entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Qual a melhor forma de proteger a pintura do carro?

Desgaste causado por PH ácido da chuva e radiação dos raios UV pode desvalorizar o carro em até 15% na hora da revenda

22/01/2021 - MixAuto / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Além de possíveis roubos, os proprietários de veículos que ficam ao relento ou dormem fora da garagem têm de lidar com uma preocupação extra: a ação do tempo. Ainda mais durante o verão, a exposição ao sol escaldante e às fortes chuvas acelera o processo de desgaste da pintura do carro.

Leia mais:
+ Disco de freio empenado: precisa trocar?
+ Ar-condicionado ou janela aberta: qual gasta mais?
+ Motor turbo tem vida útil mais curta?

Ao contrário do que muitos ainda acreditam, a chuva não ajuda a lavar o carro. Na verdade, a água da chuva é ainda mais agressiva do que a própria sujeira. Por conta de seu de pH ácido e dos poluentes carregados, como óxidos de enxofre e de nitrogênio, a água da chuva pode manchar a pintura do carro irreparavelmente, caso não seja removida a tempo.

E como os carros com a pintura manchada, gasta ou riscada podem desvalorizar em até 15% na hora da revenda, é imprescindível conhecer e realizar alguns cuidados básicos para prevenir o desgaste precoce e a desvalorização do automóvel.

Por isso, listamos as melhores práticas que podem te ajudar a conservar a pintura do seu carro contra agentes externos que mancham a lataria. Confira abaixo!

Capa protetora automotiva

O uso de uma capa protetora impermeável e forrada garante maior proteção à pintura do carro contra raios UV, a ação corrosiva da chuva ácida, poeira, umidade do sereno, seivas das árvores e dejetos de animais.

Apesar de não ser um hábito dos mais práticos para o dia a dia, a capa protetora pode ser uma excelente aliada para proteção da pintura, principalmente para carros de passeio.

Principais cuidados: Não coloque a capa protetora no carro se o mesmo estiver muito sujo, pois o contato da capa com a poeira mais grossa pode riscar a pintura.

Também vale a pena investir em uma capa de maior qualidade e camada dupla - com exterior em plástico e interior com forração -, que não risque a pintura e também seja impermeável.

As capas protetoras mais indicadas são as de polietileno texturizado com forração total.

Enceramento com cera protetora

O enceramento com cera protetora garante maior proteção da pintura e da lataria do veículo, além de ser de fácil aplicação caseira e possuir um bom custo-benefício.

Principais cuidados: Dê preferência às ceras com proteção UV, que, além de minimizarem a ação dos raios solares, também garantem a proteção contra os efeitos da chuva ácida, dejetos de animais e seivas de plantas.

Envelopamento transparente

O envelopamento transparente aplica um adesivo feito em PVC, que funciona como uma película protetora contra danos à pintura do carro, riscos e até mesmo batidas leves.

A durabilidade dos adesivos depende do quanto o carro é exposto ao sol e à chuva. Produtos mais simples duram de 2 a 3 anos, enquanto que adesivos de maior qualidade podem durar até 12 anos, segundo os fabricantes.

Principais cuidados: O serviço só deve ser realizado por profissionais em estética automotiva e a cor do carro só pode ser alterada em até no máximo 50%, respeitando o limite permitido pela legislação vigente do Detran.

Alterar a cor sem informar o Departamento Estadual de Trânsito é considerada infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos na CNH.

Cristalização automotiva

A cristalização automotiva é um processo de descontaminação e revitalização à base de teflon, que garante proteção à pintura contra a ação de chuvas pesadas e raios UV, mantendo aquele brilho de carro novo por até 6 meses.

Principais cuidados: O serviço deve ser realizado por profissionais, com produtos específicos e ferramental adequado.

Espelhamento automotivo

Muito semelhante a um polimento cristalizado, o espelhamento automotivo ainda possui efeito reparador, capaz de diminuir leves riscos e imperfeições, além de realçar o brilho da pintura.

Principais cuidados: Em alguns casos, o processo de espelhamento precisa desgastar o verniz da pintura para, só então, aplicar os produtos químicos próprios. Por isso, este serviço só pode ser feito por profissionais e, no máximo, a cada dois anos.

Vitrificação automotiva

Além de devolver aquele brilho de carro novo, a vitrificação automotiva é o processo de estética automotiva profissional que garante máxima proteção à pintura do carro contra raios UV, a ação corrosiva da chuva ácida, as seivas das árvores e os dejetos de animais.

Segundo os aplicadores, um carro bem cuidado dificilmente terá de realizar mais de uma vitrificação num intervalo de três anos.

Principais cuidados: Por se tratar de um serviço delicado de estética automotiva profissional, a vitrificação automotiva só deve ser realizada por profissionais, com produtos específicos e ferramental adequado, a fim de evitar danos irreparáveis à pintura do carro.

+ Vitrificação Automotiva: o que é, preço e 5 cuidados

Lavar o carro corretamente

Antes de mais nada, é fundamental entender que uma lavagem mal feita pode ser a inimiga número um da pintura do carro.

Não adianta investir em processos de estética para proteger a pintura e lavar o carro em lava-rápidos de rolo.

O modo como a lavagem é realizada também é importante. As famosas “duchas grátis” podem sair caro, justamente pelos estragos que podem gerar à pintura.

Grande parte dos riscos e hologramas na pintura do carro são causados pelo uso indevido de panos de algodão grosso no lugar de panos de microfibra.

Os produtos utilizados durante a lavagem automotiva também são de suma importância. Jamais deve-se utilizar desengraxantes, querosene ou qualquer outro produto abrasivo na lataria do carro. O ideal é utilizar xampu neutro em lavagens caseiras.

Ainda assim, o mais indicado é entregar o carro nas mãos de profissionais na hora de realizar serviços de estética no seu carro, a fim de proteger a pintura e prolongar sua durabilidade.

Procure por centros automotivos especializados em estética automotiva profissional, questione quais são os produtos e materiais utilizados durante os processos e, acima de tudo, exija garantia sobre todo e qualquer serviço realizado em seu carro.

Dessa forma, você confere a procedência do serviço, fica livre de preocupações desnecessárias e realmente investe no que vale a pena em relação aos cuidados que seu carro merece.

Fonte: Mix Auto Center 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.