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Lançamento: Jeep Compass 2017

Inspirado no Grand Cherokee, utilitário médio protagonizará briga boa com sulcoreanos e alemães

28/09/2016 - Anelisa Lopes, de Recife (PE) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Do modelo antigo, importado dos Estados Unidos, só restou o nome. Agora brasileiro, mais precisamente pernambucano e baseado na plataforma do Jeep Renegade e da Fiat Toro, o Compass passa a ser o segundo utilitário da Jeep fabricado no Brasil. A linha 2017 do utilitário médio chega às lojas na primeira semana de novembro em cinco versões, que partem de R$ 99.990 e chegam a R$ 149.990.

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Apesar de algumas versões a diesel do Renegade baterem em preço com as flex do Compass, o novo modelo foi desenvolvido para atingir um público com perfil diferenciado, que prioriza a condução urbana à fora de estrada. Inspirado no Grand Cherokee - enquanto o irmão menor bebeu da fonte do Wrangler -, o Compass terá opção de motor 2.0 flex de 166 cv e 2.0 a diesel de 170 cv de potência, sendo o primeiro associado a uma transmissão automática de seis marchas, enquanto o segundo trabalha em conjunto com uma de nove velocidades e oferece tração 4x4. 

Desde a versão de entrada, o Compass conta com airbag duplo, freios ABS, direção elétrica, controle de estabilidade e de tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático, assistente de partida em rampa, farois de neblina, sistema de navegação GPS, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 17 polegadas, multimídia com bluetooth e entrada USB. Opcionalmente, pode receber freio adaptativo, que controla a velocidade do carro em relação ao que está à frente, monitoramento de mudança de faixa e estacionamento automático.

Nas medidas, o Compass possui 4,41 m de comprimento, 1,81 m de largura com os retrovisores rebatidos, 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 410 litros de bagagem. A exemplo do Renegade, o Compass possui interior caprichado, com painel com revestimento emborrachado e alguns detalhes em couro. Mas, mesmo na versão topo de linha, quando se sentar na traseira, o passageiro vai se deparar com a parte interna plástica das portas, o que não condiz com a preocupação na escolha de material como na dianteira, solução recorrente para baratear o veículo.

E como anda o Compass?

A avaliação do lançamento foi com a versão topo de linha Trailhawk a diesel, já que haverá uma apresentação posterior da opção bicombustível (pelo fato de ele trazer um novo motor, pode ser que não tenha ficado pronto a tempo para o lançamento do modelo).

O comportamento do veículo em trecho rodoviário agradou. O motor a diesel trabalha em harmonia com o câmbio automático de nove marchas e, pelo fato de ter um entre-eixos mais longo que o Renegade, seu comportamento dinâmico é mais bem acertado. Se desejar mais agilidade, há possibilidade de troca de marcha por meio de borboletas atrás do volante, mas vale lembrar que a força máxima de 35,7 kgfm de torque já aparece a 1.750 giros, o que facilita as saídas. Neste contato inicial, no entanto, dois pontos que merecem atenção: direção leve demais em velocidade mais alta e invasão de ruído de vento na cabine acima de 100 km/h, o que pode ser explicado pelas grandes caixas de roda. 

Na fábrica, em Goiana, foi possível percorrer um trecho de pedra, construído para avaliações fora de estrada. Os obstáculos têm um nível de didficuldade controlada, portanto, com todo gerenciamento eletrônico oferecido por esta versão, o modelo não teve dificuldade para vencer as barreiras, lembrando que nos diesel, o 4x4 conta com o apoio da marcha reduzida, que tira o veículo da baixa aderência em primeira marcha. Além do modo automático, que gerencia o torque em até 50% na dianteira e 50% na traseira, há também neve (para terrenos com grama molhada ou paralelepípedo, por exemplo), areia e lama. O Trailhawk ainda dispõe do modo pedra. 

Vai vender? - Sim. A Jeep calcula que entre 2.000 e 2.500 unidades do Compass serão comercializadas mensalmente, com maior procura para as Longitude flex e diesel. A ofensiva de preços é competitiva - ainda mais em um ambiente em que as concorrentes para os Compass com motor bicombustível (Kia Sportage, Mitsubishi ASX e Hyundai iX35) já reclamam uma atualização e as rivais de origem alemã (BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Audi Q3) para as opções a diesel partem de valores mais elevados. Resta saber se a Jeep manterá os preços ou se, a exemplo de Renegade e Fiat Toro, sofrerá altas consecutivas num curto espaço de tempo.

Confira os preços da linha Jeep Compass 2017:
- Sport 2.o flex: R$ 99.990
- Longitude 2.0 flex: R$ 106.990
- Opening Edition 2.0 flex (limitada a 500 unidades): R$ 109.990
- Limited 2.0 flex: R$ 124.990
- Longitude 2.0 diesel: R$ 132.990
- Trailhawk 2.0 diesel: R$ 149.990

Viagem a convite da Jeep 

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