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Focus GLX 1.6 é racional com estilo

A versão de entrada do hatch utiliza uma plataforma atrasada, mas entrega qualidade em um pacote econômico

09/02/2009 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Vender um carro de plataforma ultrapassada enquanto se comercializa o mesmo modelo com uma carroceria mais atual não é novidade. A Volkswagen fazia isso com o Gol/Gol BX na década de 1980 e a Ford o fez com o Escort/Escort Hobby nos anos 1990. Hoje em dia, este processo virou sinônimo de compra racional para quem precisa apenas de um veículo barato para se locomover. É fácil ver o Fiat Palio Fire e a quarta geração do VW Gol nas mãos de frotistas.

Para contrariar o caráter ‘mecânico’ da compra de um modelo com carroceria de geração anterior, o Ford Focus GLX 1.6 flex está aí para mostrar que pode haver uma escolha racional com estilo e qualidade de acabamento. O modelo parte de R$ 47.290 já equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, além de vidros e travas elétricas. Para quem pode abrir mão da regulagem elétrica dos espelhos, vidros elétricos nas quatro portas e as rodas de liga-leve de 15 polegadas, ainda há a versão básica GL, a partir de R$ 43.590.

Racional sim, barato não

Mesmo sabendo que há um modelo mais recente em linha, entrar no Focus GLX 1.6 não passa a impressão de ser um carro ‘velho’, apesar de já estar no mercado há 9 anos, com destaque para um pequeno facelift em 2004. O desenho ainda não está defasado e, apesar das linhas angulosas dos faróis e do painel, o modelo é discreto.

Ao entrar na cabine, a qualidade do acabamento salta aos olhos: nada de plástico ou tecidos rústicos para o painel e portas. As peças são emborrachadas ou com imitação de couro e passam uma sensação agradável ao toque e aos olhos.

Com os vidros fechados, o nível de ruído é mínimo e a suspensão absorve bem os buracos no asfalto. De dentro para fora, o Focus GLX dá pistas que o diferenciam de modelos de plataforma atrasada e que justificam o preço do carro

De carona por aí

Parafraseando a colunista do iCarros Anelisa Lopes, o Focus foi levado ‘de carona por aí’ até a Estrada Santa Inês, que liga o extremo da Zona Norte de São Paulo ao município de Mairiporã. Não foi por acaso: as curvas sinuosas e o asfalto irregular da via mostraram o que há de melhor e de pior no carro.

No trecho paulistano, os buracos limitam a velocidade do carro e mostram que, apesar de ter 19 mil quilômetros rodados, o Focus manteve o baixo nível de ruído e os amortecedores cumpriram bem o papel de passar pelos obstáculos sem desgarrar nas curvas esburacadas e prejudicar o conforto.

Nas ladeiras começam as más notícias: o motor 1.6 flex do Focus, o mesmo utilizado no Fiesta, dá sinais de que prefere o irmão menor e mais leve da Ford. Ultrapassagens em trechos de subida exigem muito espaço, redução de marcha e o pé no fundo no acelerador. São 1.190 kg de peso ladeira acima e 112 cv de potência, quando abastecido com álcool, para cumprir a tarefa. Com gasolina a potência cai para 105 cv.

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