Controlar crianças dentro do carro não é das tarefas mais fáceis, mas as montadoras vêm pensando cada vez mais nelas como uma forma de atrair e fidelizar clientes.
Uma solução encontrada foi a inclusão do DVD de teto no modelo Xsara Picasso pela Citroën em 2006. Na época, uma série especial trazia o aparelho como item de série. Hoje, por R$ 4.500, é possível instalar o aparelho no teto e garantir diversão aos pequenos. Quanto maior o percurso, mais as crianças e os pais, por conseqüência - agradecem.
Na versão topo de linha do monovolume, a Exclusive 2.0 automática, é preciso desembolsar uma bela mesada. São R$ 74.480 com direito à airbag frontal e lateral, ar-condicionado digital, computador de bordo, faróis de neblina, freios ABS, CD player e rodas de liga leve. Opcionalmente, o modelo conta com ar-condicionado traseiro, sensor de estacionamento e piloto automático.
Sob o capô, motor 2.0 dá conta do recado
Em julho do ano passado, o monovolume foi reestilizado, mas manteve o conjunto mecânico do seu antecessor. O motor 2.0 a gasolina está associado a uma transmissão automática com opção de trocas manuais.
São 138 cv de potência a 6.000 rpm e 20 mkgf de torque a 4.100 giros. O monovolume cumpre bem o seu papel: gerar mais conforto que desempenho. Mesmo com arrancadas e ultrapassagens um pouco lentas, a performance é satisfatória.
A transmissão forma uma boa dupla com o motor, mas as trocas manuais são dispensáveis. Para um carro dessa categoria, a diferença de desempenho com essa opção é mínima e mais vale a comodidade de um câmbio no modo drive.
Pouco diâmetro de giro prejudica dirigibilidade
Apesar do tamanho, o Picasso é um carro prático para dirigir e atende bem ao seu público: famílias e principalmente mães que precisam de espaço e praticidade para as tarefas do dia-a-dia. Um ponto que merece atenção no modelo é o reduzido diâmetro de giro. Isso faz com que a direção esterce pouco e com que o motorista tenha de manobrar mais o veículo.
A visibilidade, tanto dianteira como traseira, é uma vantagem no Picasso. A imensa área envidraçada é um trunfo contra a parte da frente do veículo, que é bastante inclinada e foge do alcance da visão do condutor.
A melhor parte do Picasso é desfrutada pelos passageiros. O assoalho plano garante ainda mais espaço para cinco ocupantes. No porta-malas são 550 litros com os bancos na posição normal que partem para 1.969 com os assentos rebatidos. Na parte de trás, os ocupantes podem contar opcionalmente com ar-condicionado. Ligado no modo máximo, no entanto, o sistema gera um ruído que chega a incomodar.
Além do DVD, que inclui dois fones de ouvido e um controle remoto, a criançada pode usar as mesinhas do tipo avião, localizadas atrás dos bancos dianteiros. Se os pais ainda não se convenceram, o veredicto é dado pelos pequenos: O carro é bem legal porque tem um DVD para as pessoas que sentam atrás. Ninguém fica cansado nas viagens, só quem vai dirigir, avalia Lorenzo Putinato, 6 anos.
GOSTAMOS
Espaço
Conforto
Visibilidade
NÃO GOSTAMOS
Pouco diâmetro de giro
Desempenho do motor com trocas seqüenciais