02/07/2013 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros
O representante da Chevrolet é de Gravataí (RS) e custa R$ 35.390 em sua versão LT 1.0. O adversário da Hyundai vem de Piracicaba (SP) por R$ 38.995 na configuração Comfort Plus 1.0. As dimensões dos combatentes são semelhantes, com vantagem para o Prisma nos 500 litros no bagageiro (450 l no HB20s) e nos 54 litros no tanque de combustível (50 l no HB20S), o que lhe dá mais autonomia na estrada.
Os dois acertaram com dois golpes em um segmento em que a plateia está cada vez mais exigente: visual e oferta de equipamentos. O Prisma é a configuração sedã do Ônix, mas não traz nada do antigo carro de quem herdou o nome de batismo. O HB20S é uma miniatura do Elantra em forma de versão familiar do HB20. Para o Chevrolet, há três pacotes de equipamentos, cujos valores são R$ 1.300, R$ 2.200 e R$ 3.500. O Hyundai não tem opcionais.Com o adicional mais caro, o valor do Prisma vai para R$ 38.890 e entrega airbag duplo, freios ABS, sensor de estacionamento traseiro, direção hidraúlica, ar-condicionado, sistema MyLink, travas e vidros dianteiros elétricos. O HB20S não tem sensor de estacionamento, mas rebate com rodas de liga leve de 14 polegadas, farois de neblina e vidros traseiros elétricos.
80 cv, mas com resultados diferentesNão só nas dimensões da carroceria os carros possuem números semelhantes. Abastecido com etanol, a potência dos dois modelos chega a 80 cv, enquanto o torque é de 10,2 mkgf no HB20S e 9,8 mkgf no Prisma. O câmbio é manual de cinco velocidades nos dois casos. Se na tabela estão próximos, nas ruas possuem comportamentos bem diferenciados.
O HB20S é servido por um motor de três cilindros, valente para seu tamanho. O peso pena faz sua força ser perceptível já na primeira saída e não se intimida na ladeira, vencendo-a em terceira marcha. A impressão que se tem é de ser mais potente que a ficha técnica mostra. Aliado a este comportamento, estão o conjunto da suspensão bem ajustado e a direção com respostas diretas. Na estrada, embala com desenvoltura, mas a animação acaba com a instabilidade da carroceria ao ser ultrapassado por um veículo maior, como um caminhão, por exemplo.O quatro cilindros do Prisma não apanha covardemente. Também mostrou disposição quando solicitado, mas grita forte quando o pé pisa mais fundo no acelerador, passando uma sensação de aspereza e gerando ruído na cabine. Nos demais quesitos de dirigibilidade, agradou pela posição para dirigir e pela visibilidade externa.
Escolha de Anelisa Lopes - Prisma e HB20S são sedãs compactos que agradam pelo visual, oferta de equipamentos e que deixam no passado rótulo de carro 1.0 ultrapassado e sem equipamentos. A construção dos dois modelos é moderna, mas o HB20S agrada mais pela escolha de materiais da cabine e pela suavidade da condução. Se a ideia for passar a menor percepção possível de que o motorista está a bordo de um modelo popular, sendo servido por itens como farois de neblina do HB20S ou sistema de entretenimento sensível ao toque do Prisma, o Hyundai foi o que mostrou melhor desenvoltura neste embate pelo acabamento e desempenho.Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro