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LR multiplica Discovery4 e Range Rover Sport por oito

Novo câmbio de oito marchas aumenta versatilidade do Discovery 4 e do Range Rover Sport

17/05/2012 - Thiago Moreno, de Monte Mor (SP) / Fonte: iCarros

A Land Rover apresentou a linha 2012 dos modelos Discovery 4 e do Range Rover Sport. A principal novidade fica por conta da transmissão automática de oito velocidades, desenvolvida para melhorar a eficiência, o consumo e o conforto, já que, com mais marchas, o motor pode trabalhar em rotações mais baixas. Por falar nele, o 3.0 SDV6 biturbo, capaz de entregar 256 cv de potência, também foi atualizado para receber o diesel S50. De olho nas definições sobre o novo regime automotivo e a estabilização da cotação do dólar, o fabricante ainda não divulgou os preços dos modelos, que chegam às lojas na próxima semana.

No asfalto ou fora dele, o LR cumpre sua missão

É quando o asfalto acaba que os Land Rover mostram que é possível levar a realeza britânica até os lugares mais inóspitos do planeta. Em um percurso rodoviário e off-road, tanto o Discovery 4 como o Range Rover Sport mostraram desempenho semelhante: pouco caso do porte no asfalto e habilidade no fora-de-estrada para deixar muito utilitário esportivo com vergonha.

O câmbio de oito marchas é responsável por um condução suave, sem tranco entre as mudanças. As quatro primeiras marchas são mais curtas, para otimizar a performance urbana, enquanto as duas seguintes são longas; tanto a sétima como a oitava, por sua vez, atuam como overdrive para otimizar o consumo e diminuir o ruído a bordo. A 120 km/h, o motor gira a 1.800 rpm. No trânsito, a transmissão troca constantemente as velocidades para se adequar ao giro do motor e deixar a rotação baixa, sem permitir que o bloco perca o ânimo. O consumo anunciado pelo computador de bordo do Range Rover Sport foi de 15 km/l na estrada.

É fora do asfalto, no entanto, que os motoristas se divertem. Com o sistema Terrain Response de condução, os modelos transpõem obstáculos, como inclinações laterais de 33 graus e travessia na água a até 70 cm. A tecnologia controla diversas funções do veículo para oferecer o melhor e mais seguro desempenho do carro no fora-de-estrada. A atuação é feita desde os bloqueios de diferenciais na tração integral até o acionamento dos freios ABS para auxiliar o sistema de tração. Com o Hill Descent Control (DSC), presente em ambos os carros, é possível vencer declives sem precisar pisar no freio. Tudo é controlado eletronicamente.

O Range Rover Sport mede 4,8 m de comprimento, 2,1 m de largura e 1,8 metro de altura. As rodas de 20 polegadas são calçadas por pneus 275/40. O Discovery 4 possui as mesmas dimensões, exceto pela altura, que ganha 10 cm. Enquanto o primeiro leva cinco ocupantes, o segundo pode levar até sete passageiros com conforto.

A lista de equipamentos de série destes gigantes é proporcional ao tamanho da carroceria. No Discovery 4 e no Range Rover Sport, além dos tradicionais equipamentos de conforto e segurança, há sistema de entretenimento com duas telas nas costas dos bancos dianteiros, dois fones de ouvido sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas e console central com geladeira (nada a ver com os compartimentos resfriados pelo ar-condicionado).

Teste-drive a convite da Land Rover

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