entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Diesel dá mais capacidade ao Discovery Sport

Land Rover inicia as vendas do Discovery Sport a diesel apostando num mercado que precisa de versatilidade e autonomia

10/11/2015 - Thiago Moreno, de Itatiaia (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Buscando o público que está atrás de um SUV de dimensões mais contidas, mas ainda precisa da força de um motor a diesel, da capacidade de um veículo 4x4 e levar até sete passageiros sem perder o luxo e o conforto de um Land Rover, a marca está lança nesta semana um novo propulsor para o Discovery Sport (a configuração a gasolina está à venda desde o primeiro semestre), modelo que deve ser construído na fábrica da marca em Itatiaia (RJ) logo após o início da produção nacional do Evoque.

Visualmente, o Discovery Sport a diesel não se diferencia do modelo a gasolina, sendo identificado apenas pela plaqueta 2.2 SD4 na traseira. Os preços variam entre R$ 218.100 e R$ 270.700 nas versões de cinco lugares, pois a terceira fileira de bancos é opcional (entre R$ 6.000 e R$ 8.000). O iCarros realizou uma expedição entre São Paulo e Rio de Janeiro com o modelo para conhecer a novidade. Confira!

Leia mais:
Evoque conversível é revelado oficialmente 
Evoque será feito no Brasil em 2016 
Evoque recebe novas versões na linha 2016  
Discovery Sport turbodiesel chega ao Brasil por R$ 218.100 
Avaliação de familiares: RS4 Avant x GL350 x Discovery Sport

Diesel x gasolina

O propulsor do Discovery Sport Diesel é um 2.2 turbodiesel de 190 cv e 43 kgfm de torque já disponíveis a 1.750 rpm. A versão a gasolina, já oferecida desde o primeiro semestre, tem um propulsor 2.0 turbo de 240 cv e 34,7 kgfm de torque disponíveis a partir dos mesmos 1.750 rpm. O câmbio é automático de 9 velocidades e compartilhado entre as duas configurações do carro.

Enquanto o motor a diesel pode entregar 50 cv a menos de potência que o movido a gasolina, o número que importa mesmo para quem busca um SUV 4x4 são os quase 8 kgfm de torque extras, pouco menos que o entregue por um motor 1.0 convencional. Pesando 1.755, o Discovery Sport a diesel é apenas 11 kg mais pesado que o equivalente a gasolina, comparando as versões de entrada SE com cinco lugares.

O resultado do torque extra com pouco acréscimo de peso são respostas mais rápidas em baixas rotações e maior força para vencer obstáculos. Outra vantagem desse tipo de propulsor em tese é um consumo menor e autonomia superior em relação ao motor a gasolina. Em tese, porque a Land Rover não divulga os dados de consumo para nenhuma das configurações. Porém, mesmo com o tanque de 65 litros (70 litros no movido a gasolina), a autonomia de um tanque cheio indicado pelo computador de bordo usando o SUV apenas em regime rodoviário ultrapassava os 650 km. O consumo nessa utilização se manteve entre 13 e 14 km/l.

Discovery Sport, mas pode chamar de “miniDiscovery 4”

Com visual que fica no veio do caminho entre os luxuosos Range Rover da marca e a linha de utilitários Premium Discovery, o Discovery Sport sempre teve no visual um de seus principais diferenciais. Com sete lugares, o modelo a diesel encontra ainda um nicho para chamar de seu, pois existem outros SUVs 4x4 a diesel, como o Jeep Renegade, ou de sete lugares, como o Toyota Hilux SW4, mas, no segmento premium a mesma configuração acaba saindo por mais de R$ 300 mil na concorrência. O único rival real está em casa: o Evoque a diesel, menor e mais focado em estilo que em praticidade.

Por dentro, espere um acabamento similar ao do Evoque, mas com os característicos comando dos vidros em posição elevada nas portas, como no Discovery. Mesmo nas versões mais simples, o couro e os materiais macios ao toque reinam soberanos e não falhas de acabamentos visíveis.

Mesmo portando um motor a diesel, o Discovery Sport ronca como se fosse a gasolina e aquele som estalado digno de caminhões é bem contido. Em velocidades elevadas, pouco ruído invade a cabine e, mesmo sem ter o sistema de suspensão pneumático como os irmãos maiores da marca, o pequeno Land Rover lida bem com o asfalto, confortável em linha reta, absorvendo bem as imperfeições e permitindo mudanças de direção com segurança. A carroceria exibe uma inclinação perceptível, mas dentro de seu segmento, o Discovery Sport faz curvas como gente grande.

