entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Chevrolet Camaro: você nunca deixa de ser doce

Amarelo e conversível. A época do “doce igual caramelo” já deveria ter passado, mas algumas coisas não ficam para trás

12/06/2017 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

R$ 343.000. Pronto, acabei de falar o maior defeito do Chevrolet Camaro conversível, o modelo mais caro da marca no Brasil e oferecido apenas na versão SS V8 automática. Agora vocês viram as fotos e perceberam que o Camaro é amarelo e consigo ouvir daqui vocês cantado “agora eu fiquei doce, feito caramelo”, ou lembrando do Bumblebee da franquia Transformers. Gostaria que a onda tivesse passado para aproveitar melhor o esportivo, mas alguns carros você não compra para curtir sozinho. Alguns são para a galera curtir também. E é isso que esse Camaro me ensinou.

Leia mais:
Os 10 carros mais caros anunciados no iCarros
Em 2017, estes são os carros mais caros à venda no Brasil
Exclusivo? Veja quais são os carros mais caros do mundo

Primeiro, só os fatos

Na sexta geração, o Camaro conversível está mais leve, totalizando 1.798 kg. Só a suspensão, por exemplo, está 12 kg mais leve. O carro também ficou 28% mais rígido em relação à geração anterior.

Nas medidas, a sexta geração tem 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,34 m de altura e 2,81 m de entre-eixos. Na geração anterior, respectivamente, os números eram 4,83m, 1,91 m, 1,37 m e 2,85 m.

O motor é um 6.2 V8 a gasolina aspirado, herdado do Corvette. O propulsor gera 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque. A única opção de câmbio permanece sendo automática, mas com oito velocidades. A tração, como manda o figurino, é apenas traseira.

Ficha técnica completa do Chevrolet Camaro

Os dados da fábrica dão conta de que o conjunto é capaz de fazer o Camaro acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 290 km/h.

Para segurar o conjunto, o modelo utiliza suspensão multilink na traseira. Há um disco de freio em cada roda, todos com pinças de pistão duplo da marca Brembo. Na dianteira o diâmetro é de 345 mm e de 338 mm na traseira. As rodas são de aro 20” e os pneus são 245/40 na dianteira e 275/35 na traseira. Os quatro são do tipo Run Flat, que permite a condução mesmo quando furados.

Na lista de itens de série tanto do Camaro Fifty quanto do SS estão partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação, carregador de celular sem fio, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, modos de condução (Drive Mode Selector), alertas antidistração, teto solar, faróis de xenônio, lanternas com LEDs, painel de instrumentos customizável, Head-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória e ar-condicionado automático de duas zonas.

Vai financiar? Simule as parcelas aqui

Para quem for fazer proveito de uma tocada mais agressiva, o Camaro também conta com vetorização de torque para ajudar a colocar toda a potência no asfalto sem perder aderência. Por dentro, um sistema de ressonadores amplia o ronco do V8 para deixar a experiência mais marcante.

Carismático como sempre, esportivo como nunca

Era um início de noite quando eu peguei esse Camaro para testar. Noite fria. Estava ameaçando chover. Até ver o carro pessoalmente, não sabia se ele era cupê ou conversível, muito menos a cor. Eu particularmente prefiro as opções azul e vermelha metálicas, então, quando chegou o “amarelão” aí das fotos imaginei que ia ser difícil evitar as piadas com a música que deixou o carro famoso, ou o filme.

E já que esse carro não ia passar discretamente por lugar algum, qual o sentido de se esconder por baixo da capota de lona? Nas regiões mais abastadas da cidade ninguém deu meia pataca. Afinal, era “apenas mais alguém querendo aparecer num Camaro amarelo”. Se você concorda com essa frase, nem precisa terminar de ler o texto. Esse Chevrolet não é pra você.

Mas chegando em casa, já na periferia, onde Camaro não é tão comum quanto Chevette, a história muda. De ilustre desconhecido dos que têm dinheiro para o centro das atenções de uma avenida inteira. Vi um bar parar a música para ver o Camaro passar, rodas de conversa desfeitas, crianças correndo desesperadamente. Tudo para ver o esportivo passar.

