades por ano, das quais 2.000 já são representadas pela XC60", afirma Luiz Rezende, presidente da Volvo Cars do Brasil. Entre as vendas do SUV, 90% é da configuração T5; o número deve permanecer. "Nós vemos potencial no mercado, mas não trabalhamos com qualquer projeção de aumento nas vendas com a introdução do novo conjunto motriz", finaliza Rezende. O XC60 já esta nas lojas da Volvo, enquanto S60 e V60 chegam no final de maio.

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