entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

F-Type 2.0 entrega performance acessível | Primeiro contato

Novo motor 2.0 turbo de 300 cv faz parte da versão de entrada de R$ 339.929 e é grande novidade da linha 2019

18/07/2018 - João Brigato / Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros

Ter um esportivo no Brasil traz certas limitações em muitos casos. Nem sempre é possível extrair o máximo da potência e do desempenho que aquele modelo oferece, especialmente nas estradas que nem sempre tão bem conservadas como seria necessário. Pensando em um público que quer ir além dos sedãs esportivos, mas ainda não é tão entusiasta para encarar um F-Type V6 ou até mesmo um V8, a Jaguar lançou no Brasil a nova variante 2.0 turbo de seu esportivo.

Leia mais:
Jaguar F-Type ganha versão de entrada com motor 2.0
Evoque HSE Dynamic: alma de esportivo, corpo de SUV | Teste
Jaguar E-Pace: andamos no novo SUV compacto

Custando R$ 339.929, o Jaguar F-Type 2.0 turbo briga diretamente em preço com Ford Mustang e Chevrolet Camaro, além de uma extensa variedade de sedãs e SUVs esportivos. Com o F-Type a proposta é outra: entregar perfomance de um jeito acessível, ainda que o acessível não queira dizer preços populares. O modelo é mais comportado e menos arisco que seus irmãos com motor V6 e V8, por isso pilotos não tão experientes podem se divertir bastante com o novo modelo sem que tudo saia do controle.

De olho em um F-Type? Confira ofertas aqui

O motor é um 2.0 quatro cilindros da família Ingenium. Ele conta com 300 cv e 40,8 kgfm de torque. Esse motor é turbinado, traz injeção direta de combustível e comando de válvulas variável na admissão e no escape. Com torque máximo disponível já a 1.500 rpm, o F-Type apresenta força e vivacidade em situações de grande esforço, como no circuito de Interlagos (São Paulo) onde tivemos a oportunidade de pilotar o esportivo. Nas retas longas ele deixa transparecer que falta um pouco potência em relação às outras versões.

Simule quanto pagar nas parcelas do seu carro novo

Trabalhando com uma transmissão automática de nove marchas e tração traseira, o F-Type tem um surpreendente comportamento neutro nas curvas. Diferentemente de alguns esportivos com tração traseira, o F-Type se mantém grudado nas curvas e só desgarra a traseira caso o motorista assim deseje, bastando um toque mais animado no acelerador. Ainda assim, é fácil colocá-lo novamente na trajetória e controlar a situação.

Um dos destaques do modelo fica por conta do ronco do motor. Apesar de não ter a mesma sinfonia produzida pelo V6 e pelo V8, opções que são oferecidas no Brasil, o quatro cilindros 2.0 produz um belo som para um motor desse tipo. A Jaguar realizou um trabalho de direcionamento sonoro para fazer com que o som chegue à cabine de maneira natural, sem apelar para amplificadores artificiais que usam as caixas de sompara aumentar o ronco, como fazem alguns rivais. Em relação aos outros F-Type, essa versão traz saída de escape única central.

É preciso falar também do visual do F-Type cuja inspiração vem do E-Type, considerado um dos carros mais bonitos produzidos até hoje. A carroceria é musculosa, com capô longo e baixo casando com a traseira alta e curta. Um de suas mais belas curvas está no arco formado pelo para-lama traseiro que termina nas finas lanternas de LED (fumê na linha 2019). Nas versões importadas para o Brasil, todos os detalhes em plástico preto têm acabamento brilhante, o que ajuda a dar esportividade e sofisticação.

A posição de dirigir privilegia esse comportamento esportivo: o F-Type é baixo e deixa o motorista com as pernas bastante esticadas e próximas ao chão. Apesar da proposta esportiva, ele honra seu lado Jaguar ao oferecer bancos bastante confortáveis e com ótimo suporte lateral. Além da regulagem elétrica dos assentos, o modelo oferece também ajuste elétrico da coluna de direção (tanto em altura quanto em profundidade).

Em suma, o Jaguar F-Type 2.0 chega para atender a um público que deseja um cupê esportivo refinado sem a brutalidade de um motor V6 ou um V8. Com preço substancialmente mais baixo que seus irmãos mais potentes, o F-Type 2.0 traz tudo que se espera de um Jaguar, tanto em luxo quanto esportividade e se mostra uma interessante alternativa a Ford Mustang, Chevrolet Camaro ou aos esportivos alemães.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.