entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

A3 Sedan 2.0 ou Passat 2.0? O motor é o mesmo

Com porte e propostas bem diferentes, Audi A3 Sedan e 2.0 e o Volkswagen Passat compartilham motor e câmbio

16/05/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Quem está no mercado atrás de um Audi A3 Sedan procura, na maioria dos casos, a versão 1.4 flex, recém-apresentada e que briga com modelos como o VW Jetta TSI, BMW Série 3 de entrada ou até mesmo um Toyota Corolla completo. Volkswagen Passat? Dificilmente. O principal motivo é que o modelo da Volkswagen é maior e voltado para um público mais maduro. Porém, o A3 Sedan Ambition 2.0 custa R$ 147.990 e está mais próximo do Passat Highline2.0 do que se imagina. Na versão mais cara, o sedã da VW custa R$ 159.290. E tem mais: motor e câmbio são os mesmos. Mas, entre os dois, com qual você deveria ficar?

Leia mais:
Audi A3 Sedan 1.4 encara o Toyota Corolla
Confira o que mudou com a nacionalização do A3 Sedan
Oitava geração do VW Passat chegou em janeiro

A3 Sedan é para quem busca emoção

O sedã traz de série nessa configuração itens como direção elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas, rodas de aro 17, bancos de couro com regulagem elétrica, faróis bixenônio, teto-solar elétrico, luzes de neblina, sensor de estacionamento traseiro, freio de mão elétrico, start/stop, controles de tração e estabilidade e sete airbags no total. O modelo das fotos estava equipado com a central multimídia MMI Plus, que acrescenta também navegação por GPS, mas eleva o preço total do carro em R$ 14 mil.

O motor 2.0 é sobrealimentado e roda apenas com gasolina. O conjunto entrega 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Aliado ao propulsor está uma transmissão de dupla embreagem com seis marchas. Assim, a Audi declara que a aceleração do A3 Ambition se dá em 6,9 segundos com velocidade máxima de 250 km/h.

Pequeno e com motor de sobra, o A3 Sedan é um carro que instiga o motorista a pisar mais fundo e usar o modo Sport de condução com mais frequência. A direção elétrica responde rápido ao volante e, ao contrário da versão 1.4, manteve a suspensão independente na traseira, garantindo mais segurança em curvas, mesmo em velocidades mais elevadas e em pavimentos irregulares. O acerto do sedã está mais para estabilidade e a contraposição é um rodar um pouco mais firme, o que fica mais perceptível em pisos esburacados.

O A3 mede 4,5 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,4 m de altura e tem 2,6 m de entre-eixos. Seu bagageiro acomoda 425 litros e o carro pesa 1.320 kg. Tudo muito bom até abrir a porta traseira. O espaço por lá é quase de carro compacto. Dois adultos se acomodam bem? Sim, se os bancos da frente não estiverem com ocupantes mais altos. Três? Dificilmente.

O A3 Sedan 2.0 é aquele sedã para quem busca mais emoção atrás do volante e cujos amigos ainda não se importam muito em ficar um pouco apertados no banco traseiros. Também presta às famílias jovens, já que os assentos têm sistema Isofix para fixação de assentos infantis.

Passat é sinônimo de conforto

A versão Highline do Passat traz de série, direção elétrica, ar-condicionado automático de três zonas, rodas aro 18, rádio com conectividade via Bluetooth, câmera de ré, sensores de estacionamento frontal e traseiro, luzes de neblina, faróis de LED, freio de mão elétrico com função auto hold, sensores de chuva e crepuscular, start/stop, abertura elétrica do porta-malas, chave presencial, controles de tração e estabilidade e seis airbags. Opcionalmente, pode ser adicionado teto-solar elétrico (R$ 5.688) e o pacote Premium (R$ 5.161), que agrega central multimídia com tela de toque de oito polegadas e projeção da tela do celular por meio de aplicativos como Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link.

O motor e o câmbio do VW são exatamente os mesmos do Audi, entregando inclusive os mesmos números de potência e torque. Porém, declara-se para o Passat uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos com máxima de 246 km/h. Mesmo compartilhando motor e câmbio com o A3 Sedan, o Passat não empolga tanto quem dirige. Seu visual é sóbrio e elegante, sem exageros e disfarçando um pouco as grandes proporções do modelo da VW. O Passat anda bem, acelera forte, mas não instiga o motorista. Sua pegada está mais para cair na estrada por horas sem estresse. Por dentro, silêncio absoluto com as janelas fechadas e a suspensão, também independente nas quatro rodas, filtra bem as imperfeições do asfalto ao mesmo tempo em que passa segurança nas mudanças de direção mesmo sendo maior e mais pesado que o rival.

O Passat mede 4,8 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,5 m de altura, e 2,8 m de entre-eixos. Seu bagageiro e capaz de acomodar até 586 litros e seu peso é 1.499 kg. Quem vai atrás se acomoda quase tão bem quanto o motorista, com espaço de sobra para joelhos e cabeça. Só não é um carro que leva bem cinco pessoas porque o túnel central é alto na traseira e atrapalha quem vai ao meio. Porém, com controle próprio de ar-condicionado e bancos confortáveis, não se espante se os seus passageiros começarem a dormir sem aviso por lá.

Escolha de Thiago Moreno – Tirando a proposta inicial do carro, bem diferente entre os rivais do A3 Sedan, o Volkswagen Passat acaba compensado o investimento mais alto pelo conforto e pela maior capacidade para levar passageiros com mais comodidade sem perder em desempenho. Serve mais às famílias com filhos maiores que o A3 Sedan e leva mais coisas no bagageiro. Apesar de não levar este comparativo, o A3 Sedan 2.0 ainda é uma boa opção para quem busca diversão.

 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.