Duster, finalmente um rival pro EcoSport

SUV da Renault chega por R$ 50.900 para rivalizar com o utilitário da Ford

04/10/2011 - Fernando Pedroso, de Foz do Iguaçu (PR) / Fonte: iCarros

O Ford EcoSport, no mercado desde 2003, sempre reinou sozinho entre os utilitários esportivos pequenos. As fabricantes concorrentes até tentaram enfeitar minivans, peruas e hatches (como a própria Renault com o Sandero Stepway) para brigar com o inimigo, mas um rival de verdade só apareceu agora com o Renault Duster, que usa a plataforma do Sandero. A carroceria é de um típico SUV, grande e com apelo off-road, com para-lamas alargados que não negam o objetivo de fazê-lo parecer indestrutível no uso pesado.

A frente é exclusiva do modelo, com grade cromada e faróis de duas parábolas que quase não invadem as laterais. A traseira chama a atenção pelos ressaltos na tampa traseira e que acompanham o desenho das lanternas. As laterais são conhecidas, já que as portas são praticamente as mesmas do Sandero, apenas com um pouco mais de metal na parte de baixo.

Preços mais baixos para atrair os novos clientes

A Renault começa a vender o Duster por um preço mais baixo que o do Ford EcoSport, começando em R$ 50.900. O Ford custa R$ 54.790 na versão XL. A versão de entrada do Duster não tem nome, mas é a que tem para-choques pretos e rodas de aço de 16 polegadas. Também tem ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.

A versão Expression com motor 1.6 16V de 115 cv de potência com álcool custa R$ 53.200 e acrescenta para-choques pintados, rodas de aço estilizadas, barras no teto e airbag duplo, entre outros itens. A top de linha, e que a Renault espera ser a mais vendida, é a Dynamique, que parte de R$ 56.900 e tem freios ABS, rádio double-din, farois de neblina, rodas de liga-leve e outros itens.

Com motor 2.0 16V de até 142 cv de potência, o Duster é oferecido somente na versão Dynamique, que custa R$ 60.600, mas também pode ter ou o câmbio automático ou tração nas quatro rodas. Em qualquer um dos casos, o preço parte de R$ 64.600.

Bom porte e acabamento fraco

A vantagem do Duster sobre o EcoSport está no porte. Ele tem 4,31 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,67 m de entre-eixos. Respectivamente, as medidas do rival são 4,22 m, 1,73 m e 2,49 m. Mas clara está a vantagem no porta-malas, principal ponto fraco do EcoSport com seus 296 litros. O Duster 4x2 tem 475 litros e o 4x4 tem 400 litros. A diferença se dá em função da posição do estepe.

No lado de dentro, outra inspiração está na qualidade do acabamento, com excesso de plástico que alguns brinquedos podem se orgulhar de ter melhor textura e firmeza. Os forros das portas já são melhores, com puxadores com peças lisas, assim como o console central em "black piano". O couro (opcional de R$ 1.500) e o tecido foram bem escolhidos. A posição de dirigir é alta, mas o ajuste de altura do banco do motorista ajuda a encontrar a melhor maneira de guiar. O volante fica muito próximo ao painel, mas também tem ajuste de altura. Ficou devendo só o de profundidade.

No rápido trajeto do teste drive, o iCarros avaliou a versão 2.0 4WD em estrada e um trecho de terra. O SUV se comportou bem no asfalto, com o balanço típico dos carros mais altos. Na terra, passou tranquilamente e até com um certo conforto, graças à suspensão bem acertada.

A tração 4x4, acionada por um botão giratório fora do alcance das mãos nem precisaria ser acionada, mas se mostrou fácil de ser usada. Também foi avaliada a versão Dynamique 1.6, que tem um desempenho limitado para levar o carro de mais de 1.200 kg, mas também não decepciona. Na terra, passou com a mesma tranquilidade que o 4WD.

Mercado - a Renault espera que o mix seja dividido entre os motores 1.6 e 2.0, sempre com vantagem sobre a Dynamique, disponível com as duas opções. A 4WD, como acontece com o EcoSport, deverá ser a menos vendida. Com a chegada do Duster, a marca quer subir dos atuais 6,1% de participação do mercado para 6,8% até o final do ano. O sucesso do Duster está garantido, ao menos até a
chegada da nova geração do EcoSport, prometida para o próximo ano.

Viagem a convite da Renault
 
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro