entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

SP: O que esperar no Salão do Automóvel

Veja os principais lançamentos que estarão no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas no dia 30

23/10/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo terá mais de 500 carros expostos de 41 marcas, sendo 150 lançamentos. Com tantas novidades, é possível notar uma tendência. Essa promete ser a edição dos aventureiros.

Serão apresentadas versões com visual fora de estrada de carros já existentes, além de novos modelos off-road. Veja a seguir as principais novidades que estarão presentes no Anhembi divididas por marcas e que poderão ser vistas de perto nos 11 dias do evento, que vai de 30 de outubro a 9 de novembro.

Audi

A Audi irá expor a nova geração do esportivo TT na versão conversível Roadster, apresentada no mês passado na Europa. As vendas no Brasil terão início no primeiro semestre de 2015, junto com a versão cupê - que não deve estar no Salão. A marca também irá mostrar os conceitos Urban – modelo para duas pessoas com configuração 1+1 - nas carrocerias cupê e conversível. Ambos foram exibidos pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2011. Completa a lista de novidades o carro de corrida R18 e-tron. É aguardada ainda a participação do S1, versão apimentada do hatch A1.

BMW

Outra alemã, a BMW, irá apresentar o X4 e o M4. O X4 é um crossover derivado do X3 – mesma estratégia usada no irmão maior X6, que deriva do X5 e também deve aparecer no estande da marca no Salão de São Paulo. A expectativa é que as vendas do X4 e do X6 no Brasil comecem nos primeiros meses de 2015. Já o M4 desembarca no País na versão conversível Cabrio ainda neste ano. O Coupé deve chegar só em meados de 2015, ambos com poucas unidades. Além disso, serão expostos os modelos da família ecológica i, o compacto elétrico i3 e o superesportivo híbrido i8. Ambos estão à venda no Brasil desde setembro, o primeiro com preços a partir de R$ 225.950 e o segundo apenas sob encomenda.

Chery

A Chery terá em seu estande o Celer nacional, que recebeu um facelift, e o compacto QQ, que ganha nova geração. Ambos serão fabricados na planta de Jacareí em 2015. A marca irá mostrar também o sedã Arrizo 7 e a nova geração do utilitário Tiggo. Têm presença confirmada ainda os conceitos New Generation e α (lê-se “alpha”).

Chrysler

A Jeep terá duas novidades no Salão: a nova geração do Cherokee, incluindo a versão Trailhawk que chega às lojas no final do ano, e o SUV compacto Renegade, que será fabricado no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2015 na planta do Grupo Fiat-Chrysler em Goiana (PE). O Renegade será o primeiro Jeep nacional desde o antigo Willys, feito por aqui entre os anos 1950 e 1980. Além disso, será apresentada a versão AWD (com tração integral) do Dodge Journey.

É esperado também que o estande da Chrysler conte com a presença do facelift do Durango, que deve chegar às lojas brasileiras ainda neste ano, e dos muscle cars Dodge Charger e Challenger, embora a fabricante não confirme a exibição de nenhum dos modelos. Especula-se até que o Charger e o Challenger possam ser importados oficialmente para o Brasil para brigar com o Chevrolet Camaro.

Chevrolet

As principais novidades da Chevrolet nesta edição serão a versão aventureira da Spin, chamada Activ, e o facelift do Cruze. As vendas dos dois modelos devem começar em novembro, após o Salão. A marca também terá em seu estande a sétima geração do Corvette, que infelizmente virá ao Brasil apenas para exibição no evento. A Chevrolet não tem planos de importar oficialmente o Corvette Stingray para o País.

Citroën

A principal atração no estande da Citroën será a nova geração do C4 Picasso, além do conceito C4 Cactus, que exibe linhas a serem adotadas nos futuros lançamentos da marca. Deverá ser exposto ainda o Grand Picasso. A fabricante de origem francesa mostrará também a reestilização do compacto esportivo DS3. A linha DS, aliás, contará com a presença do SUV DS6, da versão Racing do DS3 Cabrio e do DS5 Faubourg Addict. A vinda do DS3 Cabrio e do DS6 ao Brasil ainda está em estudo, de acordo com a Citroën.

Fiat

Uma das principais atrações da Fiat será o 500 Abarth, versão apimentada do compacto que deve chegar às lojas brasileiras em novembro. Será exposto também um 500 com motor elétrico, o 500e. Completa a lista de novidades o conceito FCC4 e o novo Uno, que foi lançado no País no mês passado.

Ford

A Ford irá concentrar suas atenções na nova geração do Ka, que chegou recentemente às lojas. As novidades ficam por conta do lançamento do Fusion 2015, que agora incorpora cintos de segurança traseiro infláveis, e do Edge Concept, modelo exposto nos salões de Detroit e Genebra que apresenta as linhas futuras do crossover. Por fim, a marca confirmou a presença do Mustang nas versões fastback e conversível. Especula-se que o Mustang será importado oficialmente para o Brasil a partir de 2015, embora a Ford não confirme a informação. Em comemoração aos 50 anos do esportivo, será exposto também um modelo de 1968. Quem for ao Salão talvez encontre também as versões esportivas ST do Fiesta e do Focus, que foram flagradas em testes no Brasil.

