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BMW X1 e Audi Q3 ganham cidadania brasileira

Utilitários das marcas de origem alemã já estão sendo feitos no Brasil. Confira como se saem estes novos brasileiros

19/04/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

BMW X1 e Audi Q3 passaram por reformulações recentemente. Além das mudanças visuais e mecânicas, estes utilitários começaram a ser produzidos nas fábricas de Araquari (SC) e São José dos pinhais (PR), respectivamente. Infelizmente, a fabricação nacional dos utilitários não provocou uma diminuição dos seus valores, mas os dois modelos incorporaram modificações mecânicas importantes. Se você está interessado em ingressar no mercado premium de utilitários, confira como andam a nova geração do X1 e o facelift do Q3 (foram consideradas as versões mais em conta dos modelos para esta avaliação). 

BMW X1

Quem teve a oportunidade de conhecer a primeira geração do BMW X1 fará pouca associação do modelo lançado em 2011 à linha 2016 que chegou ao mercado brasileiro cinco anos mais tarde. A nova geração do X1 foi bem além do facelift, já que passou a adotar tração dianteira. A versão desta avaliação, a sDrive20i X-Line 4x2 tem preço sugerido de R$ 166.950 e é a mais barata na oferta do modelo.

Quando se fala em SUV, tamanho faz a diferença. O antigo X1 estava mais para um Série 1 avantajado que para uma configuração utilitário da linha X. Agora, construído em uma nova plataforma, o X1 está mais alto (1,59 m) e mais largo (1,82 m). O comprimento é 4,45 m. E estas mudanças sutis aos olhos fazem uma boa diferença na prática: a posição para dirigir é outra, enquanto a transferência da tração da traseira para a dianteira garantiu mais espaço para quem vai no banco de trás (o entre-eixos é de 2,67 m). 

Com motor de 2,0 litros, o X1 tem 192 cv de potência e 28,5 kgfm de torque numa faixa de rotação que começa baixa, em 1.250 giros, e garante a ele um bom desempenho em saídas e retomadas, e se estende até 4.500 rpm. A direção é elétrica, bastante direta, e a transmissão automática tem oito velocidades, o que garante suavidade na condução em todas as faixas de rotação. Um dos pontos que vale ressaltar é que o modelo que já fincou raízes no Brasil parece não ter tido sua suspensão adaptada às ruas brasileiras. O conjunto tem ajuste rígido, o que faz com que o motorista tenha de reduzir toda vez que for vencer uma lombada ou valeta, caso contrário, o carro bate seco e transmite esse desconforto aos passageiros. 

De fábrica, a versão mais em conta do X1 traz volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado digital, sistema de navegação GPS, rodas de liga leve de 18 polegadas, sensor de chuva e de estacionamento traseiro, farois de neblina, piloto automático e tecnologia start stop do motor. 

Audi Q3

As primeiras unidades paranaenses do Q3, cuja reestilização aconteceu em julho do ano passado quando ganhou motor 1.4 turbo como principal novidade, chegarão às lojas em maio e, ao que tudo indica, não terão redução no preço. Com motor 1.4 TFSI a gasolina (o bloco flex está fora dos planos deste modelo por enquanto), o Q3 é vendido nas versões Attraction (R$ 136.990) e Ambiente (R$153.990). 

Portanto, o menor da linha de utilitários da marca alemã não terá seu conjunto mecânico alterado em comparação ao Q3 importado ao Brasil. Além da unidade de 150 cv, ele continua com o câmbio Stronic de seis marchas. Diferentemente do A3 sedan, com quem compartilha a plataforma no Sul e que perdeu a suspensão traseira independente, ganhando uma por eixo de torção, o Q3 manteve o sistema que privilegia a melhor performance do veículo e maior conforto dos passageiros.

Com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o Q3 em sua versão de entrada pode desapontar quem espera um desempenho arisco típico de modelos da audi. Apesar de ter força máxima em uma baixa faixa de rotação (entre 1.500 e 3.500 giros), falta torque para tirar os 1.405 quilos da imobilidade ou fazê-los retomar velocidade. Para melhorar a performance, vale usar o câmbio no modo esportivo para ganhar mais agilidade. Diferentemente do X1, o Q3 tem uma suspensão mais voltada ao conforto. Ela não chega a ser macia, mas não trata mal os ocupantes do veículo.  

De série, a configuração Attraction conta com faróis de xenônio com ajuste de altura, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado manual, sensor de faróis e chuva, revestimento de couro dos bancos, sistema start stop, volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha, rack de teto e rodas de liga leve de 17 polegadas

 

 

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