entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Avaliação: MINI Cooper S

Avaliação: MINI Cooper SAvaliação: MINI Cooper SAvaliação: MINI Cooper S

26/08/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Ter estilo custa caro. Mais precisamente entre R$ 130.950 e R$ 147.950 se for com um MINI Cooper S. Disponível em duas versões de acabamento, Exclusive e Top, o apimentado da linha MINI traz motor 2.0 turbo de 192 cv de potência e câmbio automático de seis velocidades. E como é desfilar com ele pelas ruas?

Leia mais
Confira versões e preços do MINI Cooper
Veja a ficha técnica do MINI Cooper S

Na cor Azul Electric é torcer o pescoço de quem está por perto. Mesmo não sendo uma novidade recente, o MINI chama a atenção de quem for: criança, jovem ou até quem não é fã de carro sente empatia pelo modelo. Se ele tiver uma aceleração digna de esportivo, então, vira atração na certa...

Mas isso por fora. Por dentro, o MINI não é tão amigável aos passageiros. Apesar das quatro portas desta versão, é praticamente impossível pegar uma carona se o motorista tiver mais de 1,80 metro. Cadeirinha de bebê, só com o assento totalemnte empurrado para a frente. Nas medidas são: 4 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,42 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. No porta-malas cabem 211 litros de bagagem. 

O principal incômodo do Cooper S, no entanto, não está no espaço, mas na pouca capacidade - ou quase nenhuma - de absorver impactos de lombadas, buracos e valetas. Mesmo que isso seja em partes justificado pelo eixo curto, o conjunto da suspensão deveria ser tropicalizado. Na versão mais cara, ainda existe a oferta da suspensão adaptativa (modos econômica Green, intermediário Mid e Sport), mas, mesmo assim, quem está a bordo sente as pancadas secas a cada obstáculo. 

A cabine do Cooper S Top tem uma decoração à parte. Um emaranhado de botões que imitam os de avião (inclusive o da ignição, já que a partida é sem chave) estão espalhados do teto à parte baixa do console, mas todos autoexplicativos. Uma tela grande e circular, cuja moldura iluminada muda de cor conforme o modo de condução selecionado, concentra todas as informações do veículo. Há uma grande mistura de materias e texturas que, no fim, acompanha todo o estilo exterior do MINI. 

A versão Exclusive de R$ 130.950 vem com seis airbags, rodas de liga leve de 17 polegadas, botões multifuncionais no volante, faróis full LED, sensor de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático digital de duas zonas, piloto automático, bluetooth e GPS. Já a S de R$ 147.950 soma revestimento dos bancos em couro alcântara, teto solar panorâmico elétrico, suspensão adaptativa, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, head up display (projeta o velocímetro em uma placa de acrílico no para-brisa) e sistema de áudio Harman/Kardon. 

De acordo com a MINI, o 2.0 TwinPower turbo de 4 cilindros vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge velocidade máxima de 230 km/h. São 192 cv de potência e 28,5 kgfm de torque entre 1.250 e 4.700 rpm. A versão Top permite mudar o comportamento do carro de acordo com os modos de condução econômico e esportivo. No primeiro, o motor roda numa faixa de rotação mais baixa e as respostas ficam mais lentas, enquanto no modo dinâmico, o conta-giros sobe próximo aos 6.000 giros para troca de marcha (que podem ser feitas manualmente por meio das borboletas atrás do volante). 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.