Geely

A chinesa Geely fará neste ano sua primeira participação no Salão de São Paulo, onde irá apresentar a versão hatch do EC7 (vendido atualmente no Brasil na carroceria sedã) e o aventureiro GX2, modelo baseado no compacto GC2, já oferecido no País. A Geely irá mostrar ainda o SUV EX7 e um carro-conceito híbrido cujas linhas antecipam o visual dos próximos lançamentos da marca.

Honda

O destaque da Honda será o SUV compacto HR-V - chamado Vezel no Japão -, que irá brigar com Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker. O modelo será exposto no Salão ainda como protótipo e deverá ser lançado no primeiro semestre de 2015, sendo fabricado na planta de Itirapina (SP). A Honda também deverá apresentar a reestilização do CR-V, ainda sem data para ser lançada no País, e a versão esportiva Civic Si, que retorna ao mercado brasileiro neste mês. Outro destaque no estande da marca japonesa será o protótipo NSX,um esportivo que usa o logotipo da marca Acura lá fora.

Hyundai

As principais novidades no estande da Hyundai devem ficar por conta do utilitário compacto ix25, que pode chegar às lojas brasileiras ainda no primeiro trimestre de 2015 e até ser fabricado no Brasil, e da nova geração do sedã de luxo Genesis.

JAC

A chinesa JAC reserva seis novidades para esta edição do Salão. Uma delas é a chegada de dois novos utilitários: o T6, que começa a ser vendido no País ainda neste ano, e o T5, previsto para chegar às lojas brasileiras na segunda metade de 2015. O T5, de dimensões menores, será o primeiro carro da JAC a adotar câmbio automático. Outro destaque será a reestilização do sedã J5. A marca chinesa apresentará também o compacto J2 e a minivan J6 equipados com motor flex sem o tanquinho de partida a frio. Fecha a lista o JAC IEV, um sedã J3 Turin 100% elétrico vendido na China.

Jaguar

A Jaguar trará ao Brasil o sedã XE, que está previsto para ser lançado no País na segunda metade de 2015 e deverá ser fabricado na futura planta do grupo Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ). O XE chega para ocupar o posto de modelo mais em conta da marca de luxo, brigando com BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4.

Kia

A Kia terá dois lançamentos, a reestilização do SUV médio Sorento e da minivan Carnival. Além disso, a marca irá expor o Soul EV, uma versão elétrica do crossover cuja segunda geração chegou ao mercado brasileiro recentemente, e o Optima Híbrido 2.0.

Land Rover

A britânica Land Rover irá expor o Discovery Sport, um utilitário compacto que irá ocupar o lugar do Freelander 2, Ele será lançado no Brasil no primeiro semestre de 2015 e deverá ser fabricado junto com o XE na futura planta do grupo Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ).

Lexus

Divisão de luxo da Toyota, a Lexus confirmou a participação do NX no Salão, SUV compacto previsto para ser vendido no Brasil a partir de março de 2015. Quem se interessar já pode até fazer um pré-cadastro. As reservas terão início no evento paulista. Além do NX, a fabricante irá expor o cupê RC F, cuja comercialização em território nacional não foi confirmada pela marca.

Lifan

Outra fabricante chinesa a marcar presença no Salão será a Lifan, que apresentará o sedã 530, cujas vendas tiveram início neste mês. A marca exibirá ainda o crossover X50, que tem lançamento confirmado para o próximo ano, e o sedã médio de luxo 820, que virá para medir a recepção do público, podendo ser vendido no Brasil futuramente.

Mercedes-Benz

A alemã Mercedes-Benz reserva uma série de novidades, como a chegada da perua C180 Estate (as vendas devem começar em novembro), do S63 AMG Coupé e do facelift do CLS 63 AMG. Também estará no estande o utilitário compacto GLA, que começou a ser vendido no País neste mês. A fabricante anunciou que apresentará ainda um novo motor, provavelmente hibrido, chamado E400. O facelift do Classe B, previsto para desembarcar no Brasil em 2015, não estará no Salão.

Mini

A Mini deverá mostrar toda a sua linha de produtos na nova geração, apresentada em junho apenas para o hatch nas versões Cooper e Cooper S. Agora, serão lançados novos modelos - como o Countryman e a linha esportiva John  Cooper Works - e novas opções de motorização. As novidades devem chegar às lojas brasileiras em 2015.

Mitsubishi

A Mitsubishi irá expor o Outlander híbrido, lançado no Brasil no mês passado, o Pajero TR4 O’Neill, uma edição limitada a 600 unidades, e o Lancer nacional, que chega às lojas em novembro, fabricado em Catalão (GO). A marca irá mostrar também o modelo de rali ASX R, desenvolvido pela Ralliart, sua divisão de alta performance.

