entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sundown Motos quer dar a volta por cima

Com uma nova gestão, a marca quer voltar a figurar entre as primeiras forças no mercado de duas rodas

27/04/2011 - TEXTO: Aldo Tizzani (Infomoto) / FOTOS: Arquivo INFOMOTO e Divulgação / Fonte: iCarros

Crise mundial no final de 2008, problemas de fluxo de caixa, desentendimentos entre os sócios, além de alguns atritos com o fornecedor chinês. Estes foram os principais fatores que levaram a Sundown Motos ladeira a baixo. De terceira força do setor de duas rodas, a marca despencou para o quinto lugar no market share do segmento, com 0,90% de participação. Em 2010, a Sundown vendeu apenas 16.259 unidades. Neste período quem ganhou mercado foi a Suzuki (3,09%) e a Dafra (2,77%). Em ritmo de crescimento, a Kasinski também incomoda, e muito. No balanço do ano teve 14.439 motos emplacadas, o que representa 0,80% de participação de mercado.

O processo de reestruturação societária na qual a companhia se submeteu ao longo dos últimos meses registrou importantes desdobramentos nesta virada de ano. As empresas ESB (Edilson Binotto) e Phenix (Fernando Buffa) concluíram o processo de aquisição das ações do Fundo de participações Tophill e conjuntamente passaram a deter 78,28% do capital da Brasil & Movimento (detentora das marcas Sundown Motos e Sundown Bikes), tornando-se, desta forma, os novos controladores da empresa. A Holding Airumã com 14, 77% e a empresa SWN com 6,95% completam a sociedade.

Como Fernando Buffa, novo presidente da marca estava em viagem ao exterior, conversamos com Rodney Teruel Carvalho, diretor Comercial e de Marketing da Sundown Motos. Segundo a assessoria de imprensa da marca, o novo presidente da montadora deve convocar os jornalistas para uma coletiva de imprensa que deve acontecer ainda em maio.
 

INFOMOTO – A Sundown já foi a terceira força do mercado de duas rodas. O que a empresa pretende fazer para voltar a ocupar este posto?
Rodney Teruel Carvalho – Várias ações estão sendo tomadas. Gostaria de destacar algumas como, por exemplo, o fortalecimento da atual rede de concessionários, o credenciamento de novos concessionários, lançamentos de produtos com alta qualidade e tecnologia e ações de marketing que visão demonstrar os novos valores da “marca” perante aos clientes e fornecedores.
 

INFOMOTO – Haverá uma completa reformulação na linha de produtos?
Rodney Carvalho – Não, pois manteremos todos nossos atuais produtos em linha, uma vez que, os modelos possuem plena maturidade técnica e grande aceitação comercial. Reforçaremos nosso portfólio com novos produtos que atenderão outros nichos de mercado, ampliando significativamente a atuação da marca Sundown no segmento de duas rodas.
 

INFOMOTO – A Sundown terá novos fornecedores chineses, além da Qingqi?
Rodney Carvalho – A Sundown já possui novos fornecedores chineses, porém, vale ressaltar que todos os produtos Sundown são desenvolvidos e aprimorados por engenheiros da própria Sundown, o que nos permite dizer que nossos produtos são brasileiros como você.
 

INFOMOTO – Nesta nova fase, a Sundown manterá o centro de desenvolvimento de produtos na China?
Rodney Carvalho – Sim, nesta nova fase a Sundown priorizará a prestação de Serviços (Pós-Venda), inovações tecnológicas e design, para isso o centro de desenvolvimento de produtos da Sundown na China torna-se fundamental.
 

INFOMOTO – Quantas revendas a Sundown têm hoje? E quantas quer ter a médio/longo prazo?
Rodney Carvalho – A Sundown possui hoje 180 pontos de atendimento e terá ao final de 2012 mais de 300 pontos.
 

INFOMOTO – Como será a participação da Sundown no Salão Duas Rodas deste ano, que acontece em outubro?
Rodney Carvalho – Será nosso maior investimento em marketing no ano de 2011, este Salão Duas Rodas será muito especial para a “Nova Sundown”, estaremos em uma área de aproximadamente 1.000 m2, o que significará a maior participação da Sundown em sua história de eventos.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.