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GM estreia Sonic hatch e sedã

Sonic é lançado na carroceria hatch e sedã com motor de 1,6 litro e câmbio manual ou automático

29/05/2012 - Anelisa Lopes, de Búzios (RJ) / Fonte: iCarros

Na BR-124, sentido Rio de Janeiro - Búzios, as tentativas de ultrapassagem reproduziam a situação viviva pela GM do Brasil. Vistos pelo retrovisor, Astra, Classic e Corsa ficavam atrás do mais recente lançamento da marca no País, o Sonic. Os já extintos modelos - com exceção do Classic, que ainda sobrevive no mercado - finalmente entraram para a história, graças à série de lançamentos para atualização da linha do fabricante, iniciada com o sedã Cruze, no final do ano passado.

"Não temos objetivo de destacar esta renovação da linha, já que, quando deseja um novo carro, o comprador vai atrás de um modelo específico. Vamos trabalhar lançamento por lançamento", explica Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil. O Sonic é o terceiro modelo apresentado em 2012, depois da picape S-10 e do hatch Cruze Sport6. Nas carrocerias hatch (265 l no bagageiro) e sedã (477 litros de capacidade no porta-malas), o modelo parte de R$ 46.200 e R$ 49.100, respectivamente.  

Em ambas carrocerias, há um novo motor de 1,6 litro 16V Ecotec6, de 116cv/120 cv de potência e 15,8 mkgf/16,3 mkgf de torque. A transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou automática de seis. A direção é hidráulica. Há duas versões disponíveis: LT e LTZ. Desde a básica, o Sonic sai da linha de montagem com ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, freios ABS com EBD, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro. A LTZ soma sensor de estacionamento, faróis de neblina, apliques cromados, rodas de liga leve de 16 polegadas e controle do rádio no volante. 
Sul-coreano, Sonic é vendido em 100 países
À primeira vista, surge uma dúvida: o Sonic segue um estilo carismático, típico dos asiáticos, ou esportivo, tendência incorporada pelos lançamentos apresentados? O design do modelo transita entre os dois opostos. Fabricado pela GM Coreia (a planta do México destina toda produção do Sonic aos Estados Unidos), o modelo se diferencia mais pela traseira que pela dianteira. Na parte de trás, dois círculos fazem as vezes de lanterna. Quando acionada, a luz de freio preenche metade delas. 
Na cabine, as atenções se voltam ao painel. Pequeno, mas funcional, o equipamento destaca o conta-giros, enquanto o velocímetro é digital. No console central, CD player e ar-condicionado se dvividem. No revestimento interno das portas, percebe-se uso exagerado de plástico e algumas peças mostraram encaixe frágil, como a junção entre a coluna A e o forro do teto, que pode ser facilmente desprendido - muito do ruído vindo da rodagem pode ser creditado ao pouco isolamento acústico. Com 2,52 metros de entre-eixos (hatch e sedã), o Sonic carrega quatro adultos - caso os dois da frente mandem os bancos todo para trás, porém, as pernas dos passageiros traseiros precisam se encolher. 
Pertecente ao segmento de hatches/sedãs premiuns, o modelo faz frente ao Honda Fit/City e ao Ford New Fiesta hatch e Sedan. É com o novo motor de 1,6 litro 16V CVVT bicombustível, no entanto, que o Sonic vai fazer diferença no mercado. Durante a avaliação em área urbana, a versão hatch mostrou agilidade para sair e retomar velocidade, mesmo com quatro ocupantes no veículo. Na estrada, o motor trabalhou cheio, sem mostrar esforço para chegar à velocidade de 100 km/h, velocidade que estacionou o ponteiro do velocímetro nos 3.000 giros. O coletor de admissão variável permite desenvolvimento máximo do motor tanto em baixa como em alta rotação.
As mudanças da transmissão automática de seis velocidades, que equipava a versão do teste drive, reagem rapidamente e não deixam "buraco" no avanço de velocidade. O motorista pode fazer as trocas manualmente, por meio de um pequeno botão ao lado esquerdo da alavanca. O câmbio manual de cinco velocidades, por sua vez, oferece performance mais suave. O conjunto da suspensão é firme e não causou incômodo aos passageiros.
Lançamentos a caminho - de acordo com Marcos Munhoz, a GM ainda programa a chegada de mais modelos inéditos, sem contar a minivan Spin, que vai substituir Meriva e Zafira, para 2012. "Para o salão, há mais três surpresas, mas não serão para venda imediata", diz o executivo.
Confira os preços do Sonic:
LT 
hatch: R$ 46.200 (m)
sedã: R$ 49.100 (m)
LTZ
hatch: R$ 48.700 (m) - R$ 51.500 (a)
sedã: R$ 53.600 (m) - R$ 56.100 (a)
Viagem a convite da GM


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