Nissan

Uma das principais atrações no estande da Nissan será o superesportivo GT-R, cuja produção está limitada a 1.000 unidades por mês. Sua comercialização no Brasil ainda não foi confirmada pela marca. A Nissan também deverá apresentar o facelift do sedã Versa. Outras novidades confirmadas são a estreia mundial de um jipinho conceito - que deverá dar origem a um SUV fabricado em Resende (RJ) a partir de 2016 - e uma versão especial do March para homenagear os Jogos Olímpicos de 2016. Muito aguardada, a divisão de luxo Infiniti não deve marcar presença nesta edição do Salão. Os planos para o Brasil foram adiados em função da atual situação econômica do país.

Peugeot

A francesa Peugeot deve atrair olhares com o utilitário compacto 2008, que será fabricado no Brasil na planta de Porto Real (RJ). O modelo chega às lojas ainda no primeiro semestre do próximo ano para brigar no segmento do Ford EcoSport. O SUV será exposto também na versão HYbrid Air, com motorização híbrida, e na DKR, preparada para competições de rali. É esperado também o 208 GT, uma versão apimentada do hatch com visual igual ao GTi europeu. O 208 terá ainda duas versões conceito, chamadas Natural e Urb, ambos projetos 100% brasileiros.

Porsche

Dona de um dos estandes mais concorridos do Salão, a Porsche irá expor o icônico 911 nas novas versões Targa 4S e Turbo S Cabriolet - o conversível ocupa hoje o posto de carro mais caro da marca no Brasil. Serão apresentados ainda os modelos Boxster e Cayman na versão GTS e o Panamera S E-Hybrid. Completa a lista a reestilização do SUV Cayenne, que deve estrear por aqui nos primeiros meses de 2015.

A Porsche também terá em seu estande o superesportivo híbrido 918 Spyder - o carro de rua mais potente já produzido pela fabricante - e o bólido de corrida 919 Hybrid, representante da marca no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), cuja última será etapa disputada no Autódromo de Interlagos no dia 30 de novembro.

Renault

A francesa Renault também terá diversos lançamentos no Salão. Um deles é a nova geração do Duster, apresentada pela subsidiária romena Dacia em setembro do ano passado durante o Salão de Frankfurt. Outro destaque é o Sandero na versão aventureira Stepway, oferecida no País com o visual antigo até o início deste mês. Agora, ela também passa a ser vendida com a mesma frente da nova geração do hatch, apresentada em julho. A marca deve expor ainda o sedã Fluence reestilizado.

Smart

Pertencente ao grupo Mercedes-Benz, a Smart irá apresentar o compacto Fortwo com propulsão elétrica. A empresa confirma que o modelo será vendido no Brasil, mas a data ainda não está definida. É esperado também que o carrinho de uso urbano seja exibido em São Paulo em sua nova geração, que deve chegar às lojas brasileiras no próximo ano.

Subaru

O destaque da Subaru será a apresentação da nova geração do sedã WRX e sua versão esportiva WRX STI. Ambos os modelos começam a ser vendidos por aqui entre maio e junho do próximo ano.

Suzuki

A Suzuki deve apresentar a nova geração do utilitário SX4, chamada S-Cross, que está maior. O S-Cross não deve aposentar seu antecessor, que seguirá à venda no Brasil, assim como acontece na Europa.

Toyota

Sem muitos lançamentos previstos, a Toyota deve expor o esportivo GT86, desenvolvido em parceria com a Subaru. Sua importação para o Brasil ainda está em estudo. A marca japonesa irá mostrar também o Etios 2015, lançado no mês passado.

Volkswagen

A Volkswagen também entra na onda das versões aventureiras com o Cross up!, versão do compacto com visual fora de estrada. A marca irá mostrar ainda o sedã Jetta reestilizado, que será fabricado na planta de São Bernardo do Campo a partir do segundo semestre 2015 para complementar a importação do México. A lista inclui também a família Fox renovada, que agora exibe as mesmas mudanças apresentadas no hatch em agosto. Estão confirmadas as peruas SpaceFox e Space Cross, mas o CrossFox também pode dar as caras no Salão. Com 13 novidades prometidas, a Volkswagen antecipou que terá ainda em seu estande a versão Surf da Saveiro, a picape média Amarok com o pacote Dark Label e o conceito Fox Pepper, opção com visual mais esportivo.

Volvo

O lançamento mais aguardado da Volvo é a nova geração do XC90, utilitário de luxo que deve chegar às lojas brasileiras no próximo ano. Vale lembrar que a série especial de lançamento First Edition, limitada a 1.927 carros (em homenagem ao ano de fundação da marca), teve 11 unidades reservadas por brasileiros.


 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.