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Renault Logan x Ford Ka+: duelo ponto a ponto

Recém-lançado, o moderno Ford Ka+ 1.0 encara uma disputa acirrada com o veterano Renault Logan

26/02/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

A Ford movimentou o mercado brasileiro com o lançamento do Ka+ no final do ano passado. Ocupando a vaga de sedã de entrada no lugar do Fiesta RoCam, ele é vendido com opções de motor 1.0 e 1.5, com preços entre R$ 40.790 e R$ 49.390. A versão SEL 1.0 - que era a mais cara com essa motorização - saiu do catálogo.

Neste comparativo, o Ka+ encara o veterano Renault Logan, encontrado com motor 1.0 ou 1.6 e preços entre R$ 36.300 e R$ 54.800 – com a vantagem de ser oferecido com câmbio automatizado, indisponível no rival da Ford.

Logan vence no custo/benefício

iCarros avaliou a versão básica do Ka+ 1.0, a SE, que sai por R$ 40.790 e vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, volante com ajuste de altura, travas e vidros dianteiros elétricos (com fechamento por um toque para o motorista), chave canivete, rodas de aço aro 14, desembaçador do vidro traseiro e um som mais simples com USB e Bluetooth. Nessa configuração, ele traz ainda o My Ford Dock, um porta-objeto no topo do console central que possui a altura da tampa ajustável para usar como porta-celular – ideal para quem utiliza o GPS do celular.

A SE Plus 1.0, de R$ 42.890, acrescenta vidros traseiros com acionamento elétrico e sistema multimídia SYNC com comandos no volante. Não há, porém, tela sensível ao toque nem retrovisores elétricos em nenhuma versão, nem com motor 1.5. 

Já o Logan avaliado é o Expression, versão mais cara com motor 1.0 que custa R$ 41.580. Ele vem de fábrica com os mesmo itens do Ka+ básico, como ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos e som com USB e Bluetooth. As diferenças estão na direção, que é hidráulica, e nas rodas, de aro 15. Além disso, ele acrescenta alarme, comandos de áudio em uma alavanca atrás do volante, banco do motorista com ajuste de altura e computador de bordo com informações de consumo, itens não oferecidos no Ka+ de entrada.

Como opcional, o Logan Expression pode ser equipado com o kit Techno Pack (R$ 1.500), que acrescenta central multimídia Media Nav com tela sensível ao toque e GPS e sensor de estacionamento traseiro. Aqui, também ficam faltando os retrovisores elétricos.

Ambos os modelos possuem três anos de garantia, com revisões a preço fixo. No Ford, o gasto com as revisões até os 60 mil quilômetros soma R$ 3.776, sendo que a primeira é aos 5.000 km e custa R$ 244. Já no Renault são R$ 2.731 até os 60 mil quilômetros, com a primeira aos 10.000 km custando R$ 221. A tabela completa está disponível nos sites da Ford e da Renault.

Em geral, o Logan é mais vantajoso para o bolso. Ele possui manutenção mais em conta e traz alguns equipamentos a mais por um preço apenas R$ 790 mais caro em relação ao Ka+ SE.

Ka traz motor mais moderno

Ambos os sedãs são equipados com motor 1.0 flex nas versões avaliadas. O Ka+ rende 80 cv de potência com gasolina e 85 cv com etanol. O torque é de 10,2 kgfm a 3.500 rpm e 10,7 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente. Seu motor mais moderno se diferencia por ter apenas três cilindros, contra os quatro do Renault. Isso reduz o peso e o consumo, com a vantagem de a Ford ter solucionado de forma eficiente os possíveis problemas gerados por esse tipo de construção, que são maiores níveis de ruído e de vibração. No Ka+, o silêncio dentro da cabine é equivalente ao de concorrentes com motores de quatro cilindros e não há vibrações perceptíveis ao volante.

O Logan, por sua vez, entrega 77 cv e 10,2 kgfm a 4.250 rpm com gasolina e 80 cv e 10,5 kgfm também a 4.250 rpm com etanol. Por esses números, já é possível perceber que o Ka sai na frente em desempenho. Com um motor moderno, ele entrega mais potência com ambos os combustíveis e seu torque máximo está disponível antes do rival quando abastecido com gasolina.  E além de andar mais, ele ainda bebe menos.

Segundo dados do Inmetro, o Ka+ 1.0 12V faz 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, e 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina. O Logan 1.0 16V roda 8,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol, e 11,9 km/l e 13,4 km/l, respectivamente, com gasolina.

Isso não quer dizer que o Logan seja ruim. Ele oferece um desempenho condizente com um sedã 1.0, ou seja, não decepciona, mas também não empolga. Já o Ka é surpreendente e acaba levando esse ponto com certa facilidade.

Em dirigibilidade, fique com o Ka

A direção elétrica do Ford é uma vantagem sobre o rival da marca francesa, que traz direção hidráulica. No Ka, o volante é macio e tem respostas mais diretas, enquanto no Logan ele é pesado e demora mais para atender às manobras feitas pelo condutor.

O câmbio é manual de cinco marchas nos dois modelos, mas esse quesito também dá vitória para o Ford, com curso mais curto e engates mais precisos, embora eles sejam duros. No Logan, ocorre o contrário, os engates são suaves, mas o curso da alavanca mais longo tira um pouco a precisão nas trocas de marcha.

Embora o Ford ofereça melhor dirigibilidade no conjunto, sua suspensão é mais firme que a do rival, reduzindo o conforto na cidade. O Renault é mais agradável de guiar ao encarar as ruas brasileiras. Aliás, conforto é a palavra-chave que define o Logan.

Interior é ponto forte do Logan

Se o Ka levou a maior parte dos pontos até aqui, o Logan dá o troco ao abrir a porta e entrar na cabine. Sua ergonomia é melhor, com os comandos mais à mão – lembre-se dos botões de áudio na alavanca atrás do volante – e melhor posição de guiar graças ao ajuste de altura no banco do motorista.

O acabamento é simples em ambos os sedãs, mas o Renault parece melhor acabado e faz uso de materiais mais agradáveis. Ele também se sai melhor no espaço interno, acomodando melhor três pessoas no banco traseiro. Suas dimensões são: 4,34 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,52 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Menor, o Ka+ mede: 4,25 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,52 m de altura – a única medida igual à do rival – e 2,49 m de entre-eixos. Diante disso, o porta-malas do Ford é menor, como esperado, com capacidade para 445 litros, contra os 510 litros do Logan.

Escolha de Anamaria Rinaldi – Na ponta do lápis, Renault Logan e Ford Ka+ empatam. O primeiro se destaca pela lista de equipamentos e pelo espaço interno, enquanto o segundo vence pelo desempenho e pelo consumo. Cada pessoa terá suas prioridades na hora de escolher um carro. Eu? Eu daria preferência para o Ka+, que garante melhores respostas tanto na cidade quanto na estrada, sem deixar tanto a desejar nos outros aspectos.

 

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