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Citroën Aircross enfrenta Hyundai HB20X

Monovolume e hatch incrementado são opções para quem quer fugir dos SUV´S

26/02/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Visual diferenciado, posição mais alta para dirigir e comodidade na cabine. A receita, recorrente a muitos utilitários esportivos é, na verdade, o que resume os dois modelos selecionados para este comparativo, que são de segmentos bem distintos. De um lado, o hatch Hyundai HB20X, com aparência diferenciada, e de outro, o monovolume Citroën Aircross, que oferece carroceria elevada para facilitar a vida no dia a dia. 

As versões consideradas partem de R$ 61.245 para o HB20X Style (o das fotos é o topo de linha Premium, de R$ 68.335) e de R$ 58.990 para o Aircross Live. Os dois modelos são equipados com motor de 1,6 litro flex, direção elétrica e transmissão automática. Mas os pontos em comum param por aí... 

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Semelhanças e diferenças entre HB20X e AirCross

O Hyundai e o Citröen escondem por trás do visual e da carroceria diferenciada uma fórmula prática para o dia a dia: motor com desempenho satisfatório, câmbio automático para dar folga ao pé esquerdo no trânsito, bom nível de conforto e porta-malas condizente para uma família pequena. Soma-se a isso o fato de serem mais altos em relação ao solo, o que permite mais facilidade para transpôr valetas e lombadas, além da melhor posição para dirigir.

Neste ponto, o Citroën agrada mais. Com 4,09 m de comprimento e 1,69 m de altura, oferece mais comodidade na hora de tirar ou colocar a cadeirinha do bebê no banco de trás, por exemplo, além de ter uma ampla área envidraçada, o que garante uma boa visibilidade a partir de todos os ângulos do carro. Por ter uma pegada familiar, o Aircross deve em porta-objetos; os dois da porta não acomodam nem uma latinha de suco. No porta-malas, carrinho e duas bagagens acabam com o espaço de 403 litros. 

Sem mudanças desde 2010, quando foi lançado no Brasil, o Aircross passou por um facelift no final do ano passado. Ficou mais refinado e moderno, além de ter ganho duas versões (Start e Live) sem o estepe na porta traseira, substituindo, dessa forma, o C3 Picasso na linha da marca francesa. 

O HB20X se diferencia não só em equipamentos e acessórios do HB20, como também possui mais altura em relação ao solo (4,1 cm a mais). Mede 3,94 m de comprimento e 1,55 m de altura (8 cm a mais que o HB20). Com 2,5 m de entre-eixos contra 2,54 m do Aircross, é um pouco mais apertado na parte de trás, assim como no porta-malas, que tem disponibilidade para 300 litros. Assim como o modelo da Citroën, o HB20X foi atualizado no final de 2015 e, além da nova cara, inovou na transmissão. 

Como andam HB20X e Aircross?

Ao volante, a diferença de potência e torque (são 128 cv/16,5 kgmf para o HB20X e 122 cv/16,4 kgmf para o Aircross com etanol) entre os dois modelos é pouco perceptível. A principal distinção está no câmbio. Enquanto o automático do Aircross possui quatro velocidades, o do HB20X passou a oferecer seis marchas com a última mudança do modelo.

O câmbio desatualizado da Citroën joga contra o equilíbrio entre design, conforto e espaço interno do Aircross. Para subir a velocidade, o conta-giros sobe na mesma proporção que o consumo de combustível para ganhar embalo na estrada, fazendo com que a cabine fique ruidosa e as paradas no posto de comsbutível sejam frequentes. Segundo as montadoras, o consumo rodoviário fica em 8,2 km/l para Aircross e 9,8 km/l para HB20X, com etanol.

Avaliando a dirigibilidade dessa forma, contam a favor, então, a performance da transmissão de seis velocidades do HB20X, muita mais suave e coerente com o motor - só faltou a opção por troca por meio de borboletas atrás do volante, como no Aircross. Soma ponto também no desempenho o fato de o Hyundai ter cerca de 250 quilos a menos (1.031 kg). A direção é bastante leve no Hyundai e o conjunto da suspensão é calibrado na medida certa. 

Entre os equipamentos de série, HB20X Style e Aircross Live partilham de ar-condicionado, sistema de som com bluetooth e entrada auxiliar, além de rodas de 16 polegadas. No que diz respeito à segurança, nada além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo. Espelhamento do celular é opcional nos dois modelos. 

Ficha técnica Citroën Aircross Live 1.6 
Ficha técnica Hyundai HB20X Style 1.6

Escolha de Anelisa Lopes - na última mudança, os dois modelos receberam alterações visuais que os deixaram mais bonitos e modernos. O HB20X saiu na frente por receber também um novo câmbio automático de seis velocidades e por ter trocado a direção hidráulica por uma elétrica. O Aircross, por outro lado, oferece um bom custo-benefício, além de ser pouco mais de R$ 2.250 mais barato. A utilização de um câmbio antigo e defasado, no entanto, faz o Citroën perder todo o seu mérito e, nesta versão, acaba por perder este comparativo para o HB20X. 

 

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