entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mercado esboça estabilidade e exportações crescem

Apesar da quenda nas vendas em relação ao ano passado, as exportações aumentaram 17,3% no primeiro semestre

06/07/2015 - Gabriel Aguiar / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Hoje (6), a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou os números de mercado do mês de junho e do primeiro semestre do ano. Apesar da produção seguir em queda, o número de emplacamentos se manteve estável em relação ao mês de maio, enquanto as exportações cresceram 17,3% na primeira metade do ano em relação ao mesmo período do de 2014.

Equilíbrio

Em junho deste ano os emplacamentos caíram apenas 0,2% quando comparado ao mês anterior. “Nós tivemos um equilíbrio em relação às vendas maio. Mesmo com um dia útil a mais em junho, os números praticamente se mantiveram”, explicou Luiz Moan, presidente da Anfavea. Entretanto, apesar da estabilização, foram comercializados 1.271.989 veículos leves nos seis primeiros meses de 2015, contra as 1.584.916 unidades vendidas nos mesmo período do ano anterior - o que representa uma queda de 19,7% dos emplacamentos.

Alta nas exportações

O ponto de maior crescimento diz respeito às exportações, que subiram 19,7% em junho deste ano quando comparado ao mês de maio e alcançaram uma melhora de 103,9% quando comparado a junho do ano passado. Com isso, o primeiro semestre de 2015 acumula uma melhora de 17,3% das exportações em relação ao mesmo período de 2014.

“Nas exportações colecionamos números positivos graças aos esforços realizados pelo setor desde o final do ano passado. México, Peru e Chile foram os países que possibilitaram esse aumento significativo e em junho tivemos a melhor marca de exportações dos últimos 20 meses”, disse Moan.

Mais importações e produção em queda

 As importações tiveram aumento em junho, com alta de 1,6% em relação ao mês de maio, porém, com uma redução de 29,9% em relação a junho de 2014. Entretanto, a produção de veículos leves diminuiu 12,4% no sexto mês deste ano quando comparada a maio deste ano.

A redução também colaborou para a queda de 17% na produção de veículos na primeira metade de 2015 comparada ao mesmo período do ano anterior. “A queda está refletindo o mercado. Com menos compras e aumento dos estoques, a produção é impactada”, afirmou Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea.

 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.