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Completos, médios da Ford e Fiat fogem da caretice

Linea e Focus Sedan nas versões topo de linha conquistam pelo conforto e itens de série

17/12/2010 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Cerca de R$ 8.500 diferenciam o preço dos sedãs médios topo de linha da Fiat e da Ford. A vantagem fica para o Linea que, na versão Absolute 1.8 Dualogic, sai por R$ 67.030, enquanto o Focus Sedan Ghia custa R$ 75.640 na opção com motor de 2,0 litros e câmbio automático de quatro velocidades. Até esta semana, contabilizando o acumulado do ano, a Fiat havia vendido quase 3.400 unidades a mais do seu sedã em relação ao concorrente. O iCarros, então, vai mostrar se o modelo da Fiat deve manter a liderança em cima do rival em 2011.

Tradicionalmente rotulados como carros de família, muitas vezes em função da sua aparência careta, os sedãs médios passaram a beber na fonte da juventude a partir do lançamento da nova geração do Honda Civic, em 2006. A proposta futurista do Honda fez com que as montadoras repensassem a forma como se desenhava um sedã. Quatro anos depois, o mercado brasileiro possui boas ofertas no segmento, com alternativas que passam longe da garagem do papai.

Linea e Focus são duas delas. Nas suas configurações mais caras, entregam uma bela aparência, desempenho e um pacote de equipamentos completo: airbag duplo, freios ABS, trio elétrico, bancos de couro, piloto automático, CD player com MP3, ar-condicionado, rodas de liga leve de 16 polegadas, comandos na direção e farois de neblina. Conta a favor da Fiat o sensor de estacionamento; completa a lista da Ford o teto solar elétrico e a partida do carro por meio de botão.

Dualogic da Fiat ainda deixa muito a desejar

Na linha 2011, o Fiat recebeu uma nova motorização. O 1.8 e.TorQ substituiu o 1.9 e promete mais linearidade do desempenho, menos ruído e consumo de combustível. São 130 cv de potência e 18,4 mkgf de torque com gasolina e 132 cv e 18,9 mkgf com álcool. O motor demonstra uma melhora perceptível, principalmente nas saídas e na diminuição do barulho do bloco.

O que não casa ainda com a motorização é o câmbio Dualogic. O automatizado funciona como uma transmissão convencional, mas sem embreagem. As trocas podem ser feitas manualmente ou o sistema permanece no modo drive.

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