O espaço é farto para até cinco ocupantes, sendo que mesmo os bancos traseiros possuem regulagens. Porém, a terceira fileira opcional é recomendada para crianças ou pequenos trajetos com adultos. Até porque o porta-malas é engolido pelos bancos extras, sobrando pouco para as bagagens.

Mas é no off-road que a versão a diesel realmente brilha. O maior torque disponível em baixos regimes de rotação é o ideal para se ter maior controle durante a travessia de obstáculos, algo que, no caso desse Land Rover, pode ser um pequeno rio, atoleiros ou pedras. Outro fator para garantir essa capacidade quando o asfalto acaba é o já conhecido sistema Terrain Response da marca, presente em praticamente todos os modelos atuais. Ao selecionar o terreno a ser encarado por um botão no painel, o carro adapta as respostas de câmbio, acelerador e direção para otimizar os resultados.

Versões, preços e itens de série:

Discovery Sport Diesel SE (R$ 218.100): direção elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas com saídas para as três fileiras de bancos, central multimídia com tela de oito polegadas, conectividade via USB, Bluetooth e entrada auxiliar, sensor de estacionamento traseiro, borboletas para trocas de marcha em modo manual, freio de mão elétrico, Terrain Response (sistema que adéqua as respostas do carro de acordo com o terreno), tração integral, alarme perimétrico, bancos com regulagens elétricas e revestimento parcial de couro e rodas de 18 polegadas. Opcionais: pacote sete lugares (R$ 8.000), navegação por GPS (R$ 3.200), teto de vidro panorâmico (R$ 4.900), segunda fileira de bancos com rebatimentos 60/40 (R$ 1.600), habilitação de aplicativos no sistema multimídia (R$ 1.600).

Discovery Sport Diesel HSE (R$ 242.700): acrescenta teto panorâmico de vidro, navegação por GPS, rodas de 19 polegadas bancos com revestimento total de couro, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de som com 10 alto-falantes e subwoofer. Opcionais: pacote sete lugares (R$ 7.000), habilitação de aplicativos no sistema multimídia (R$ 1.600).

Discovery Sport Diesel HSE Luxury (R$ 270.700): revestimento dos bancos de couro Premium, bancos dianteiros com regulagem elétrica e memória, sistema de som Meridian Surround com 17 alto-falantes, entradas USB na segunda fileira de bancos, rodas de 19 polegadas com design exclusivo, climatização para os bancos da frente e iluminação configurável. Opcionais: pacote sete lugares (R$ 6.000), habilitação de aplicativos no sistema multimídia (R$ 1.600).

Medidas do Discovery Sport Diesel

Comprimento: 4,6 m
Largura (sem espelhos): 2 m
Altura: 1,7 m
Entre-eixos: 2,7 m
Porta-malas (sem a terceira fileira de bancos, até o teto): 981 litros

Vai vender? – A Land Rover não quis comentar números específicos de venda para a versão a diesel do Discovery Sport, mas se mostrou contente com as mais de 1.600 unidades da configuração a gasolina do SUV entre março e outubro de 2015. A marca afirmou apenas que a versão a diesel deve corresponder por 60% do total de vendas do modelo nos próximos 12 meses, com 75% das vendas se concentrando nas configurações mais caras (HSE e HSE Luxury), sendo que a maioria deverá ser equipada com sete lugares.

De fato, é difícil encontrar concorrentes diretos para o Land Rover Discovery Sport a diesel, principalmente com sete lugares. Mesmo se houvesse, seria grande o desafio para superar a capacidade (dentro e fora do asfalto), o luxo e tecnologia do modelo, que deve continuar a ser uma figurinha carimbada nos grandes centros como já vem ocorrendo desde o lançamento da versão a gasolina. Para quem está na dúvida entre o propulsor a gasolina ou o a diesel, vale pensar na utilização do carro. Se quiser mais autonomia e força, fique com o último. Porém, o motor a gasolina tem mais força em altas rotações e um rodar um pouco mais silencioso e macio.

Viagem a convite da Land Rover

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.