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Em busca de status, Grand Siena cresce e aparece

Lançamento da Fiat quer dissociar imagem de sedã do Palio

23/03/2012 - Anelisa Lopes, de Santiago (Chile) / Fonte: iCarros

Ao mesmo tempo em que anuncia o recomeço da linha do sedã compacto da Fiat, o lançamento do Grand Siena marca o fim do conceito da família Palio. O desenvolvimento de um novo modelo para a categoria quer colocar um ponto final na longa trajetória que o veículo teve como versão sedã do compacto. Para ocupar o novo cargo, o veículo renasceu: está maior, mais equipado de série, mais espaçoso por dentro e passou a se chamar Grand Siena.

A partir da semana que vem, quem procurar pela linha do sedã compacto, vai encontrar quatro opções de configuração: Attractive 1.4, Essence 1.6 com câmbio manual e automatizado Dualogic, além da Tetrafuel 1.4 (movida a álcool, gasolina, ambos os combustíveis ou gás natural). Os preços partem de R$ 38.710, R$ 43.470, R$ 45.900 e R$ 48.210, respectivamente.

"Não fazia sentido existir três gerações do Siena em uma mesma linha. Por isso, a versão Fire deixou de existir, dando lugar à configuração EL, que mantém a carroceria atual e os motores 1.0 e 1.4", explicou o supervisor de marketing da Fiat Rodrigo Pereira. Para reposicionar as novas versões de entrada, a Fiat reduziu os valores para R$ 31.180 e R$ 33.300. Elas não ganharam novos equipamentos de série, somente direção hidráulica como opcional.

Visual agressivo e comportamento linear

A ideia de pôr fim à ideia de "família" se mostra na reformulação visual pela qual o modelo passou. O modelo cresceu 13 cm no comprimento e no entre-eixos, além de estar 5,3 cm mais largo e 6,1 cm mais alto. Há 47 novos componentes de estilo, que foram pensados em parceria pelo centro de estilo da Fiat na América Latina e na Itália.

Na parte da frente, o modelo recebeu um vinco sob o capô e uma divisão entre a parte superior e inferior. Os farois, mais inclinados, deixaram a dianteira mais agressiva, efeito que se repete com as novas lanternas. Para abrir o porta-malas, que ganhou 20 litros a mais na capacidade, chegando a 520 litros, é preciso apertar o logotipo da Fiat na tampa - o miolo para a chave finalmente foi aposentado, da mesma forma como é no Palio. Para abrir o compartimento, no entanto, é preciso enfiar unhas e dedos embaixo da tampa para levantá-la. Outra solução que deveria ser repensada para dar mais praticidade é a posição do ajuste dos retrovisores externos, na coluna A.

Em relação à mecânica, o Grand Siena passou a adotar um novo conjunto de suspensão, tanto na parte da frente, como na de trás. Conceitualmente, recebeu o mesmo sistema do Palio para as rodas dianteiras e do Punto para as traseiras, com o objetivo de dar mais estabilidade ao carro, uma vez que ele está maior. A relação de transmissão do diferencial, responsável pelas relações de marcha, também foi modificada em função da aerodinâmica e peso do veículo, que ganhou 18 quilos, chegando a 1.148 quilos na versão 1.6 Dualogic.

Durante a avaliação da versão com motor 1.4 Fire Evo (85 cv/88cv a 5.750 giros e 12,4 mkgf/12,5 mkgf a 3.500 rpm, com gasolina e álcool, respectivamente), o Grand Siena foi "abastecido" com quatro ocupantes que, por sinal, ganharam 1,6 cm a mais no espaço para cabeças e 8,8 cm na largura interna. O desempenho foi adequado ao conjunto mecânico que empurra o modelo: não mostrou preguiça na arrancada nem disposição exagerada para ganhar velocidade. A transmissão manual de cinco velocidades está precisa: não está com folga nem áspera durante as trocas, chegando a uma boa sintonia com o motor.

Efeito custo-benefício

O apelo "mais equipamento por menos preço", inaugurado pela chinesa JAC e seguido pela Nissan, chegou à linha do Grand Siena. Na versão mais barata, o modelo sai de fábrica com freios ABS, airbag duplo, desembaçador traseiro, direção hidráulica, farois de neblina, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos. Opcionalmente, recebe ar-condicionado, sensor de chuva, de estacionamento e, a partir de maio, teto solar elétrico. 

Com o lançamento, a Fiat pretende tomar a liderança do segmento, ocupada pelo VW Voyage atualmente, com uma média de 6.000 carros vendidos ao mês. "A expectativa é que cheguemos à marca de 10 mil unidades mensais em seis meses, contabilizando 6.000 modelos Grand Siena - sendo 70% para a versão mais barata - e 4.000 da versão EL", calcula o supervisor de marketing. A garantia do Grand Siena permanece com um ano e, por enquanto, não há tabela de revisão com valor fixo.

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