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Polo I-Motion troca as marchas para você

ASG traz a comodidade de uma caixa automática por um preço mais acessível para uma demanda crescente

29/07/2009 - Thiago Moreno, de Atibaia (SP) / Fonte: iCarros

São três posições, sendo o neutro (N) à direita e a ré (R) atrás dela. Com a alavanca no centro, o modo drive (D) é selecionado e, com um toque para esquerda, o câmbio entra no modo manual (M). Nesse modo, empurra-se a alavanca para frente, para avançar, e para trás para reduzir as marchas. O botão S é acionado apenas no modo drive e permite que motor use giros mais altos antes de o câmbio trocar de marcha, o que proporciona uma condução mais esportiva.
 
Num percurso de cerca de 80 km entre os municípios de Atibaia e Amparo, no interior paulista, o Polo I-Motion foi testado em estrada de alta velocidade, trechos de serra e perímetros urbanos de baixa velocidade. Na cidade, com o acelerador levemente acionado, as trocas se dão em torno de 2.000 giros e de modo suave. Perceptível, mas suave. Na estrada, o carro embala rápido, graças às engrenagens reduzidas e mantém a velocidade de 120 km/h a pouco mais de 3.000 giros. Segundo a VW, apesar da troca das engrenagens e do peso extra, a aceleração de 0-100 km/h em 11,3 s do Polo I-Motion é apenas 0,1 s mais lenta que a do carro com câmbio manual.
 
O trecho de serra foi onde a atuação do câmbio ASG foi mais exigida, com aclives e declives, curvas fechadas, reduções e ultrapassagens. Ainda não é melhor que o câmbio manual, mas a caixa automatizada da VW respondeu rapidamente aos comandos no modo manual e no modo drive, com o botão Sport acionado, as reduções se davam mais cedo, enquanto as trocas para marchas superiores se davam apenas próximas ao limite de giro do motor, cerca de 6.500 rpm. O ASG só não responde aos comandos no modo manual quando identifica que o giro está muito baixo para se avançar a marcha maior ou muito alto para se reduzir.
 
O volante multifuncional com borboletas para troca de marchas é opcional e custa R$ 470, mas só é oferecido se o carro possuir o rádio de fábrica, que, dependendo da versão, é de série, mas, adquirido separadamente, custa R$ 800. Ou seja, R$ 1.270 para se ter o mesmo volante do Passat CC.
 
Essa peça adiciona mais uma função ao câmbio: mesmo no modo drive (automático), o motorista pode acionar o câmbio pelas borboletas, reduzindo as marchas para uma ultrapassagem, por exemplo. A caixa entra em modo manual e, oito segundos depois, volta ao modo drive sozinha. Numa situação em que se reduza a marcha, mas não se consiga fazer a ultrapassagem, permanecendo na marcha reduzida, o câmbio aguarda até que a troca por uma engrenagem superior seja feita, ou então o motorista pode sair desse modo manual ‘temporário’ pressionando a borboleta com a inscrição ‘OFF’.
 
Viagem feita a convite da Volkswagen

 

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