entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford Focus Hatch Titanium mira no conforto

Hatch traz a nova geração do sistema de entretenimento SYNC para a linha 2017. Veja os prós e contras do modelo

02/03/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Com a chegada da linha 2017, pouca coisa mudou no Ford Focus Hatch. O modelo recebeu luzes diurnas de LED e alarme, além da terceira geração do sistema de áudio SYNC. A versão avaliada pelo iCarros, a topo de linha Titanium Plus, sai por R$ 110.900. Vamos então primeiro ao que sofreu alteração.

Leia mais:
Veja ofertas de Focus Hatch na sua cidade 
Carros que ficaram incríveis com pinturas coloridas 
Quanto custam as 12 multas mais comuns

Central SYNC mais moderna

O SYNC 3 atualmente está presente apenas no Focus – modelo em que estreou no Brasil - e no Fusion. Ele deve chegar aos demais modelos da marca aos poucos, mas ainda sem data para estar disponível em toda a gama. A ideia inicial era que isso ocorresse até o final de 2016, mas acabou não dando certo.

A diferença para a terceira geração é uma interface mais intuitiva, com comandos por voz e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. O SYNC vem ainda com tela de oito polegadas sensível ao toque, GPS integrado e sistema que liga automaticamente para o número 192 do SAMU em caso de acidente (um celular precisa estar pareado). 

Motor e desempenho

O Focus Hatch traz motor 1.6 ou 2.0 flex. A Titanium testada conta com o propulsor maior, que rende 178 cv e 22,5 kgfm de torque (etanol) e 175 cv e 21,5 kgfm (gasolina). O câmbio é o automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas.

Esse conjunto entrega bom desempenho, mas seria ainda melhor com uma transmissão manual ou uma automática convencional. O Powershift retarda as respostas em algumas situações. Muitas vezes é melhor fazer as trocas manualmente nas borboletas atrás do volante. O funcionamento do sistema é mais perceptível nas arrancadas e em reduções.

Veja também a opinião de donos de Focus Hatch

A suspensão tem um acerto macio que filtra bem o piso, não incomodando mesmo em ruas de paralelepípedo ou com asfalto muito irregular. Destaque para os freios a disco nas quatro rodas e para a suspensão traseira também independente, uma raridade entre os concorrentes. Isso garante mais segurança e mais conforto a bordo. A direção elétrica também oferece respostas diretas e bom raio de giro para manobras.

Consumo

Segundo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o Focus Hatch avaliado roda 6,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são respectivamente 9,7 km/l e 13 km/l. Já na prática, rodando em congestionamentos a maior parte do tempo, o modelo fez 4,6 km/l com etanol em uso urbano.

Acabamento e espaço interno

Importado da Argentina, o Focus sofreu sua última alteração visual em 2015. De lá para cá, ganhou apenas novos equipamentos. Não que isso seja ruim. O hatch ainda exibe desenho atual e seu interior traz um estilo moderno e jovial. Pena que haja apenas plástico mesmo na versão mais cara. A Titanium merecia um acabamento mais caprichado.

Com 4,36 m de comprimento e 2,64 m de distância entre-eixos, o espaço no banco traseiro é generoso e acomoda bem três adultos. O porta-malas, de 316 litros, é suficiente para a bagagem de uma família e está acima de alguns rivais no segmento.

Confira todas as versões e preços do Focus Hatch

Equipamentos de série

A Titanium (R$ 104.900) vem equipada com rodas de liga leve aro 17”, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, aviso de pressão baixa dos pneus, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, teto solar, partida por botão, sensor de estacionamento traseiro, ajuste de altura e profundidade do volante, regulagem lombar no banco do motorista, ar- condicionado digital dual zone, volante e bancos revestidos de couro, trio elétrico, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme, isofix, câmera de ré, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade e SYNC 3 com Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz, GPS e controles no volante.

O pacote Plus, que cobra R$ 6.000 a mais, acrescenta sensor de estacionamento dianteiro, Assistente de Frenagem Autônomo, faróis bixenônio adaptativos, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento automático (vagas paralelas e perpendiculares).

Pós-venda

Com três anos de garantia, o Focus Hatch cobra R$ 1.632 pelas três primeiras revisões periódicas. A primeira de um ano ou 10 mil km sai por R$ 384. A segunda de dois anos ou 20.000 km custa R$ 640. Já a terceira de três anos ou 30.000 km sai por R$ 608.

Vale lembrar que, em função dos problemas reportados por clientes em relação ao câmbio Powershift, a empresa estendeu a garantia do componente para 10 anos, mas apenas para quem adquiriu o hatch modelo 2014.

No geral, o Focus é um carro focado (perdoem o trocadilho) para o conforto. Ele entrega um conjunto equilibrado, com desempenho satisfatório – especialmente se você roda a maior parte do tempo na cidade – e interior espaçoso. O acabamento poderia receber mais atenção na escolha dos materiais, mas nada que prejudique a escolha pelo hatch.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.