entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Venda de veículos em queda volta a nível de 2008

Licenciamentos de veículos caem 26,7% em fevereiro e retomam volume de seis anos atrás, segundo a Anfavea

05/03/2015 - Anamaria Rinaldi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O mês de fevereiro terminou com um cenário ainda mais preocupante para a indústria automotiva. Os licenciamentos tiveram uma queda de 26,7% em relação ao mês passado e de 28,3% em relação a fevereiro de 2014, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Em fevereiro, foram licenciados 185,9 mil veículos, contra 253,8 mil em janeiro. No mesmo mês do ano passado, foram 259,3 mil veículos. “Com esse volume, voltamos ao patamar de novembro de 2008. Recuamos de seis a sete anos”, afirma Luiz Moan, presidente da entidade.

Para ele, esse desempenho ruim é resultado do aumento da alíquota do IPI e da perda de confiança dos consumidores. “E a perda de confiança não se restringe aos veículos novos, mas também aos usados. Isso é preocupante para o desenvolvimento do setor”, alerta Moan.

As exportações também não mostram melhora, com redução de 7,2%. Foram exportadas 47,6 mil unidades em 2015, frente a 51,2 mil unidades no mesmo período do ano passado. “Ainda sentimos a queda do mercado da Argentina, que impacta diretamente nas nossas exportações”, destaca o presidente da Anfavea.

Produção cai para adequar estoques

Com as vendas em baixa, os estoques tendem a subir, situação que foi contornada com a redução na produção em fevereiro. Com 200,1 mil unidades no mês, a queda foi de 2,3% em relação a janeiro, que teve 204,8 mil unidades produzidas. Quando comparado a fevereiro de 2014, que teve 281,6 mil unidades, a queda chega a 28,9%.

Mas o resultado aparece no estoques, que subiram apenas de 325,2 mil unidades em janeiro para 329 mil unidades em fevereiro. “Houve um aumento de apenas um dia nos estoques, agora suficientes para abastecer  o mercado por 50 dias no ritmo atual de vendas”, diz Moan.

Com um cenário tão negativo, a Anfavea já divulgou que irá antecipar a revisão das previsões para o ano. “Normalmente isso ocorre m julho, mas faremos já no próximo mês neste ano, divulgando as novas previsões no início de abril. E já adianto que a redução será extremamente significativa em relação à produção e às exportações, com números menores do que o que fora previsto no final de dezembro”, aponta o presidente da entidade.

A previsão inicial para 2015 era de que a produção de automóveis e comerciais leves teria um aumento de 4,1%, fechando o ano com 3,27 milhões de unidades (foram 3,15 milhões de unidades em 2014). Já os licenciamentos deveriam permanecer estáveis, com valores próximos dos 3,5 milhões de carros de 2014. As exportações, por sua vez, cresceriam apenas 1% de acordo com estimativa da Anfavea, com os importados representando 16% do mercado em 2015, frente aos 17,7% em 2014.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.