Um último episódio pitoresco antes de vocês reclamarem que não estou falando do carro em si. Fui dar carona para um amigo meu que mora num bairro da periferia, daqueles que só aparecem na TV quando algum crime mais grave acontece. Achei arriscado subir com a capota aberta, mas a decisão não resistiu a um ponto de ônibus com alguns pré-adolescentes. Parei no farol bem de frente para eles e um mar de celulares começou a ser sacado.

Veja ofertas de Chevrolet Camaro perto de você

Todos olhavam atônitos para uma cena que só viram na TV. Aproveitei para baixar a capota, lógico. O mecanismo é automático e bem intrincado. Quando o deck traseiro se ergueu para abrigar a capota, uma criança gritou e deu um pulo para trás. Outro gritou “É o Bumblebee, véio!”, em referência ao personagem dos Transformers que passa parte do tempo como Camaro amarelo e outra parte como robô extraterrestre.

Agora sim, o carro em si. Uma das características da geração anterior do Camaro era visibilidade ruim por conta da pouca área envidraçada do carro. É com grande alívio que posso afirmar com certeza que a visibilidade...continua ruim. Ou você tem um bom campo de visão ou tem uma silhueta baixa e longa. Os dois juntos é difícil. E como o carro é bem largo, manobras em espaços apertados são um sacrifício. Na minha vaga de garagem, que fica entre uma parede e uma coluna, eu não conseguia abrir as portas para sair.

No entanto, o convívio com o Camaro está bem mais tranquilo. O acerto de suspensão está bem mais macio para encarar a buraqueira do dia a dia. Ainda é firme e o motorista sente os solavancos, mas está bem melhor que a geração antiga. Consegui até levar passageiros no banco de trás sem muito malabarismo. Mas apenas com a capota recolhida, com ela fechada é difícil acessar o banco traseiro e o espaço por lá fica claustrofóbico. A janela traseira tem mais ou menos a área de um quebra vento de Fusca. Em dois nos bancos dianteiros, sem problemas.

Outra mudança bem-vinda foi o comportamento do motor e os modos de condução. Ainda é um V8, então se arrancar no farol com o acelerador grudado no chão é melhor se preparar para pegar a traseira saindo de lado. Hipoteticamente, claro, nego veementemente que isso tenha acontecido comigo. Mas isso pode ocorrer mesmo no modo mais manso e com todos os controles eletrônicos ligados. Nesse modo, a direção elétrica é bem leve, quase como num carro de passeio.

Compare o Camaro com outros esportivos

Sinceramente, na cidade não senti falta dos modos Sport e Track, que deixam a fera mais solta. A última, deus me livre e guarde, deixa os controles de tração e estabilidade “adormecidos”. Recomendo saber o que está fazendo. Solto, o V8 do Camaro é bem bruto. Mas, com um pouco de bom senso, vai parecer que você dirige bem melhor do que a realidade. Esse é o nível de agarre do carro nas curvas. Não é tão ágil quanto ofertas de concorrentes alemães, mas não fica muito atrás.

Pode parecer falta de senso, mas vou falar de consumo. Sim, de um V8. Com a nova geração, o Camaro ganhou uma transmissão automática de oito marchas e um sistema de desativação de cilindros, que torna o motor num V4 momentaneamente, enquanto não se exige muita performance. Cruzando tranquilamente a 90 km/h, o comutador de bordo chegou a marcar 16 km/l de consumo utilizando apenas quatro dos oito cilindros. No anda e para do trânsito, a média foi de 5,3 km/l. Pouco, mas vendo a performance e o tamanho do carro, a evolução é notável. Inclusive lembro de ter viajado com o Camaro da geração anterior e cravado média 4,5 km/l na estrada.

No frigir dos ovos (porque o carro é amarelo, sacaram?)

O Camaro ficou bem melhor com a nova geração. Está mais “usável” no dia a dia e agora não fica para trás frente a outros carros esportivos com o mesmo nível de preço. Mas você precisa se lembrar que nunca vai aproveitar o carro sozinho, ou em paz. Entre no espírito e faça a alegria das crianças do seu bairro. Se essa é a sua pegada, agora o esportivo da Chevrolet tem argumentos sólidos para ganhar sua garagem além do visual e do motor V8.

Até uma outra montadora que não citarei o nome finalmente trazer um carro que vocês já sabem qual é para brigar de igual para igual com o esportivo da Chevrolet, esse doce caramelo que é o Camaro amarelo teve a validade estendida.  

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.