19/08/2013 - Aline Dumelle (Fotos: Divulgação e iCarros) / Fonte: iCarros
Existe um índice oficial para medir a facilidade e o custo do reparo dos modelos vendidos no mercado brasileiro. O Índice Car Group, desenvolvido pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que elenca os modelos de acordo com uma pontuação que vai de 10 a 50 e, quanto menor a nota, melhor o lugar do modelo no ranking. Para elaborar a lista, os modelos são avaliados em testes de impacto a 15 km/h, com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira dianteira dos modelos - princípios estabelecidos pela norma internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repair).
Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo do Instituto onde são estudados os danos, a facilidade no reparo e o custo das peças danificadas. Em julho, o Citroën C3 conquistou o primeiro lugar no ranking com 14 pontos, seguido pelo Toyota Etios hatch, que fez 15 pontos na avaliação. Para classificar as peças mais baratas entre os veículos de entrada, o iCarros pesquisou o preço de alguns equipamentos entre julho e agosto deste ano com as assessorias de imprensa e cerca de duas concessionárias de cada montadora na cidade de São Paulo. Para este levantamento, foram pesquisados os itens mais comuns que necessitam de reparo em caso de acidentes: faróis, lanternas traseiras, retrovisores laterais, para-choque traseiro, filtro de ar, amortecedores dianteiros, pastilhas de freio, filtro de óleo, filtro de combustível, capô, jogo de velas e jogo de palhetas do limpador de para-brisa.
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