entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mercedes CLA 200 prova que é mais que um sedã de entrada

Versão intermediária Vision do sedã mais barato da marca mostra porque ainda é digno da estrela de três pontas

28/10/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

É difícil colocar “de entrada” e “custa R$ 183.900” na mesma frase, mas essa é a missão do Mercedes-Benz CLA 200, o sedã mais acessível da marca. Na versão Vision, o carro agrega um visual mais esportivo com alguns itens extras de série e mostra que ainda é digno do (enorme) emblema que carrega na grade.

Leia mais:
Guia: tire suas dúvidas sobre transferência de veículos
Veja como vai ficar a primeira picape da Mercedes
Lançamento: Mercedes-Benz Classe E 2017
Mercedes começa a fabricar o GLA no Brasil
Lançamento: Mercedes-Benz CLA 2017

Ficha técnica e equipamentos de série

As medidas do CLA entregam sua vocação “compacta”. São 4,64 m de comprimento 2,03 m de largura (com os retrovisores), 1,43 m de largura e 2,69 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros e o carro pesa 1.430 kg. O motor do CLA 200 Vision é exatamente o mesmo da versão de entrada 200 Urban: 1.6 turbo flex gerando 156 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Os números valem tanto para etanol quanto para gasolina. A única opção de câmbio é o automático de dupla embreagem com sete velocidades. Com esse conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 230 km/h.

Os principais equipamentos de série da versão Vision são sistema start/stop, piloto automático, teto solar elétrico, tela central multimídia de 8” com conectividade via Bluetooth e USB além de espelhamento da tela do celular apenas pelo aplicativo Apple CarPlay, partida por botão, sensores de chuva e crepuscular, rodas de 18”, sete airbags, bancos estilo esportivo com acabamento de couro e regulagens elétricas, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa

Impressões

Não fosse a cabine um pouco menor e tão característica das variantes do Classe A, o CLA poderia passar facilmente pelo Classe C. Claro que alguns plásticos mais rígidos são vistos nas porções mais inferiores do painel e das portas, mas nada que destoque do acabamento típico da marca alemã. Até mesmo a tela multimídia nada discreta no topo do painel é similar. Em visual, o teto arqueado com a traseira curta remete mais aos antigos cupês CLS do que ao menor sedã da marca. O espaço traseiro acomoda até dois adultos.

Guiando, a impressão é de se estar dirigindo um Mercedes típico, com muito silêncio a bordo e conforto. A suspensão é um pouco mais firme, passando solavancos das imperfeições do solo ao motorista e passageiros. Os pneus de perfil baixo (225/40) não ajudam nesse sentido. Mas ajudam na agilidade das respostas do volante, fazendo com que o CLA pareça mais leve do que realmente é.

Falando em agilidade, o motor é 1.6, mas imita muito bem propulsores maiores. Há pouca demora nas respostas do acelerador e as trocas de marcha são feitas de maneira rápida. Quanto ao motor flex, como a entrega de potência e torque é a mesma de quando o carro rodava apenas com gasolina, não houve mudança de desempenho.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.