entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Grand Santa Fe é Hyundai tamanho família

Mais barato que o irmão menor de sete lugares, Grand Santa Fe conquista pela dirigibilidade e espaço interno

18/03/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Falar em carro de sete lugares é remeter a grandes vans sem muito apelo visual, com foco total na família. Algumas exceções fogem à regra, como é o caso da Fiat Freemont, Dodge Journey, Land Rover Discovery, uma das versões do Santa Fe e o Grand Santa Fe, que custa R$ 200.990 e foi lançado em 2014 para ocupar o lugar do Vera Cruz. 

Além de ser mais barato que o Santa Fe de sete lugares (R$ 215.883) - mas ter, injustamente, diga-se de passagem, menos do dobro do volume de vendas do irmão menor (cerca de 600 unidades em 2015) , o Grand Santa Fe se diferencia do Santa Fe de sete lugares não só por alguns detalhes visuais, mas pelo maior espaço na cabine em razão na diferença do entre-eixos, além de o compartimento de bagagem ser mais amplo com as três fileiras de bancos em funcionamento. Diferenças colocadas na mesa, é hora de avaliar o grandalhão da Hyundai. 

Leia mais
Conheça a substituta da Chrysler Town & Country
Santa Fe,Trailblazer e Freemont: levando sete
Coração de mãe: os carros de sete lugares

 
E ele é grande mesmo. São 4,91 m de comprimento, 1,88 m de largura e e 2,80 de entre-eixos. Ao volante, no entanto, estas dimensões avantajadas são pouco sentidas. Mérito da direção elétrica, que tem três ajustes de peso (conforto, normal e esportiva) e diâmetro de giro curto (11,3 m) que, junto da câmera de ré, facilita a vida de quem está no trânsito e conduz com maestria os 1.830 quilos do utilitário. Paciência, neste caso, só para achar uma grande vaga para acomodar o veículo.  

V6 anda bem, mas bebe

O motor é o mesmo do irmão menor, um V6 de 3,3 litros de 270 cv de potência, assim como a transmissão automática de seis velocidades. Com torque de 32,4 kgfm a 5.300 giros, ele responde bem às investidas no acelerador, assim como o câmbio automático de seis velocidades, que poderia contar com borboletas atrás do volante para situações como ultrapassagem ou subida de ladeira, por exemplo. O bom desempenho do conjunto mecânico, no entanto, vai na contra-mão do consumo; o computador de bordo do Grand Santa Fe marcou consumo instantâneo de 17,2 km/100 l, ou seja, pouco menos de 6 km/l. A tração é 4X4 sob demanda, que repassa até 50% da força para a parte traseira. 

Para grandes famílias

Falar em sete lugares é contar cinco adultos mais duas crianças. Para ter acesso à terceira fileira de bancos, o Grand Santa Fe dispõe de duas alças na parte de trás do encosto. Com as três fileiras colocadas à prova, o porta-malas do Grand Santa Fe é de 383 litros. Já com duas filas, o compartimento fica com generosos 1.159 litros. A forma mais fácil de colocar os banquinhos de trás em funcionamento é puxando-as pelo bagageiro. A boa notícia é que quem vai atrás tem direito à regulagem do ar-condicicionado. Além disso, o veículo conta com suspensão traseira independente, que garante mais conforto para os passageiros do utilitário de quase 1,70 m de altura. 

Entre os itens de série, vale destacar como diferenciais o aquecimento da primeira e segunda fileira de bancos, teto solar penorâmico, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, ar-condicionado digital (quem está na terceira fileira pode controlar a velocidade do ventilador e a temperatura), airbag frontal, lateral e de cortina, rodas de liga leve de 19 polegadas, câmera de ré, bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico, sensor de chuva e crepuscular, retorvisor externo com inclinação do espelho ao engatar a ré, controle de estabilidade e de tração, piloto automático e revestimento de couro dos assentos. Faltou só a cereja do bolo: tela para assistir desenho e sossegar as crianças nos bancos traseiros.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.