entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como anda o Fiat Mobi Drive GSR, o automatizado mais barato?

Testamos por uma semana a nova versão do compacto, que traz câmbio automatizado por R$ 44.780

04/05/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O Toyota Etios é o automático mais barato à venda no Brasil atualmente, cobrando R$ 50.990. Mas se você quer apenas um descanso para o pé esquerdo, pode encontrar por R$ 44.780 o novo Fiat Mobi Drive GSR, que é R$ 5.888 mais barato que o VW Up Move up I-Motion (R$ 50.668) e R$ 9.740 mais em conta que o Renault Sandero Expression Easy'R (R$ 54.520). 

Leia mais:
Atualizado: Chery QQ mexe na lista dos mais baratos do Brasil 
Os 10 carros 0km “completos” mais baratos do Brasil 
Antes e depois: os esportivos do passado e do presente

A nova versão foi lançada há cerca de um mês, junto com a linha 2018 do compacto. Agora, o iCarros testou a novidade por uma semana e avalia como ela se saiu no dia a dia. Vale o investimento?

Motorização e desempenho

O motor é o moderno 1.0 de três cilindros Firefly que já equipava a versão Drive, capaz de render 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque com etanol ou 72 cv e 10,4 kgfm com gasolina. A novidade fica por conta do câmbio automatizado de cinco marchas, que sofreu melhorias e perdeu o nome Dualogic para diferenciar o modelo atualizado, agora batizado de GSR. Segundo a FIat, as trocas de marcha estão mais rápidas e suaves. 

Ao volante, nota-se, sim, uma melhoria se você já dirigiu um carro com o Dualogic, principalmente em retomadas. Isso considerando ainda que o Dualogic até então equipava apenas versões 1.3 para cima. Ou seja, é a estreia desse câmbio com o motor 1.0. E o casamento ficou bom. Você lembra que está a bordo de um 1.0 em subidas, mas no dia a dia o carrinho vai bem e não te deixa na mão. Por ser leve, pesando apenas 965 kg, o Mobi vai bem em qualquer condição. 

Veja todas as versões e preços do Mobi

Além disso, destaque para as borboletas atrás do volante, que deixam a condução mais ágil permitindo trocas manuais se o condutor achar necessário. Há também botões no lugar da tradicional alavanca. O resultado pode ficar mais bonito e moderno, mas não é tão prático. Na hora de trocar rapidamente entre as posições para manobrar, por exemplo, é melhor ter decorado onde cada botão está. 

O que mais me incomodou no Mobi GSR é a falta do assistente de partida em rampa, presente no Uno automatizado. É verdade que essa transmissão traz a função Creeping (coloca o carro em movimento ao tirar o pé do freio), que ajuda um pouco nessa situação. Mas não é a mesma coisa. Em uma ladeira muito íngreme, é melhor puxar o freio de mão para não assustar o motorista do carro logo atrás. Outro ponto que eu, particularmente, acho que poderia ser melhorado é o barulho do acionamento da transmissão, especialmente nas duas primeiras marchas. Quem presta atenção em barulhos vindos do carro enquanto dirige não vai passar despercebido por isso. 

Veja também a opinião dos donos

A suspensão é confortável. Não filtra tão bem o piso, mas também não chega a jogar os ocupantes dentro da cabine ao encarar ruas esburacadas ou com o asfalto irregular. A direção, elétrica, também merece elogios. Eu preferi guiar até na cidade no modo normal, mas quem quiser uma direção um pouco mais leve para manobrar tem à disposição o modo City, que reduz um pouco a rigidez do volante. Basta pressionar um botão no painel para acionar esse modo. 

Consumo

A Fiat faz questão de destacar que o Mobi Drive GSR é agora o 1.0 mais econômico do País, superando o VW Up TSI que até então detinha o título. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a nova versão roda 9,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol ou 14,0 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com gasolina. Durante a avaliação do iCarros, rodando em congestionamentos, ele fez média pelo computador de bordo de 7,2 km/l com etanol. Muito bom para as condições. 

Está em dúvida? Compare o Mobi com os rivais

Acabamento e espaço interno

O Mobi é pequeno e, tal qual o rival VW Up, não oferece muito espaço dentro da cabine. É o preço a se pagar por um carro que cabe em qualquer vaga e fácil de manobrar mesmo em espaços reduzidos. Aliás, é verdade que o raio de giro poderia ser um pouco maior, problema visto também em outros modelos da Fiat. Mas, voltando ao tamanho, considerando os seus 3,6 m de comprimento, os 2,3 m de entre-eixos não parecem tão pouco. 

Ele é um carro urbano, não familiar, então se você vai usar o Mobi a maior parte do tempo sozinho para ir ao trabalho ou para levar os filhos à escola, ele cumpre bem esse papel. Mas atenção: não há isofix no banco traseiro para fixar as cadeirinhas infantis. O porta-malas de 215 litros também dificulta fazer uma viagem com cinco pessoas a bordo, mas - de novo - essa não é a proposta do Mobi. Ele provavelmente será o segundo ou terceiro carro da família. O acabamento interno é simples, nada que já não fosse esperado de um modelo de entrada. 

Ficou interessado? Veja ofertas na sua cidade

Equipamentos de série 

O Mobi Drive GSR vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricas, volante com regulagem de altura, display digital de 3,5 polegadas, rodas de aço aro 14" com calotas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, faróis com máscara negra, sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Ficou faltando, pelo menos, os retrovisores elétricos e um rádio de série, itens essenciais hoje em dia. 

São opcionais: Kit Tech de R$ 3.770 (chave canivete, faróis de neblina, alarme, sensor de estacionamento traseiro, caixa removível no porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, console de teto com espelho auxiliar, porta-óculos, rodas de liga leve aro 14" com pneus com baixa resistência ao rolamento e retrovisores elétricos com Tilt Down), Kit Connect de R$ 1.370 (rádio com Bluetooth, streaming de áudio e entradas USB e aux, volante multifuncional e predisposição para rádio) e o Kit Tech Live On de R$ 1.530 (sistema que usa o celular como rádio, Bluetooth, volante multifuncional, suporte retrátil, entrada USB e predisposição para rádio).

Veja ainda quanto vai sair a parcela do financiamento

Em resumo, se você está procurando um carro para o dia a dia e cansou de ficar trocando de marcha no anda e para do trânsito, vai gostar do Mobi Drive GSR. Ele atende bem essa demanda e ainda é econômico. E não cobra demais por isso. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.